O Benfica aos olhos de Pep

Parece-me consensual, entre os eruditos do futebol, dizer que Pep Guardiola é um génio. O caminho para já traçado pelo catalão é o espelho disso mesmo. Começou nas camadas jovens do Barcelona, orientou o Barcelona B e em 2008 foi promovido à equipa principal da Catalunha. Lá cimentou o seu nome e legado. Venceu três campeonatos e duas Ligas dos Campeões. Após um ano sabático foi para a Alemanha orientar o colosso Bayern. O seu trabalho foi mais o que bom, contudo, insuficiente para os adeptos e dirigentes do clube. Faltou a Champions. Atualmente é treinador do Manchester City e a vida não lhe corre de feição. Ocupa o 3º lugar da Premier League em parceria com o Tottenham e a equipa não está a render o pretendido.

As coisas não podem correr sempre bem. A vida pura e simplesmente não funciona assim, mas Pep, mais do que um treinador, é um amante do futebol. Um astuto observador daquilo que as outras equipas fazem. Isto pode ser igualmente visto como um mecanismo de estudo e aprendizagem, com o objectivo de melhorar o que as suas equipas apresentam em campo e para que estejam mais bem preparadas para os adversários.

Fonte: Pep Guardiola, La Metamorfosis
Os elogios de Guardiola ao Benfica
Fonte: Pep Guardiola, La Metamorfosis

Recentemente, Guardiola mostrou isso mesmo. O treinador lanço um livro, “Pep Guardiola, La Metamorfosis”, escrito por Martí Perarnau. A obra é uma espécie de diálogo travado pelo técnico e pelo autor, onde o treinador fala das águias.

Para Guardiola, o Benfica é uma equipa de garra bem projectada em campo. O catalão tem conhecimento de causa para fazer esta afirmação. Basta para isso relembrar que no ano passado, defrontou os encarnados nos quartos-de-final da Liga dos Campeões numa das eliminatórias mais complicadas para os germânicos.

Mas não se ficou por aqui. Em análise, o mister do City disse: “É a melhor organização defensiva que há na Europa neste momento. Mas não é uma equipa defensiva, pelo contrário. Coloca a linha defensiva muito subida e pressiona sem parar. Não deixa espaço entre linhas, não cabe um cabelo entre as duas linhas mais recuadas” (fonte, Record)

Os elogios valem o que valem. Não conquistam trofeus nem vencem jogos. Na melhor das hipóteses são pequenas vitórias morais e um reconhecimento do bom trabalho que tem sido feito pela estrutura do Benfica e pela qualidade que o plantel, orientado por Rui Vitória, tem apresentado em campo.

Agora, tenho de fazer uma salvaguarda. Zelando pelo rendimento do clube, espero que isto não seja um piscar de olhos a Grimaldo.

João Valente
João Valentehttp://www.bolanarede.pt
João Valente é um apaixonado pela arte do futebol. Nascido e criado durante boa parte do tempo em Lisboa, começou a seguir este desporto com uns tenros quatro anos e, desde então, tem sido um namoro interminável. É benfiquista de gema – mas não um que só vê Benfica à frente! É alguém que sabe ser justo quer o Benfica ganhe ou perca e que está cá para salientar os porquês, na sua opinião, dos resultados. Como adepto de futebol que é não segue só a atualidade do futebol português; faz questão também de acompanhar a par e passo o que de mais importante acontece nos principais campeonatos. A conjugar com o seu interesse pelo futebol, e pela malha, desporto que descobriu porque o seu avô era campeão lá na rua, veio a escrita, forma que encontra de expor os seus pensamentos na esperança de um dia se tornar num grande jornalista de desporto, algo que dificilmente acontecerá mas, tudo bem, ele um dia há-de perceber isso.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Almeida vai partilhar co-liderança da UAE com Juan Ayuso na Vuelta

Tadej Pogacar não vai correr na Vuelta a Espanha. Liderança da UAE vai ser partilhada entre João Almeida e Juan Ayuso.

Os 5 jovens que podem vir a ser aposta na equipa principal do FC Porto

O FC Porto mantém uma linha bem definida na sua política desportiva: conciliar competitividade imediata à aposta em jovens talentos, formados no clube ou contratados com essa intenção.

João Félix completa exames médicos esta segunda-feira no Al Nassr

João Félix vai mesmo ser jogador do Al Nassr. Internacional português realiza esta segunda-feira os exames médicos e depois assina.

Sporting já vai contar com Luis Suárez para a Supertaça de Portugal

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal, dia 31 de julho pelas 20h00. Luis Suárez pode ser opção.

PUB

Mais Artigos Populares

Quantos anos de contrato Ricardo Mangas vai assinar com o Sporting?

Ricardo Mangas está a caminho do Sporting. Lateral-esquerdo assinará contrato válido de quatro temporadas com os leões.

Arábia Saudita leva nega de outro internacional português: 12 milhões em cima da mesa

Samu Costa recusa rumar à Arábia Saudita. Mallorca recebeu proposta de 12 milhões de euros, mas o médio português teve a sua palavra a dizer.

Morato perspetiva duelo com Viktor Gyokeres na Premier League: «Temos de ter preocupação e cuidado com ele»

Morato abordou a chegada de Viktor Gyokeres ao Arsenal e à Premier League. Antigo defesa representa o Nottingham Forest.