Líder com todo o mérito

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Dos maiores defeitos, unanimemente identificáveis, que sempre observei de perto – e que, confesso, cheguei mesmo a experimentar –, é a dificuldade do indivíduo em reconhecer o mérito de outrem. É muito português, aliás, pois isto dos hábitos enraíza-se e generaliza-se, amplificar as lacunas de quem, por qualquer ou todas as razões, ocupa certo lugar por nós ambicionado. Tudo está bem, perfeito até, quando nos posicionamos num plano hierarquicamente superior, seja de carácter prático ou teórico, em relação ao próximo; por essa razão, mantemo-nos por perto, declaramos condescendência, camuflando convicções secretas de superioridade moral em gestos e palavras de solidariedade e, nalguns casos, actos inconsequentes de aparente amizade.

Pelo contrário, o sucesso alheio, fruto do mérito – e basta, para tal, estarmos no sítio certo –, incomoda profundamente, é desvalorizado, levando inevitavelmente à maledicência e ao afastamento, quase sempre gradual, e por fim completo e irreversível; ninguém gosta de ver os seus defeitos (ou insucessos) espelhados nas virtudes (ou sucessos) dos outros.

Assim acontece também no futebol. A paixão pelo nosso clube, a missão oficiosamente que nos cabe na defesa da sua honra, levamo-nos a compreendê-lo como parte de nós. As suas virtudes são as nossas virtudes; tal como sucede com os seus méritos e sucessos. Porém, esta forma resulta igualmente no plano inverso, aquando da derrota.

O direito ao sucesso conquista-se. E este grupo merece-o Fonte: SL Benfica
O direito ao sucesso conquista-se. E este grupo merece-o
Fonte: SL Benfica

O Benfica é líder do campeonato desde a 5.ª jornada. Venceu a Supertaça; está na final da Taça de Portugal; e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Seria fastidioso enumerar, novamente, os obstáculos, os previsíveis e todos os outros, com que esta equipa se deparou ao longo desta temporada – basta recordar, a título de exemplo, que Jonas, o melhor jogador (e goleador) em Portugal, já esteve ausente, neste período, devido a lesão, de 25 jogos do Benfica. É preciso muito mérito, muita qualidade, e, sobretudo, grandes doses de dedicação e de trabalho para se cumprir tal percurso.

Os adversários continuam, todavia, a assumir o papel do invejoso; aquele que se recusa a admitir as virtudes alheias e os defeitos próprios – por alguma razão, pese as dificuldades, alguns momentos menos bons, ninguém tenha ainda conseguido ultrapassar este Benfica; também por isso, as lacunas de FC Porto e Sporting, ao invés de corrigidas, se foram arrastando e acentuando, afastando ambas as equipas, na maioria dos casos, da luta pela vitória na prova em curso.

FC Porto e Sporting utilizam uma estratégia comum, dirigida a todos os seus adeptos. A mensagem parte dos presidentes, passa pelos gabinetes de comunicação e é difundida por órgãos próprios, através das plataformas disponíveis, reforçando-se através da repetição populista e demagógica da ideia junto das massas: o Benfica é líder sem mérito; por favores concedidos; e havendo justiça seriamos nós (aquele que no momento o afirme) a ocupar aquela posição. Esta opção, poluidora constante do nosso futebol, provou, uma vez mais, ao longo dos últimos meses, ser altamente contraproducente. Na necessidade de compor o argumento, de sobrepor a ficção à realidade, deixa-se fugir o foco daquilo que verdadeiramente importa. Existe sempre quem prefira discutir com as pedras do caminho; ao invés de trilhar as alternativas.

É por isso que a um mês do encerramento da época, é o Benfica que lidera a Liga portuguesa, dependendo apenas e só de si para conquistar o tetracampeonato. É por isso que, mesmo jogando mal – tal como o FC Porto joga –, é o Benfica que vence mais vezes nos dias “não”; e com apenas quatro jogos por disputar (e não três, ao contrário dos rivais), é o principal candidato a ganhar aquilo que resta.

Foto de Capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

GP Azerbaijão: Vitória suada de George Russell em Baku

George Russell venceu este domingo o Grande Prémio do Azerbaijão, reduzindo ligeiramente a diferença na liderança do campeonato de pilotos.

Colômbia bate Itália e conquista o terceiro lugar no Mundial Feminino Sub-20

A Colômbia derrotou a Itália no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares do Mundial Feminino Sub-20. A partida resolveu-se nos penáltis.

Liverpool anuncia regresso de diretor-desportivo: Julian Ward está novamente ao serviço dos reds

Liverpool anunciou o regresso de Julian Ward para o cargo de diretor-desportivo. O inglês esteve no cargo durante a temporada 2022/23.

Sporting atento: Espanha sofre baixa de última hora

Eric García sofreu uma lesão durante o aquecimento da partida entre a Espanha e a Inglaterra. O jogador ficou fora da ficha de jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Charles De Ketelaere revela contactos com o PSG: «No final, eles optaram pelo Ferran Torres»

Charles De Ketelaere revelou que esteve em negociações com o PSG durante o último mercado de transferências. No entanto, o clube francês acabou por optar por Ferran Torres.

Arranque em falso: Portugal Sub-20 derrotado pela Polónia

Portugal Sub-20 foi derrotado pelo congénere da Polónia por três bolas a uma, em jogo da primeira jornada da Liga de Elite.

Famalicão sofre derrota diante do AVS SAD em jogo-treino

O Famalicão foi derrotado na manhã deste sábado, frente ao AVS SAD, do segundo escalão, por 1-0, num jogo de preparação.