Lech Poznan x SL Benfica | Os 4 jogos contra polacos na UEFA

    4.

    Ruch Chorzow 0-0 SL Benfica

    26 de Setembro de 1996

    Taça das Taças 1996-97, Primeira eliminatória

    ONZES INICIAIS:

    Piort Lech; Pieniazek, Fornalak, Wawrzyczek e Basczynski; Arkadiusz Bak e Gesior; Mizia, Mosór e Rowicki; Srutwa.

    Preud’Homme; Pedro Henriques, Hélder, Bermúdez e Marinho; Tahar El-Khalej e Jamir; Valdo e Panduru; João Vieira Pinto e Donizete.

    Era assim que o Programa de Jogo apresentava o conjunto forasteiro, antes da primeira mão: «Da equipa polaca, muito jovem e com alguma habilidade, que hoje se apresentará no nosso Estádio pelas 21h30, fazem parte os internacionais Gesior e Dabrowski. O técnico Jerzy Wynorek, que foi figura grada do clube nos anos setenta, tem uma equipa onde o setor mais forte é o defensivo, com um guardião muito experiente (mais de 155 jogos de campeonatos) e que dá pelo nome de Kolodziejczyk.

    No meio-campo, a “despesa” é feita por Gersior – o estratego – e Mosor e, no ataque, conta com Miroslaw Bak (já alinhou no Athinaikos, da Grécia), avançado experiente e que costuma fazer dupla com Mariusz Srutwa.

    Uma formação que irá apresentar-se no nosso Estádio, após ter eliminado na pré-eliminatória o Liansntffraid, do País de Gales, com quem empatou a um golo e venceu por 5-0.»

    Não sem antes terminar com premonição curiosa, «No seu estádio, que comporta 40 mil pessoas, deverá querer rectificar, daqui a quinze, com certeza, o desfecho de hoje…»*

    Como se previa, a evidente diferença de qualidade individual permitiu ao Benfica gerir esforços e avançar para uma caminhada em que encontraria o Lokomotiv de Moscovo (4-2) e a Fiorentina de Rui Costa e Batistuta (1-2).

    O Ruch Chorzow é, por estes dias, também concorrente na Segunda Liga Polaca. O seu maior feito de sempre é uma final da Intertoto perdida em 1998, frente ao Bolonha.

    *FONTE: https://www.ebay.co.uk/itm/Rare-programme-SL-Benfica-vs-Ruch-Chorzow-96-97-UEFA-Cup-Winners-Cup-/293562326410

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.