O ano do SL Benfica em revista: Penta falhado, adeus do capitão, crise e contestação

    O penúltimo mês do ano, novembro, destacou-se pelo culminar dos protestos contra Rui Vitória. Os resultados obtidos não foram, de todo, animadores: derrota com o Moreirense (3-1), empate com o Ajax (1-1) e, para fechar em beleza, a derrota humilhante com o Bayern (5-1), que atirou os encarnados para fora da competição milionária. Apesar das vitórias obtidas contra o Tondela para a Liga e contra o FC Arouca para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, que marcou o regresso de Krovinovic aos relvados, após lesão, os adeptos continuaram a fazer-se ouvir e a derrota frente ao Bayern colocou um ponto final na sequência de maus resultados e exibições.

    Alguma coisa teve de ser feita e, após várias reuniões entre presidente e treinador para decidir o futuro de Rui Vitória, ficou decidida a continuidade do treinador, contrariamente aos rumores de que, inclusive, Jorge Jesus estava de volta para suceder a Rui Vitória.

    Chegámos ao último mês do ano, dezembro, com perspetivas mais animadoras. A crise aparente gerou um alerta mais consciente e transformou-se numa onda consecutiva de vitórias e exibições mais agradáveis. Neste mês, decorreram sete jogos e sete vitórias: Feirense (4-0, Liga), Paços de Ferreira (2-0, Taça da Liga), Vitória de Setúbal (1-0, Liga), AEK (1-0, Liga dos Campeões), Marítimo (1-0, Liga), CDC Montalegre (1-0, oitavos de final da Taça de Portugal) e a surpreendente e extraordinária goleada frente ao Braga (6-2, Liga).

    Na reta final de 2018, os resultados obtidos e o desempenho de Rui Vitória foram muito contestados e muita tinta correu acerca da sua saída, que (ainda) não aconteceu
    Fonte: SL Benfica

    O mês ficou também marcado pela despedida oficial da Liga dos Campeões e pela entrada direta nos 16 avos de final da Liga Europa, fruto do terceiro lugar obtido no Grupo E. No sorteio realizado no dia 17, ficou a saber-se que o Galatasaray será o próximo adversário nesta fase da competição. Também na Taça de Portugal, o sorteio ditou um Vitória de Guimarães-Benfica para os quartos de final, em que o vencedor defrontará o Feirense ou o Sporting.

    O último jogo deste ano é contra o Aves, no dia 28, a contar para a terceira jornada da Taça da Liga. Com seis pontos somados até ao momento, basta apenas um ponto para o Benfica chegar à tão esperada Final Four, que decorre em janeiro na cidade de Braga.

    Estes foram os momentos que marcaram o ano encarnado de 2018. No próximo ano, os desejos de um novo e melhor ano passam por ultrapassar em definitivo a crise que afetou o clube em vários meses deste ano, reforçar alguns dos setores mais deficitários do plantel, ter o melhor desempenho possível em todas as quatro frentes de ataque e, acima de tudo, resolver o problema em torno de Rui Vitória.

    Em 2019, cá estaremos de novo, para vos trazer a melhor opinião possível sobre tudo o que de melhor e pior acontece no clube. Com esta promessa me despeço e aproveito, também, para desejar a todos os leitores umas boas entradas em 2019 e um ano muito feliz para todos!

    Texto revisto por: Mariana Coelho

    Foto de Capa: SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Catarino
    Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
    Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.