A caminho do Estádio da Luz – RB Leipzig empata FC Bayern de Munique

- Advertisement -

O Sport Lisboa e Benfica estreia-se na UEFA Champions League 2019-20 com a recepção ao actual líder do campeonato alemão – RB Leipzig. Após três vitórias manteve a liderança da Bundesliga ao alcançar um empate a uma bola no passado sábado frente ao FC Bayern de Munique no Red Bull Arena.

Nestes primeiros jogos do campeonato alemão a equipa de Julian Nagelsmann tem variado entre o 3-5-2 e o 4-4-2, tendo mesmo utilizado os dois sistemas neste jogo frente ao campeão alemão.

Na baliza actuou um dos alvos do SL Benfica no último Mercado de Transferências – Péter Gulácsi.

À frente deste 3 homens  – Mukiele, Konaté e o capitão Órban.

Na ala direita actuou o Klostermann e na ala esquerda o Halstenberg.

Na base do meio-campo jogou o austríaco Konrad Laimer apoiado pelos mais criativos Forsberg e Marcel Sabitzer.

O ataque ficou entregue ao gigante dinamarquês Poulsen e claro está ao craque da equipa Timo Werner.

O jogo começou mal para o RB Leipzig com um golo de Lewandowski logo no terceiro minuto.

Toda a primeira-parte foi muito inofensiva e desinspirada por parte dos homens de Nagelsmann que praticamente só criaram perigo no penalti que beneficiaram já no último minuto do primeiro tempo. Com o sistema de 3 centrais a não funcionar a equipa da casa regressou do intervalo com uma substituição e alteração táctica.

A saída de Klostermann para a entrada do médio Diego Demme, permitiu uma aproximação de um 4-4-2 mais clássico com o jovem Mukiele a assumir a lateral direita. Neste novo sistema o Leipzig transfigurou-se e disputou verdadeiramente o jogo com o FC Bayern de Munique nos segundos 45 minutos. O reforço do meio-campo permitiu que a equipa conseguisse pressionar mais alto, ganhar a bola em zonas mais ofensivas e causar maiores desequilíbrios na defensiva Bávara.

O sistema de três centrais do Leipzig é aconselhável num embate com uma equipa que se apresente com dois pontas de lança – como é o caso do SL Benfica – de forma a criar vantagem numérica naquela zona do terreno.

Timo Werner é a estrela da equipa mas o forte do conjunto alemão é o seu jogo colectivo 
Fonte: RB Leipzig

Contudo, o futebol e as dinâmicas da equipa de Bruno Lage não giram em torno dos dois avançados mas sim nos desequilíbrios que os extremos e médios podem causar pelo centro do terreno no espaço entre o meio-campo e a grande área adversária. Daí me parecer mais limitativo à qualidade do SL Benfica um reforço no meio-campo do que um reforço no centro da defesa.

O 3-5-2 do RB Leipzig terá as suas vantagens mas irá permitir à equipa de Bruno Lage superiorizar-se no meio-campo e libertar a criatividade tanto de Pizzi como de Rafa. Já o 4-4-2 poderá trazer um diferente equilíbrio ao meio-campo, menos espaço para os criativos da Luz e ainda uma capacidade de pressão a qual este SL Benfica ainda me parece demasiado verde para suster.

Já foi avançada a possibilidade de o Sport Lisboa e Benfica abdicar da dupla ofensiva jogando com o criativo marroquino nas costas no avançado. Esta opção aparenta ser a mais indicada para este jogo de Liga dos Campeões. Não só inutilizaria o sistema de 3 centriais alemão como ainda traria maior capacidade à equipa de lidar com o alternativa 4-4-2.

O RB Leipzig é uma equipa de qualidade mas a formar ainda uma identidade. Composta por vários jogadores fortes e também por vários jogadores rápidos. É capaz de de lançar ataques rápidos em cada momento e tem uma boa organização para pressionar alto eficazmente. O ás da equipa é sem dúvida o alemão Timo Werner mas o forte do conjunto alemão é o seu jogo colectivo principalmente sem bola.

 

Foto de Capa: RB Leipzig

Revisto por: Jorge Neves

Daniel Oliveira
Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.