Não há como negar, André Almeida é um dos meus jogadores preferidos a alinhar no SL Benfica.

Esta decisão justifica-se pelo crescendo que a sua carreira sofreu com o passar dos anos, desde a formação até chegar ao plantel principal dos encarnados, onde tem sido titular absoluto. Além disso, a época fantástica que realizou no ano passado só intensifica ainda mais a decisão de ser tema de conversa para esta rubrica.

Formado em Lisboa, em vários clubes da capital, deu o salto para a equipa principal do Restelo em 2008. Nesta altura, e nas épocas que se seguiram, confesso que não segui muito o seu trabalho, por ser um jogador jovem e ainda desconhecido do panorama nacional.

Anúncio Publicitário

Em 2011/2012, é contratado pelo SL Benfica, que o emprestou à UD Leiria nessa mesma temporada, onde realizou 12 jogos e marcou apenas um golo. Quando a temporada terminou, regressou para ficar na formação dos encarnados, onde se mantém há nove épocas consecutivas, entre a equipa principal e a B.

A saída de Nélson Semedo fez com que André Almeida se tornasse o lateral direito de referência do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Foi nesta altura que começou a dar os primeiros passos rumo a um percurso maioritariamente realizado no SL Benfica. Nem sempre foi titular, é um facto, mas a saída de Nélson Semedo e a confiança depositada levaram-no a que realizasse a melhor temporada de águias ao peito, em 2017/2018, onde foi utilizado por 40 vezes e apontou dois golos.

Foi decisivo na maior parte das partidas e, sempre que esteve disponível, respondeu à chamada com boas exibições e o lugar assíduo na lateral direita. Apenas por 11 ocasiões, foi substituído por Douglas, por lesão e em jogos menos decisivos.

A escolha de ser um jogador que admiro no plantel benfiquista é, por este motivo, recente e motivada pela qualidade que demonstra e a confiança e o empenho que o levaram a ter um lugar de preponderância no plantel do SL Benfica.

A época 2017/2018 foi apenas a ponta do véu do que se pode esperar de André Almeida no futuro. Neste sentido, a época que aí vem servirá para consolidar o lugar como titular e o talento em campo, não esquecendo a chegada do reforço Ebuehi, que promete disputar o lugar de lateral direito.

Foto de Capa: SL Benfica