Kerem “Potter” Akturkoglu: O novo feiticeiro da Luz

- Advertisement -
Benfica

Kerem Akturkoglu chegou esta segunda-feira a Lisboa sem truques de magia, mas promete usá-los nos relvados portugueses.

Tem a alcunha de um dos mais famosos feiticeiros da história da ficcão literária. Kerem Akturkoglu, a mais recente contratação do Benfica para a presente temporada, foi batizado de Harry Potter pelos adeptos do Galatasaray, o seu anterior clube, depois de este ter publicado uma fotografia nas redes sociais a usar óculos, e desde então o nome ficou. A semelhança física com a personagem que a escritora J. K. Rowling imortalizou com o mesmo nome da saga, já correu mundo e o internacional turco faz mesmo questão de celebrar os seus golos como se estivesse a lançar um feitiço com a varinha.

Passavam 18 minutos da meia-noite da última terça-feira, dia do encerramento do mercado de transferências, quando Kerem Akturkoglu foi inscrito na Liga pelos responsáveis do clube lisboeta. O jogador turco de 25 anos assinou o contrato nos últimos minutos do dia de segunda-feira, ainda no aeroporto, e o receio deste negócio não se concretizar era real, mas tudo foi feito em contra relógio e de forma célere. O extremo esquerdo foi contratado ao Galatasaray por 12 milhões de euros e o vínculo com as águias estende-se até 2029. Depois das saídas de David Neres para o Nápoles e de Rafa para o Besiktas, Kerem Akturkoglu é agora o principal candidato a titular na esquerda do ataque da equipa encarnada, que agora vai ser orientada por Bruno Lage.

O novo craque do Benfica é um extremo bastante rápido e habilidoso, e que atua preferencialmente no lado esquerdo do ataque, mas também pode ocupar a posição contrária, e até aparecer em zonas de finalização. Usa preferencialmente o pé direito, mas joga bem com os dois, mostrando muita versatilidade na manobra ofensiva da equipa. Possui também um bom remate de meia distância, o que lhe já valeu alguns golos de belo efeito. No Galatasaray, Kerem Akturkoglu estava inserido num esquema de 4-4-2, curiosamente, o mesmo que Bruno Lage utiliza nas equipas por onde passa, e foi com essa tática que o treinador português fez do Benfica campeão nacional na época 2018/2019. Este poderá ser um fator determinante para uma adaptação mais rápida do atleta dentro do sistema de jogo das águias, que ao que tudo indica, vai ser bem diferente do de Roger Schmidt.

A adaptação a Portugal é que poderá levar mais algum tempo, pois esta vai ser a primeira experiência de Kerem Akturkoglu fora do seu país, depois de ter estado no Galatasaray quatro temporadas e o início desta. Durante esse período, marcou 46 golos e fez 33 assistências. Antes, andou pela quarta divisão do campeonato turco, mas os responsáveis do Galatasaray viram nele valor mais que suficiente para pisar palcos maiores. A estreia pela seleção aconteceu num amigável frente ao Azerbaijão em 2021, e no Euro-2024 realizou cinco jogos e marcou um golo. Agora no Benfica, o novo feiticeiro da Luz já prometeu usar o seu expelliarmus (feitiço de desarme) nos seus adversários, e espera dar muitas alegrias aos adeptos encarnados. A magia de Kerem “Potter” já anda no ar e em breve estará pelos relvados portugueses.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Central formado no FC Porto muito perto de se juntar a Bruno Lage no Al Diriyah

Diogo Leite vai deixar o Union Berlin após quatro épocas e assinar pelo Al Diriyah de Bruno Lage.

Inter Milão fecha a contratação de de antigo alvo do Benfica

Anan Khalaili está a caminho do Inter Milão por 28 milhões de euros, proveniente do Union St. Gilloise. Avançado de 21 anos vai assinar um contrato válido até 2031.

Contrato de ‘galáctico’: Aurelién Tchouaméni vai renovar com o Real Madrid até 2031

Aurélien Tchouaméni prepara-se para ser um dos elementos mais bem pagos do plantel do Real Madrid, depois de chagar a acordo para uma renovação até 2031.

FC Porto anuncia treinadores da formação para 2026/27

O FC Porto anunciou José João, Manuel Prata e José Miranda como treinadores dos escalões de formação para a nova época.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu muito perto de garantir contratação de jovem do Atlético de Madrid

O Académico de Viseu garantiu a contratação em definitivo de Alejandro Mestanza junto do Atlético de Madrid.

Internacional italiano fora dos planos de Ruben Amorim: Médio chegou ao AC Milan por 23 milhões de euros

A chegada de Ruben Amorim pode levar à saída de Samuele Ricci. O médio italiano chegou ao AC Milan no verão passado, proveniente do Torino.

Ruben Amorim perto de garantir mais um reforço: Eis os detalhes

Edoardo Zanaga está perto de se tornar reforço do AC Milan de Ruben Amorim. O jovem italiano tem 18 anos e atua no Empoli.