Jean-Clair Todibo | Uma incógnita por desvendar

- Advertisement -

Jean-Clair Todibo chegou ao SL Benfica já em cima fecho do mercado de transferências de verão. O central francês apresentou-se ao trabalho e sofreu uma lesão na primeira semana de treinos. Esta lesão e as sequelas subsequentes fizeram com que o jogador estivesse afastado das opções por um longo período de tempo.

A verdade é que neste momento o nome do jogador já não consta no boletim clínico, mas ainda assim Todibo não foi convocado uma única vez. A que se deveu este afastamento absoluto do jogador?

Segundo Jorge Jesus, o jogador não tem nem condição física nem capacidade tática para jogar na equipa encarnada. O treinador natural da Amadora parece não contar mesmo com o jogador, que, inclusive, já tem guia de marcha. Aliás, só não regressará ao FC Barcelona porque o clube blaugrana não aceitou o fim do empréstimo.

É verdade que Todibo já não jogava desde maio, fazendo com que a sua condição física provavelmente não fosse a melhor. No entanto, o mesmo se passou com Otamendi, mas com uma diferença: o argentino foi imediatamente titular após chegar.

Depois de uma exibição de estreia desastrosa, Jorge Jesus afirmou que Otamendi não estava na melhor condição física e que ainda não estava taticamente enquadrado com a equipa.

Pergunto: qual é a diferença entre Otamendi e Todibo? Muito simples. Um (Otamendi) veio a pedido de Jorge Jesus e o outro (Todibo) não. Vemos diariamente a confiança e insistência do treinador das águias nos jogadores que foram seus pedidos expressos.

Utilizar repetidamente Gilberto em detrimento de Diogo Gonçalves, mesmo com as limitações que o brasileiro tem apresentado, demonstra o quão importante é este requisito para Jorge Jesus.

A posição de defesa central é outro exemplo evidente. Otamendi tem estado a um nível absolutamente penoso. Verthonghen não tem convencido totalmente. Jardel continua a ser muito inconsistente e sofre, repetidamente, dos habituais problemas físicos. Ainda assim, não houve um desejo de preparar física e taticamente Todibo ou mesmo de utilizar Ferro (totalmente encostado, sem grande justificação).

Continuo a achar que Todibo é um central com muita qualidade e um potencial enorme, mas não sendo opção surge outra pergunta: se já era evidente que não teria oportunidades, qual é o sentido de pagar a taxa de empréstimo do jogador?

Talvez a chegada do francês fosse para testar um esquema de três centrais, mas a lesão de André Almeida veio estragar o plano. Talvez fosse necessário outro central, mas então porque é que Todibo e Ferro têm 18 minutos combinados (todos de Ferro)?

Como sempre, as decisões parecem ser tomadas ao sabor do vento. Não existe qualquer tipo e planeamento a médio/longo prazo. Em janeiro virá certamente outro central para a equipa da Luz.

Há coisas que não se percebem.

Gonçalo Batista
Gonçalo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é atualmente aluno da Escola Superior de Comunicação Social, onde persegue o seu sonho de ser jornalista. Descobriu a emoção do desporto quando assistiu, juntamente com o seu pai, ao clássico entre o Glasgow Rangers e o Celtic. A partir desse momento o desporto tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Apaixonado pela prática desportiva, segue o futebol em geral e a NBA religiosamente. Tem dois clubes de coração o Benfica, e o Clube Atlético de Queluz clube da terra, no qual é atleta desde os 6 anos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco revela: «Bernardo Silva queria representar o Barcelona, mas não se enquadrava nos nossos parámetros ecoonómicos»

Deco revelou que Bernardo Silva queria jogar no Barcelona, mas o clube blaugrana não avançou devido a questões económicas.

Imanol Alguacil assume comando técnico do Olympiacos

O Olympiacos anunciou Imanol Alguacil como novo treinador. O técnico espanhol sucede a José Luis Mendilibar no banco do emblema grego.

Luuk de Jong revela: «O FC Porto queria continuar. Foi uma bela aventura, mas aproveitei o tempo para pensar»

Em entrevista aos meios do antigo clube, PSV, Luuk de Jong refletiu sobre a experiência no FC Porto e revelou que saiu por vontade própria.

Nápoles atualiza estado de Scott McTominay após intervenção cardíaca

Scott McTominay foi submetido com sucesso a uma ablação para corrigir uma arritmia e voltará aos treinos em duas semanas.

PUB

Mais Artigos Populares

Jamie Carragher analisa Real Madrid: «Ainda não é uma equipa à imagem de José Mourinho»

Jamie Carragher vê traços de José Mourinho no Real Madrid, mas considera que a equipa ainda não está à imagem do treinador.

Régis Ndo é reforço da AVS SAD

Régis Ndo foi anunciado na AVS SAD. O extremo chega a custo livre do mercado e assina um contrato válido por duas temporadas.

Jonatás Noro deixa o Braga para reforçar o Pafos de Ricardo Sá Pinto

O Braga anunciou a saída de Jonatás Noro. O jovem defesa juntou-se à armada lusa do Pafos, com um contrato válido até 2029.