📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O adeus europeu é o fracasso de Lage (até agora)

- Advertisement -

Foi a despedida do sonho europeu do Benfica. Os encarnados caíram aos pés do Eintracht Frankfurt, na Alemanha, no que considero o maior fracasso de Bruno Lage até ao momento, como treinador da equipa principal do Benfica.

Parece um pouco extremista pensar desta forma, admito, e até podem discordar tendo em conta que o Frankfurt não é uma equipa qualquer, já que tem estado a fazer uma época incrível, na qual ocupa um extraordinário quarto lugar na Bundesliga e esteve até ao embate com o Benfica, no Estádio da Luz, sem perder nenhum jogo no percurso na Liga Europa. Deste modo se percebe que, à semelhança de Ajax, esta equipa joga como gente grande.

Porque considero o maior fracasso de Bruno Lage até então, mesmo depois da eliminação da Taça de Portugal?

Penso que houve falta de ambição, em primeiro lugar. Não digo que a equipa e os jogadores não quisessem ganhar, quero deixar isto bem claro. Mas sinto que a abordagem ao jogo foi pouco ambiciosa. Só depois de deixar de estar na frente da eliminatória é que a equipa recebeu ordens de ataque e fez um jogo para disputar o resultado. Até então, tinha ficado a ver o desenrolar do jogo, na expetativa de que servissem os serviços mínimos.

Por outro lado, Lage não aprendeu com os erros cometidos na segunda mão da Taça de Portugal. Enfrentou o jogo com o resultado da primeira mão em mente e isso é meio caminho andado para fracassar. Tal como aconteceu em Alvalade, na Alemanha os encarnados jogaram com o 4-2 na Luz, em vez de puxarem logo pelo golo fora e facilitar a passagem às meias finais.

Até pareceu que o apuramento nem era assim tão importante – dada a prioridade à Primeira Liga e a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões. Bruno Lage tirou o melhor elemento em campo, Samaris, e deixou Fejsa que claramente estava fora de ritmo na partida; colocou Salvio, que não jogava há quatro meses, numa partida que pedia rotação elevada para conquistar o apuramento. As poupanças são necessárias, mas pareceu limitar o alcance europeu que esta equipa parecia conseguir.

Depois da eliminação da Liga Europa, resta ao Benfica vencer a Primeira Liga
Fonte: SL Benfica

A junção da aparente falta de ambição, má leitura e abordagem da partida, falha nas substituições e a não aprendizagem com os erros que custaram uma final do Jamor, fazem, para mim, este ser o falhanço da turma de Lage que mais custa a engolir. A final era possível de alcançar, tal como a conquista do troféu.

Sendo assim, agora apenas resta a Primeira Liga, esperando que a Reconquista salve a época, apesar de que a minha confiança no treinador não cairá mesmo que isso aconteça com o campeonato. Se bem que se este último cair, a margem de erro ficará muito limitada.

Se Bruno Lage aprender com estes desaires – quer seja a eliminação na Taça da Liga quando ainda era recém treinador na equipa principal, quer seja a eliminação da Taça de Portugal ou da Liga Europa quando trouxe vantagem da primeira mão – acredito que, com uma época preparada, na sua totalidade, por ele, com um plantel feito à sua escolha e com a mente virada para as diversas competições, um futuro risonho fica à espreita para o Benfica. Só espero não estar enganado.

Agora é Reconquistar o que é nosso.

Foto de Capa: SL Benfica

 

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai estudar dossier com atenção a partir de janeiro

O Barcelona conta com Marcus Rashford emprestado pelo Manchester United, sendo que tem em suas mãos uma cláusula de compra de 35 milhões de euros.

António Silva multado depois das palavras após Benfica x Casa Pia

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirmou que António Silva foi multado em 510 euros.

Real Madrid prepara mudanças no seu plantel e observa defesa central do Rennes

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Jérémy Jacquet, defesa central que pertence aos quadros do Rennes.

Vitória SC x Benfica: Presidente do Vitória SC castigado com suspensão de 75 dias e multa

Suspensão de 75 dias e multa de 8568 euros para António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, após jogo com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami paga 15 milhões de euros para manter Rodrigo De Paul

O Inter Miami ativou a cláusula para contratar Rodrigo De Paul a título definitivo. Atlético Madrid receberá 15 milhões de euros.

Moreirense x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Moreirense para a Primeira Liga. Jogo será transmitido em canal aberto na TVI.

Arne Slot revela: «Vou conversar com Salah esta manhã»

Treinador Arne Slot vai falar com Mohamed Salah durante a manhã desta sexta-feira. Liverpool vive tempos de conflito.