O ano do SL Benfica em revista: Penta falhado, adeus do capitão, crise e contestação

- Advertisement -

Em janeiro, o Benfica disputou cinco jornadas da Liga Portuguesa 2017/2018. O primeiro de todos eles foi o derby contra o Sporting CP para a 16ª Jornada, que terminou num empate a um golo. Seguiram-se três vitórias seguidas: Moreirense FC (2-0), SC Braga (3-1), GD Chaves (3-0) e um empate com o CF ‘Os Belenenses’ (1-1). No final do primeiro mês de 2018, os encarnados ocupavam a terceira posição, com 47 pontos, e contavam com a concorrência aguerrida dos dois primeiros classificados, Porto (52) e Sporting (50), na luta pelo título de campeão nacional.

O segundo mês do ano, fevereiro, contou com mais quatro jornadas da Liga e com um pleno de vitórias contra o Rio Ave FC (5-1), Portimonense SC (3-1), Boavista FC (4-0) e FC Paços de Ferreira (3-1). A terceira posição da tabela manteve-se, com os encarnados a igualarem o Sporting com 59 pontos, deixando a liderança para o Porto, com 64.

Chegamos a março, com mais quatro jogos para a Liga e mais um pleno de vitórias: CS Marítimo (5-0, 25ª Jornada), CD Aves (2-0, 26ª Jornada), CD Feirense (2-0, 27ª Jornada) e Vitória SC (2-0, 28ª Jornada). Estes resultados permitiram ultrapassar o Sporting e, no final da 28ª Jornada, o Porto, e alcançar a primeira posição, com 71 pontos, mais um ponto que os dragões.

O mês de abril foi decisivo para as aspirações dos encarnados de chegar ao inédito pentacampeonato. Ao triunfo frente ao Vitória FC (2-1) na 29ª Jornada, seguiu-se o jogo do “tudo ou nada” com o Porto, na Luz, que terminou com a vitória dos dragões (1-0) e, por consequência, com o sonho encarnado perto de se desmoronar. Para complicar ainda mais as contas, depois da vitória frente ao GD Estoril-Praia (2-1) na 31ª Jornada, o Benfica perdeu com o CD Tondela (3-2) na Luz e aí deitou por terra, de forma oficial, a conquista do campeonato que se antevinha histórico.

Em maio, aconteceram as últimas duas jornadas da edição 2017/2018 da Liga. Depois de falhar oficialmente a conquista do campeonato, os encarnados empataram com o Sporting (0-0) e venceram o Moreirense (1-0). Com 81 pontos e menos sete que o campeão Porto, o Benfica terminou a Liga no segundo lugar, com a promessa de que voltaria melhor na temporada seguinte e com apenas um objetivo em mente: a “Reconquista”.

Com o fim de mais uma época desportiva, chegaram as tão merecidas férias e a abertura do mercado de transferências. Neste mês, os encarnados oficializaram o regresso de Yuri Ribeiro, que estava no Rio Ave, e as contratações de Vlachodimos, vindo do Panathinaikos, Ebuehi, do Ado Den Haag, Conti, do Colón, Chiquinho, da Académica OAF, e João Amaral, do Vitória de Setúbal.

Em maio, chegou a contratação, que, até ao momento, se está a revelar como a mais sonante do defeso: o guarda-redes Odysseas Vlachodimos
Fonte: SL Benfica

No sexto mês do ano, junho, foram contratados Nicolás Castillo (ex-Pumas), Facundo Ferreyra (ex-Shakhtar Donetsk) e Lema (ex-Belgrano). Em sentido inverso, João Carvalho, em definitivo, e Diogo Gonçalves, por empréstimo, rumaram ao Nottingham Forest; Raúl Jiménez foi emprestado ao Wolverhampton FC, Pêpê Rodrigues ao Vitória de Guimarães e Heriberto Tavares ao Moreirense.

Em julho, Ola John foi vendido em definitivo ao Vitória de Guimarães; João Amaral rumou ao Lech Poznan e Chiquinho ao Moreirense; Alfa Semedo regressou, vindo do Moreirense; Gedson e João Félix foram promovidos à equipa principal e começaram os primeiros amigáveis de pré-época. Nos dois primeiros testes a contar para o Torneio Internacional do Sado, os encarnados derrotaram o Napredak (3-0), empataram com o Vitória de Setúbal (1-1) e, na sequência dos dois resultados, sagraram-se vencedores da competição.

Seguiram-se mais dois amigáveis, com o Swindon Town (vitória por 5-0) e com o Sevilha FC (1-0), antes do início da Internacional Champions Cup. Na competição com alguns dos grandes tubarões europeus registaram-se dois empates com o Borussia Dortmund (2-2) e a Juventus FC (1-1). No desempate por grandes penalidades, os encarnados derrotaram os alemães e perderam contra os italianos.

O mês de agosto marcou o início da época desportiva 2018/2019. Antes disso, logo no primeiro dia, teve lugar o último jogo da pré-temporada, contra o Lyon, a contar para a International Champions Cup e para a décima edição da Eusébio Cup. Derrota por 3-2.

O primeiro jogo da nova e atual temporada foi com o Fenerbahçe SK, na primeira mão da 3ª eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões. O Benfica venceu por um 1-0 na Luz e entrou para a segunda mão mais confortável no acesso à fase seguinte.

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.