Julian Weigl é alemão para “mal aproveitado”

Foram 20 os milhões despendidos pelo SL Benfica para contratar Julian Weigl ao BVB Dortmund, no mercado de inverno de 2020. Foram 21 as presenças de Weigl em partidas pelos encarnados na meia temporada de estreia. Por outras palavras: chegou para ser opção. No entanto, a opção pela utilização de Weigl nunca foi totalmente pacífica – nem diga-se totalmente correspondida.

O médio alemão aterrou em Lisboa atravessavam as águias áureos tempos – mais ou menos, vá -, com o miolo do terreno geralmente entregue a Gabriel e Taarabt. A coisa dava-se. E dava-se bem. Mas chegou Weigl. E chegou por 20 milhões de euros. E chegou da Bundesliga. E chegou do Dortmund. E isso parece ter pesado. Não devia.

Para bem da equipa e do jogador. O entrosamento com os colegas era nulo, o conhecimento do treinador e das suas ideias era inexistente e a integração na nova realidade era embrionária quando Weigl agarrou uma titularidade que – então – não merecia e à qual não podia corresponder. Foi fácil pegar na máquina de fazer rótulos – sempre tão à mão – e aplicar o de “flop” ao internacional alemão.

Não o é. Weigl é um jogador de imensa classe e que equilibra com facilidade uma equipa. Não vai fazer crescer uma equipa que está de rastos – nenhum jogador o faz sozinho; mas quando a equipa está bem, estará sempre melhor com Weigl. Então, ´bora aproveitá-lo, ?

Julian Weigl já vestiu oficialmente o Manto Sagrado 31 vezes; nem todas a titular
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Depende. De Jesus. Depende do que o atual treinador do Benfica, que não foi quem ratificou a contratação do alemão, pretende para o seu meio-campo – se ele mesmo o já souber.

Não obstante a muita qualidade posicional e com bola de Weigl, o porte menos possante que comporta e a pouca capacidade de choque e recuperação da posse da bola que apresenta são passíveis de fazer JJ instigar com insistência a administração encarnada a avançar para a contratação de um médio mais “à medida” – e com as medidas – do treinador português.

Naturalmente, perante a parca utilização do médio, circulam já rumores de que a sua saída em definitivo pode ser o desfecho da relação que estabeleceu há menos de um ano com o clube da Luz. O preço estipulado, dizem, é de 25 milhões de euros. O preço estipulado, digo eu, é curto. A eventual saída, continuo, é um erro.

Weigl ainda pode dar muito ao SL Benfica. Mesmo com JJ. Mesmo com concorrência. Pode convergir em campo com vários jogadores do plantel – Florentino, se e quando regressado, seria talvez o parceiro ideal para formar uma dupla de muita, muita classe, tanto na destruição como na construção.

Embora partilhe a opinião vastamente disseminada de que é premente reforçar o meio-campo encarnado, discordo por completo da ideia de que uma remodelação do miolo tenha de envolver a saída de Julian Weigl.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa explica contratação de José Mourinho: «Foi um privilégio enorme perceber de imediato que o mister Mourinho tinha vontade de treinar o Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

José Mourinho em conferência de imprensa: «Estou aqui para servir e fazer o Benfica ganhar»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

José Mourinho: «Vou viver para o Benfica e para a minha missão»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

Rui Costa: «É uma honra, privilégio e orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.