Azar de quem o apanhe: A história de João Neves no SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

O novo menino-bonito do SL Benfica tem sido uma agradável surpresa desde que lhe foi dada a oportunidade de brilhar na equipa principal dos encarnados. Aos poucos e poucos tem vindo a encantar os benfiquistas não só pela sua qualidade dentro das quatro linhas como também pela sua irreverência fora delas. Mas de onde surgiu uma das novas joias do Seixal?

Nascido e criado em Tavira, começou o seu percurso no futebol na Casa do Benfica de Tavira em 2012 com apenas oito anos de idade. Seguiram-se quatro épocas no centro de Formação e Treino do Benfica em Faro até finalmente chegar ao Seixal em 2016, já com 12 anos.

Jogou em todos os escalões de formação, muitas vezes com a braçadeira de capitão presente, até chegar aos sub-23 aos 17 anos, integrando a equipa que viria a ganhar a UEFA Youth League na temporada passada, mesmo estando lesionado na derradeira final-four.

Depois da grande conquista a nível europeu, já recuperado, mereceu a titularidade na vitória frente ao Peñarol a contar para a Taça Intercontinental Sub-20, onde atuou a tempo inteiro.

Teve uma passagem curta pela equipa B do SL Benfica, tendo até ao momento realizado apenas 11 jogos pela mesma.

A sua estreia pela equipa principal das águias deu-se num sítio que lhe é bem familiar, em Faro, num particular frente ao Sevilha durante a paragem para o mundial a 11 de Dezembro de 2022. Umas semanas depois acabou mesmo por se estrear oficialmente pelos encarnados na deslocação a Braga, que, infelizmente, resultou na primeira derrota oficial das águias na temporada, mas contudo, a partir desse momento tem sido regularmente aposta de Roger Schmidt.

Dez anos após ter tido o primeiro contacto direto com o futebol de formação do Benfica realizou a sua estreia. Dez anos de trabalho, de esforços e de persistência daquele que é apenas um dos milhares de jovens que integram o centro de treinos do Seixal e acabam por conseguir chegar à equipa principal dos encarnados. João Neves é um verdadeiro exemplo do fruto que é produzido e criado pelo Benfica, com o intelecto certo.

Aproveita cada momento em que tem a bola nos pés, e no pouco tempo que joga mostra sempre muito. Muita qualidade, muito potencial, muita segurança, muita confiança, que culmina com a mentalidade vencedora do número 87 do Benfica. É um médio muito controlador, racional, criterioso, ágil e perspicaz, que aproveita todos os centímetros dos 174 que possui, pois, tal como o mesmo profere, o que interessa é a cabeça e aquilo que ela produz.

Para além da qualidade que demonstra dentro de campo, o médio natural de Tavira também se destaca por aquilo que diz fora dele, quando mostra orgulho por representar a camisola que veste e o clube que defende. Quando questionado sobre os possíveis adversários para o sorteio dos quatros de final da Liga dos Campeões, João respondeu da seguinte forma: “Diria que cada adversário terá azar em calhar contra nós porque somos uma equipa que joga um futebol fantástico e é por isso que estamos onde estamos neste momento….”.

Azar de quem o apanhe porque, João Neves, aos 18 anos, está a viver uma autêntica montanha-russa de acontecimentos, e, de momento, ainda está só a subir.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Gonçalo Oliveira com 2 pretendentes na Ligue 1

Gonçalo Oliveira, jogador que representa o Benfica, interessa a Estrasburgo e Lens, emblemas que atuam na Ligue 1.

Paulo Fonseca critica Endrick e elogia Afonso Moreira: «Estamos dependentes de um jogador que evoluía na terceira divisão de Portugal»

Paulo Fonseca deixou elogios a Afonso Moreira. O treinador do Lyon também criticou Endrick, avançado cedido pelo Real Madrid.

Bruno Fernandes rendido a ex-FC Porto: «Tem sido dos melhores no último ano»

Bruno Fernandes falou sobre Casemiro, jogador que é seu colega no Manchester United e que vai abandonar a equipa.

Mohamed Salah deixa mensagem a Andrew Robertson: «Ganhaste tudo e partes como uma lenda»

Mohamed Salah deixou uma mensagem a Andrew Robertson, que anunciou que vai abandonar o Liverpool no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: jovem faz mira a 2026/27 e procura entrar nas ideias de José Mourinho

João Veloso faz parte da equipa do Benfica, mas encontra-se a recuperar de uma lesão no ombro direito desde janeiro.

Tiago Margarido ambicioso para embate com o Benfica: «Mourinho vai querer puxar os galões»

Na antevisão ao Benfica x CD Nacional, Tiago Margarido referiu que os madeirenses vão com a mesma atitude que foram a Alvalade e ao Dragão.

Luís Castro causa dúvida na direção do Grémio

Luís Castro chegou ao Grémio no começo da época, mas as suas prestações não estão a agradar à estrutura dos brasileiros.