Lateral direito: André Almeida, Salvio e mais alguém?

- Advertisement -

André Almeida tem sido o verdadeiro “bombeiro” de serviço do plantel nos últimos anos. Jogadores versáteis como ele há poucos no mundo do futebol, capazes de desempenhar várias tarefas em campo e cumprir sempre dentro dos possíveis. Mas é exatamente por saber cumprir várias funções em campo e não se especializar numa só que perde a capacidade evolutiva que um jogador com potencial deveria ter.

Também faz parte do lote sobreviventes que conquistou o inédito tetracampeonato. Jogando do lado direito, lado esquerdo ou até mesmo no meio campo, a verdade é que o treinador tem sempre confiança para lançá-lo em campo.

A posição que mais tem desempenhado é a de lateral direito. Poucos são aqueles que conseguem tirar-lhe o lugar. Desde a saída de Maxi Pereira que André Almeida agarrou a titularidade e nunca mais o Benfica se preocupou em arranjar um novo lateral. Aliás, temos o exemplo de Nelson Semedo, solução que foi encontrada dentro do clube e não fora.

Este ano o clube contratou Ebuehi, jovem lateral nigeriano proveniente do ADO Den Haag. Na esperança de render a longo prazo, tanto a nível desportivo como a nível financeiro, Rui Vitoria foi testando o jovem lateral várias vezes esta época. Facto esse de o clube não ter estado demasiado preocupado, à procura de mais um lateral.

Já se sabia de antemão que André Almeida poderia perder o lugar a médio/longo prazo. O português pode desempenhar os mínimos e bem. Mas não é suficiente para quando o nível de exigência sobe. Falamos inclusive da liga dos campeões. Sem dúvida um bom lateral direito, mas a equipa precisa de um excelente.

André Almeida sempre muito discreto em todos os jogos
Fonte: SL Benfica

Quando comparamos o valor do lado esquerdo da defesa com Grimaldo e lembramo-nos de André Almeida, podemos bem perceber a diferença exorbitante que existe entre a qualidade de ambos os lados. E uma equipa como a do Benfica tem de ter excelência em campo de ambas as partes.

Ebuehi tinha potencial suficiente para lutar pela titularidade e mais tarde assumir o lugar sem discussão alguma. Tudo já estava a ser planeado da melhor forma, porém o jovem nigeriano sofre uma grave lesão que o impedirá de se apresentar nos relvados durante os próximos seis meses.

Eis que, com este contratempo sobre o lado direito, recai tudo outra vez sobre Rui Vitoria. Pode haver André Almeida que está sempre pronto a ajudar, mas é sempre uma limitação para o que a equipa pode ou não fazer a mais.

A recuperação de Ebuehi vai ser de longa duração. Mesmo que volte para jogar esta época, será difícil apresentar-se ao melhor nível.

A maior questão que se levanta agora é saber se o Benfica está disposto a esperar seis meses por Ebuehi, aguentar-se com André Almeida e chamar um jovem da equipa B ou até mesmo fazer descer Sálvio para a posição de lateral direito, ou irá o clube novamente ao mercado à procura de um lateral direito, mesmo que seja por empréstimo?

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vice-presidente do Sporting garante que o novo emblema respeita os Estatutos dos Leões

O vice-presidente e administrador da SAD do Sporting, André Bernardo, explicou as razões por detrás da nova identidade visual dos leões.

Ana Dias regressa a Portugal para representar o Sporting

A internacional portuguesa Ana Dias, de 28 anos, regressou ao futebol nacional para reforçar a equipa feminina do Sporting.

Ainda te lembras de Chaguinha? Protagonizou movimento surpresa no futsal

Chaguinha foi apontado a vários destinos nas últimas semanas, mas vai manter-se ao serviço do Inter JP Financial.

Nuno Santos é para ficar: jogador vai ter um novo papel no Sporting

Nuno Santos vai ficar no Sporting na próxima temporada, ainda que na última época tenha estado de fora por vários meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: defesa das águias ganha forma (mas mudanças ainda não terminaram)

A defesa do Benfica está a ganhar forma, com Gabriel Índio a estar perto de ser confirmado como reforço das águias.

Alverca atento a Espanha: médio ofensivo do Villarreal a chegar

O Alverca deve confirmar em breve a contratação de Toni Tamarit, jogador que tem contrato com o Villarreal, emblema da La Liga.

Ajax tentou levar pérola do Sporting: eis a razão para que o jogador tenha ficado em Alvalade

Martim Ribeiro recebeu uma proposta para assinar pelo Ajax, mas o seu futuro deve passar pela continuidade no Sporting.