Lateral direito: André Almeida, Salvio e mais alguém?

- Advertisement -

André Almeida tem sido o verdadeiro “bombeiro” de serviço do plantel nos últimos anos. Jogadores versáteis como ele há poucos no mundo do futebol, capazes de desempenhar várias tarefas em campo e cumprir sempre dentro dos possíveis. Mas é exatamente por saber cumprir várias funções em campo e não se especializar numa só que perde a capacidade evolutiva que um jogador com potencial deveria ter.

Também faz parte do lote sobreviventes que conquistou o inédito tetracampeonato. Jogando do lado direito, lado esquerdo ou até mesmo no meio campo, a verdade é que o treinador tem sempre confiança para lançá-lo em campo.

A posição que mais tem desempenhado é a de lateral direito. Poucos são aqueles que conseguem tirar-lhe o lugar. Desde a saída de Maxi Pereira que André Almeida agarrou a titularidade e nunca mais o Benfica se preocupou em arranjar um novo lateral. Aliás, temos o exemplo de Nelson Semedo, solução que foi encontrada dentro do clube e não fora.

Este ano o clube contratou Ebuehi, jovem lateral nigeriano proveniente do ADO Den Haag. Na esperança de render a longo prazo, tanto a nível desportivo como a nível financeiro, Rui Vitoria foi testando o jovem lateral várias vezes esta época. Facto esse de o clube não ter estado demasiado preocupado, à procura de mais um lateral.

Já se sabia de antemão que André Almeida poderia perder o lugar a médio/longo prazo. O português pode desempenhar os mínimos e bem. Mas não é suficiente para quando o nível de exigência sobe. Falamos inclusive da liga dos campeões. Sem dúvida um bom lateral direito, mas a equipa precisa de um excelente.

André Almeida sempre muito discreto em todos os jogos
Fonte: SL Benfica

Quando comparamos o valor do lado esquerdo da defesa com Grimaldo e lembramo-nos de André Almeida, podemos bem perceber a diferença exorbitante que existe entre a qualidade de ambos os lados. E uma equipa como a do Benfica tem de ter excelência em campo de ambas as partes.

Ebuehi tinha potencial suficiente para lutar pela titularidade e mais tarde assumir o lugar sem discussão alguma. Tudo já estava a ser planeado da melhor forma, porém o jovem nigeriano sofre uma grave lesão que o impedirá de se apresentar nos relvados durante os próximos seis meses.

Eis que, com este contratempo sobre o lado direito, recai tudo outra vez sobre Rui Vitoria. Pode haver André Almeida que está sempre pronto a ajudar, mas é sempre uma limitação para o que a equipa pode ou não fazer a mais.

A recuperação de Ebuehi vai ser de longa duração. Mesmo que volte para jogar esta época, será difícil apresentar-se ao melhor nível.

A maior questão que se levanta agora é saber se o Benfica está disposto a esperar seis meses por Ebuehi, aguentar-se com André Almeida e chamar um jovem da equipa B ou até mesmo fazer descer Sálvio para a posição de lateral direito, ou irá o clube novamente ao mercado à procura de um lateral direito, mesmo que seja por empréstimo?

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Batalha a 3 pela lateral direita do Sporting: o plano dos leões

O Sporting deverá ter na próxima temporada três jogadores que possam atuar na posição de lateral direito dentro do seu plantel.

Há novidades importantes em relação ao futuro de João Cancelo

João Cancelo está emprestado pelo Al Hilal ao Barcelona, mas os catalães ainda não definiram se vão contratar o lateral em definitivo.

Gondomar vai regressar à Segunda Liga e vendeu 80% da sua SAD

O Gondomar é um dos emblemas confirmados na próxima edição da Segunda Liga e confirmou a venda de 80% da sua SAD.

Sporting: já se trabalha no mercado e há 3 posições que devem ser reforçadas

O Sporting já se encontra a trabalhar no mercado e procura três reforços para poderem integrar o plantel na próxima época.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Margarido: «Defrontar José Mourinho era um dos meus objetivos»

Tiago Margarido fez um balanço da sua carreira como treinador e do trabalho à frente do CD Nacional. O técnico revelou que um dos objetivos da sua carreira era defrontar o seu ídolo, José Mourinho.

Será desta? Antoine Griezmann de saída do Atlético Madrid e a caminho da MLS

Antoine Griezmann está de saída do Atlético Madrid. O avançado internacional francês está em vias de ser reforço dos Orlando City.

Cassiano Klein após Benfica ganhar ao Sporting: «Um jogo magnífico, um jogo incrível»

Cassiano Klein reagiu ao encontro entre o Benfica e o Sporting, que se realizou na noite desta segunda-feira. A partida terminou com um X-X.