Lucas Veríssimo | O central de Jorge Jesus?

- Advertisement -

Lucas Veríssimo tem sido um dos (muitos) defesas centrais apontados ao SL Benfica (Koch, Cabrera, Veríssimo, Leo Pereira etc). O defesa brasileiro de 25 anos fez um Brasileirão de muita qualidade, tendo sido o titular do centro da defesa do Santos FC, ao lado de Gustavo Henrique.

Veríssimo é um jogador muito forte fisicamente. Com 1.88m de altura e 77 quilos, torna-se difícil ultrapassar o jogador em força. A nível defensivo destaca-se pelo bom posicionamento, boa marcação e capacidade de desarme. Registou 2.2 interceções por jogo e 1.9 desarmes. Foi ultrapassado em drible apenas 0.5 vezes por jogo e realizou 4.5 alívios. Vence 62% dos duelos que disputa. Veríssimo não é um jogador nada impetuoso. Mantém-se sempre calmo e tem uma boa tomada de decisão. O espelho disso mesmo foram as zero expulsões que teve no último Campeonato Brasileiro.

O central brasileiro é um jogador bastante mais composto e concentrado do que, por exemplo, Robin Koch. Lucas Veríssimo cometeu apenas um erro que levou a um remate (no último Brasileirão), face aos quatro erros do alemão que originaram golos.

Apesar da sua elevada estatura, o camisola 28 do Santos FC tem alguma qualidade técnica com a bola nos pés. Diversos são os lances onde podemos observar o jogador a ultrapassar, com habilidade, avançados bem mais rápidos e a progredir no terreno. No capítulo da construção de jogo, apesar de ter bons números (completa 87% dos passes totais), ainda peca muito nos passes longos (completa apenas 44%) e tem alguma dificuldade em encontrar colegas em boas posições. É obvio que tem uma grande margem de progressão, mas para já está muito longe de ser um bom “central com bola”.

O jogo aéreo é uma das grandes armas do jogador. Defensivamente é muito competente, ganhando 68% dos duelos disputados no ar. Ofensivamente é sempre uma referência a ter em conta. Marcou três golos em 2019.

Então Lucas Veríssimo é o central ideal para este SL Benfica? Depende. Veríssimo seria um excelente substituto para Rúben Dias, caso o internacional português abandone a Luz. São dois jogadores com algumas semelhanças físicas e técnicas. Seria um substituto competente!

No entanto, acho difícil que o brasileiro possa figurar ao lado do internacional português. Veríssimo é um central que usa preferencialmente o pé direito, o que pode causar muitas dificuldades na construção de jogo. Para esta posição o SL Benfica necessita de um central com maior qualidade na construção de jogo e preferencialmente canhoto. Neste sentido Koch ou Leo Pereira podiam ser opções mais viáveis, tendo até em conta a experiência europeia do alemão.

Outra questão será o valor necessário para contratar Veríssimo ao “Peixe”. O valor, segundo o que vai sendo noticiado na imprensa portuguesa e brasileira, deverá rondar os 10 milhões de euros. Esta quantia parece-me muitíssima inflacionada, tendo em conta a situação pós-confinamento que o mundo do futebol atravessa e a falta de experiência europeia do jogador.

O Southampton FC deverá pagar cerca de 12 milhões de euros por Mohammed Salisu, uma das grandes promessas do centro da defesa na Europa. Não estará o trabalho de scouting dos clubes portugueses e do SL Benfica em concreto a ficar muito atrasado?

Gonçalo Batista
Gonçalo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é atualmente aluno da Escola Superior de Comunicação Social, onde persegue o seu sonho de ser jornalista. Descobriu a emoção do desporto quando assistiu, juntamente com o seu pai, ao clássico entre o Glasgow Rangers e o Celtic. A partir desse momento o desporto tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Apaixonado pela prática desportiva, segue o futebol em geral e a NBA religiosamente. Tem dois clubes de coração o Benfica, e o Clube Atlético de Queluz clube da terra, no qual é atleta desde os 6 anos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Tralhão responde ao Bola na Rede: «É o dilema de uma equipa que gosta de dominar o jogo e sabe que a qualquer...

Luís Tralhão analisou a vitória do Torreense sobre o Fafe. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Luís Tralhão confessa sonho na chegada ao Jamor: «O ano passado estava na final da Taça Feminina e acompanhei a equipa a ganhar a...

Luis Tralhão fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal.

Mário Ferreira agradece aos adeptos do Fafe e destaca trajeto na Taça de Portugal: «Algo que o clube e a cidade nunca vão esquecer»

Mário Ferreira fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal.

Filipe Cardoso não esconde frustração e não esquece percurso do Fafe na Taça de Portugal: «Orgulho enorme na caminhada, eliminámos 3 equipas da Primeira...

Filipe Cardoso fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal e terminou com apuramento do Torreense.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o golo de Stopira que sentenciou o apuramento do Torreense para a final da Taça de Portugal

Stopira fechou a vitória do Torrrense sobre o Fafe por 2-0. Encontro decidiu o último finalista da Taça de Portugal.

Eis a data da final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Torreense

Já está definida a final da Taça de Portugal, que será jogada a 24 de maio. Sporting e o Torreense têm duelo marcado no Estádio do Jamor.

Há novidades importantes sobre João Palhinha: português pode ficar na Premier League

João Palhinha pode manter-se no Tottenham, já que o emblema de Londres está satisfeito com o seu rendimento.