Lucas Veríssimo | A evolução do pilar da Luz

- Advertisement -

No plantel encarnado, tem havido vários jogadores em evidência, mas hoje destacamos Lucas Veríssimo. O central brasileiro tem estado em grande evidência na defensiva do SL Benfica e tem sido peça-chave para os bons resultados das águias.

As águias estão a fazer um arranque de época sensacional e, embora tenham sofrido mais do que deviam para levar de vencido o CD Tondela, registam apenas vitórias nesta temporada, com exceção do jogo da segunda mão da eliminatória para a Liga dos Campeões, frente ao PSV Eindhoven.

Voltando ao foco deste artigo: Lucas Veríssimo chegou a Lisboa em janeiro deste mesmo ano, disputou ainda a segunda metade da época passada, mas a paragem de verão parece ter feito bem ao brasileiro. É hoje um jogador mais completo e um central bem mais seguro do que aquele que era há uns meses atrás.

Talvez tenha sido o período de habituação a uma nova equipa, a um novo país, a um novo campeonato; talvez tenha sido um crescimento pessoal do jogador; ou talvez tenha sido apenas um período de paragem e de descanso que Lucas não tinha há um ano e meio – mas a verdade é que é hoje um jogador mais completo.

Lucas Veríssimo tem estado em destaque neste arranque de temporada
Lucas Veríssimo tem estado em destaque neste arranque de temporada
Fonte: Carlos Siva/ Bola na Rede

Lucas Veríssimo chegou proveniente dos brasileiros do Santos FC, a troco de 6,5 milhões de euros. Não é uma jovem promessa, até porque já tem 26 anos, mas que tem muito para dar e melhorar, disso ninguém duvida, até porque o jogador tem demonstrado isso mesmo.

Veríssimo tem sido utilizado como central mais à direita num esquema tático de três defesas, sendo que os laterais têm como função jogar pela ala toda. Com Otamendi e Vertonghen/Morato como parceiros da defesa, com Lucas Veríssimo em campo, o SL Benfica sofreu apenas dois golos em sete jogos disputados nesta temporada .

O defesa central canarinho apresentou ainda uma grande evolução em sair a jogar com bola controlada sendo que é, com toda a certeza, o melhor tecnicamente entre os centrais encarnados.

A técnica aliada às visão de jogo e qualidade de passe são caraterísticas muito abonatórias num defesa central, quando este tem a capacidade de sair a jogar ao invés de “despejar” bola na frente, tal como acontece com Veríssimo.

O zagueiro está a ter um arranque de temporada fantástico e tem ainda muito para dar, sobretudo se continuar a crescer como tem acontecido. Jorge Jesus, o mestre da tática, deverá ter muitas “culpas” no cartório!

Na temporada conta já com dois golos e uma assistência em sete jogos de vermelho e branco, sendo que registou estes mesmos números em apenas três jogos, algo que não é nada normal para um defesa central e que deixa água na boca dos adeptos encarnados.

Artigo revisto por Andreia Custódio

 

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.