Azar de quem o apanhe: A história de João Neves no SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

O novo menino-bonito do SL Benfica tem sido uma agradável surpresa desde que lhe foi dada a oportunidade de brilhar na equipa principal dos encarnados. Aos poucos e poucos tem vindo a encantar os benfiquistas não só pela sua qualidade dentro das quatro linhas como também pela sua irreverência fora delas. Mas de onde surgiu uma das novas joias do Seixal?

Nascido e criado em Tavira, começou o seu percurso no futebol na Casa do Benfica de Tavira em 2012 com apenas oito anos de idade. Seguiram-se quatro épocas no centro de Formação e Treino do Benfica em Faro até finalmente chegar ao Seixal em 2016, já com 12 anos.

Jogou em todos os escalões de formação, muitas vezes com a braçadeira de capitão presente, até chegar aos sub-23 aos 17 anos, integrando a equipa que viria a ganhar a UEFA Youth League na temporada passada, mesmo estando lesionado na derradeira final-four.

Depois da grande conquista a nível europeu, já recuperado, mereceu a titularidade na vitória frente ao Peñarol a contar para a Taça Intercontinental Sub-20, onde atuou a tempo inteiro.

Teve uma passagem curta pela equipa B do SL Benfica, tendo até ao momento realizado apenas 11 jogos pela mesma.

A sua estreia pela equipa principal das águias deu-se num sítio que lhe é bem familiar, em Faro, num particular frente ao Sevilha durante a paragem para o mundial a 11 de Dezembro de 2022. Umas semanas depois acabou mesmo por se estrear oficialmente pelos encarnados na deslocação a Braga, que, infelizmente, resultou na primeira derrota oficial das águias na temporada, mas contudo, a partir desse momento tem sido regularmente aposta de Roger Schmidt.

Dez anos após ter tido o primeiro contacto direto com o futebol de formação do Benfica realizou a sua estreia. Dez anos de trabalho, de esforços e de persistência daquele que é apenas um dos milhares de jovens que integram o centro de treinos do Seixal e acabam por conseguir chegar à equipa principal dos encarnados. João Neves é um verdadeiro exemplo do fruto que é produzido e criado pelo Benfica, com o intelecto certo.

Aproveita cada momento em que tem a bola nos pés, e no pouco tempo que joga mostra sempre muito. Muita qualidade, muito potencial, muita segurança, muita confiança, que culmina com a mentalidade vencedora do número 87 do Benfica. É um médio muito controlador, racional, criterioso, ágil e perspicaz, que aproveita todos os centímetros dos 174 que possui, pois, tal como o mesmo profere, o que interessa é a cabeça e aquilo que ela produz.

Para além da qualidade que demonstra dentro de campo, o médio natural de Tavira também se destaca por aquilo que diz fora dele, quando mostra orgulho por representar a camisola que veste e o clube que defende. Quando questionado sobre os possíveis adversários para o sorteio dos quatros de final da Liga dos Campeões, João respondeu da seguinte forma: “Diria que cada adversário terá azar em calhar contra nós porque somos uma equipa que joga um futebol fantástico e é por isso que estamos onde estamos neste momento….”.

Azar de quem o apanhe porque, João Neves, aos 18 anos, está a viver uma autêntica montanha-russa de acontecimentos, e, de momento, ainda está só a subir.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League ataca Ruben Amorim: «É muito embaraçoso para ele»

A gestão de Kobbie Mainoo por Ruben Amorim foi alvo de críticas. Ian Wright considerou que o técnico foi «embaraçoso» neste dossier.

Imprensa espanhola rendida a Marc Bernal: «Nasceu uma estrela»

Com apenas 18 anos, Marc Bernal estreou-se a marcar pelo Barcelona durante a vitória por 3-0 do passado sábado, diante do Maiorca.

Equipa jurídica de Diogo Leite desmente acordo com a Lazio

O diretor desportivo da Lazio falou num acordo com Diogo Leite. Equipa jurídica do central desmentiu um entendimento com os italianos.

Jogador do Real Madrid alvo de críticas: «Está a mostrar um nível muito baixo»

Franco Mastantuono tem sido alvo de críticas pelo rendimento no Real Madrid. Titularidade do extremo questionada em Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Robert Lewandowski recebe proposta choruda da MLS e pode ter treinador português

O Chicago Fire fez uma proposta junto de Robert Lewandowski. Avançado polaco preparado para deixar o Barcelona.

Estrasburgo recusa 45 milhões de euros por ex-Benfica e trava investida de 140 milhões por 3 destaques do plantel

O Estrasburgo está a ser um dos destaques desta época da Ligue 1. Vários nomes como Diego Moreira foram abordados no mercado.

CEO do Al Hilal reflete sobre situação de Cristiano Ronaldo e aplaude renovação de Rúben Neves

Esteve Calzada falou sobre a contratação de Karim Benzema, admitiu não saber os detalhes da situação de Cristiano Ronaldo e aplaudiu a renovação de Rúben Neves.