📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O balanço da época em quatro frentes de ataque

- Advertisement -

Depois da pausa de 11 dias para as seleções, regressam as competições nacionais e internacionais. O SL Benfica mantém-se em quatro provas e, até ao fim do ano, realiza nove jogos decisivos em, pelo menos, três competições. Enquanto este período não chega, este interregno serve de balanço para o que foi, até agora, a época dos encarnados.

Até à data de realização deste artigo, o SL Benfica totaliza 21 jogos divididos por quatro competições: dez na Liga, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga, doze vitórias, cinco empates, quatro derrotas, 37 golos marcados e 22 sofridos.

Antes de proceder à análise competição a competição, é importante realçar o momento de crise que tem marcado esta fase da temporada. O futebol praticado não tem sido excecional e o estado de aflição que se vive pode resultar em graves medidas se nada for feito e se as exibições não acompanharem os resultados.

Será que esta realidade irá mudar? É a questão do momento e a resposta será avançada nas próximas semanas.

Liga

Com 10 jornadas decorridas, ainda é cedo para fazer planos a longo prazo. O melhor a fazer é analisar o momento presente, que se resume ao 4º Lugar, atrás de FC Porto, Sporting CP e SC Braga, que estão num bom momento de forma. Os desaires frente ao CF ‘Os Belenenses’ e Moreirense FC são suficientes para justificar esta posição. Ainda assim, as vitórias são em maior número.

Até ao fim do ano, o grande destaque é o confronto com o SC Braga no dia 23 de dezembro. Até lá, os próximos adversários são o Feirense (1/12), Vitória FC (8/12) e CS Marítimo (16/12).

A única coisa que me apraz dizer, para já, é procurar evitar qualquer tipo de desaire. Todos os pontos contam e, no final, fazem a diferença. As derrotas com o CF ‘Os Belenenses’ e Moreirense FC não são para repetir e o mesmo se estende aos confrontos com os grandes. Exige-se muito melhor do que o 4º Lugar e o futebol praticado tem de refletir o espírito de cumprir o objetivo da “Reconquista”.

Liga dos Campeões

É a competição que mais me preocupa! Os encarnados chegaram com mérito à fase de grupos, após afastarem o Fenerbahçe e PAOK na fase de qualificação, mas estão numa posição vulnerável num grupo em que o Bayern é o claro favorito e onde o Ajax está a surpreender, ao aproveitar da melhor forma o momento que os encarnados estão a passar.

O Bayern Munique é o próximo adversário na fase de grupos. O jogo realiza-se dia 27 de novembro na Allianz Arena, em Munique
Fonte: SL Benfica

As últimas jornadas desta fase disputam-se a 27 de novembro com o Bayern e a 12 de dezembro com o AEK. São as últimas oportunidades para o SL Benfica registar bons resultados. Neste momento, depende não só de si, mas também de Bayern e Ajax. É o tudo ou nada e todas as hipóteses estão em aberto: a qualificação para os oitavos de final, a passagem direta para a Liga Europa ou a eliminação direta, se descer ao 4º Lugar.

Taça de Portugal

Depois da vitória convincente frente ao Sertanense FC na 3ª eliminatória, o FC Arouca foi o adversário que se seguiu e os encarnados derrotaram a equipa da Segunda Liga por 2-1, graças aos golos de Jonas e Rafa.

Taça da Liga

O grupo do SL Benfica (A) conta com o Desportivo das Aves, FC Paços de Ferreira e Rio Ave FC. Na primeira jornada, os encarnados bateram os vilacondenses por 2-1 e em dezembro medem forças com os restantes adversários: FC Paços de Ferreira (5/12) e Desportivo das Aves (28/12). Apenas um clube seguirá para a Final Four em Braga. Neste sentido, o SL Benfica entrará em 2019 com a fase de grupos resolvida.

Com um jogo a mais, o Desportivo das Aves segue na liderança com 4 pontos. O Rio Ave FC ainda não pontuou e vê assim as chances de qualificação muito reduzidas. Para as restantes três equipas, está tudo em aberto.

É importante estar atento às surpresas, que acontecem com frequência, e não mostrar fragilidades por ser uma competição em que a relevância é menor. Em 11 edições, o SL Benfica ganhou sete. Este ano, depois de vitórias de Sporting CP e Moreirense FC nas últimas edições, os encarnados partem como favoritos à vitória final. Assim espero que aconteça!

Foto de Capa: SL Benfica

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.