Lage, um treinador que treina

- Advertisement -

Se há algo que se tem notado no atual treinador do SL Benfica desde que assumiu a equipa principal é a importância que este dá aos treinos. Não faltam ocasiões para frisar, no seu discurso, que pensa sempre, não só “jogo a jogo”, mas também, e principalmente, “treino a treino”.

Esta obsessão e relevo que Bruno Lage dá ao treino faz um pouco um contraste com a impressão que se tinha de Rui Vitória, já que este último chegou mesmo a dizer que “gostamos de treinar menos e jogar mais”, quando perguntado se uma semana de descanso ia fazer bem à equipa depois de um sequência de jogos com poucos dias de intervalo entre si.

Mas a evidência quanto à importância das sessões de treino para Lage não é só uma expressão em conferências de imprensa e flash interviews. É notório que o treinador conta com todo o plantel para lutar nas diversas provas e que as escolhas de Lage até cheguem a divergir das escolhas de Rui Vitória, que usava um onze base nas várias competições e tendo os seus “preferidos” na equipa.

Quanto a Lage, a impressão que dá, é diferente. Para além de um jogador que não foi convocado no jogo anterior poder passar a titular no jogo seguinte, a utilização dos atletas é feita de acordo com o jogo que se aproxima e das armas que cada um detém. Ora, por exemplo, se Gedson tinha feito o último jogo a titular há seis partidas, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, contra o Eintracht Frankfurt, este saltou para a titularidade para que a equipa pudesse usufruir das suas capacidades numa mecânica diferente. E tudo isto é trabalhado e observado nos treinos.

Adel Taarabt voltou a jogar pela equipa principal ao fim de quase quatro anos
Fonte: SL Benfica

Lage observa as individualidades dos seus atletas e impulsiona a sua melhoria nas preparações para os jogos, dando-lhes importância prioritária. Além disso, somos bastante capazes de acreditar que a prestação de um jogador nos treinos dita a sua entrada ou saída do onze, ao invés do nome ou prestígio que traz nas costas. E isto leva-nos a falar de um exemplo bastante sonante: Adel Taarabt.

O marroquino era dado como um atleta perdido, excedentário, completamente fora das contas do Benfica, que só dava despesa ao clube enquanto não fosse transferido. A verdade é que Taarabt mostrou serviço e empenho nos treinos da equipa ‘B’, sendo, aos poucos, chamado a treinar com a equipa principal até chegar ao papel de titular, na partida contra o CD Feirense. Uma pequena prova de que Lage olha primeiro para o treino antes de afastar ou de glorificar um jogador. Se um jogador perde o gás no treino, perde o lugar no campo e vice-versa. A Taarabt, juntam-se uma lista de jogadores que com o antigo treinador pareciam estar completamente fora dos planos e que agora fazem parte do núcleo da equipa.

É bom saber que no comando da equipa está um treinador que investe no momento de forma e no esforço e potencial de um jogador, em vez de olhar para as costas da camisola que veste ou para aquilo que ele fez outrora, mas agora não está com vontade ou força para fazer.

Este é um dos aspetos que gosto em Lage, um treinador que treina.

Saudações Benfiquistas!

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Araújo volta a ser a única baixa para Roberto Martínez no treino de Portugal

Portugal realizou mais um treino de preparação para o encontro com o Uzbequistão. Tomás Araújo falhou a sessão pelo terceiro dia consecutivo.

Francisco Conceição e as declarações de André Villas-Boas sobre a ida dos jogadores da Seleção Nacional à praia: «É a opinião dele, não me...

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

Francisco Conceição reage a rumores sobre Sérgio Conceição na Seleção Nacional: «Temos o máximo respeito pelo míster que está aqui»

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

André Villas-Boas comenta o arranque de Portugal no Mundial: «É altura de irem menos à praia e mais à sala de reuniões»

Em entrevista ao O Jogo, TSF e JN, André Villas-Boas abordou as idas da Seleção Nacional à praia e a gestão de minutos de Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição e a influência de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional: «Nós não temos essa obrigação de lhe passar a bola»

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

Colega de Issa Doumbia no Venezia ruma à Premier League por 5 milhões de euros

O Brighton assegurou a contratação de Michael Svoboda por 5 milhões de euros. Defesa-central deixa assim o Venezia, onde jogou com Issa Doumbia.

Real Madrid: Fede Valverde fica e assume braçadeira de capitão

O Diario AS avança que, apesar de os rumores sobre uma potencial saída, Fede Valverde será o capitão do Real Madrid de José Mourinho.