O Benfica deve renovar com Otamendi?

- Advertisement -

Com o final da época a aproximar-se, os clubes começam a preparar a constituição dos plantéis para a próxima temporada mesmo que, no caso do Benfica, a situação da classificação final ainda não esteja definida. Nicolás Otamendi, central argentino de 38 anos, cumpre a sexta época na Luz e com o avançar da idade e da carreira, todas as pré-épocas se fala de um possível regresso à Argentina para terminar a carreira.

Otamendi é um jogador de nível internacional que gosta de projetos longos pelos clubes por onde passou a começar naturalmente pela Argentina no Veléz Sarsfield, tendo chegado a Portugal em 2010, para jogar no rival FC Porto.

Após quatro épocas de sucesso na cidade Invicta, teve breves passagens pelo Brasil e Espanha tendo-se fixado no colosso Manchester City onde esteve mais cinco épocas com igual êxito.

Em 2020, o argentino decidiu abraçar um novo desafio na carreira. Regressar a Portugal, agora para jogar no Benfica. No início, houve algumas desconfianças por parte dos adeptos benfiquistas por ter passado pelo rival, mas depressa o defesa central impôs-se com naturalidade e desfez todas as dúvidas que alguém pudesse ter. Durante estes anos, mesmo sendo campeão do mundo de seleções, decidiu permanecer no clube.

Nicolás Otamendi Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

É um dos poucos líderes que os encarnados têm. A sua voz é respeitada no balneário e é um jogador que se cuida bastante a nível físico, por isso ainda mantém o seu rendimento altíssimo apesar da idade.

Otamendi é um defesa central duro mas leal e sempre disposto a dar tudo pelo clube que representa e isto é uma das coisas que faltam ao Benfica atual. A falta de garra e de atitude de alguns jogadores fazem com que a presença do argentino seja ainda mais precisa no clube encarnado.

Com a previsível saída do maior líder do balneário do Benfica, o treinador José Mourinho, é necessário alguém que comande o balneário até à chegada de um novo treinador e que seja um farol, ao longo da época, da equipa. Vai impor mais responsabilidades aos companheiros de equipa, essenciais nos momentos mais difíceis que uma temporada sempre traz.

O internacional argentino é, neste momento, um dos jogadores mais importantes do Benfica atual pelo seu carisma, autoridade, liderança, pela forma de jogar e até a nível psicológico a sua ausência influi na equipa.

Nicolás Otamendi Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A sua falta foi sentida em especial, no caso da visita a Famalicão, onde foi expulso no início da segunda parte, tendo o Benfica consentido o empate depois ter beneficiado de uma vantagem de dois golos.

Mais recentemente, na última jornada, a sua ausência foi notada, no confronto com o Braga onde os encarnados desperdiçaram mais dois pontos, caindo para o terceiro lugar e podendo perder os milhões da “Champions” que o 2.º lugar proporciona.

Por todas estas razões, parece-me crucial que o defesa central permaneça no plantel do Benfica da próxima temporada para que os encarnados possam continuar a ter uma consistência defensiva e uma liderança que o estatuto de Otamendi lhe confere.

 A não ser que decida colocar um ponto final na sua passagem pela Luz para regressar ao seu país natal, parece-me mais uma vez de uma vital importância a permanência do internacional argentino no Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Jesse Derry e o golo: «Não podia ter sonhado com um cenário melhor, este lugar é incrível»

O Sporting venceu o Mónaco por 2-0. Jesse Derry foi um dos autores dos golos e prestou declarações no final do encontro.

Antevisão GP Hungria: Norris conquista a pole no Hungaroring

Lando Norris conseguiu atingir a pole position do Grande Prémio da Hungria, depois de bater Lewis Hamilton, que acabou por ser castigado.

Ténis: está definida a final do Estoril Open

Ficou definida durante este sábado a final do Estoril Open. Luca van Assche vai enfrentar Alexander Blockx no encontro decisivo.

Francesco Farioli: «Foi um bom teste frente a um bom adversário»

O FC Porto venceu/perdeu.. frente ao Aston Villa no jogo de apresentação. Francesco Farioli prestou declarações no final da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Sinal para o futuro? Rui Borges não substituiu 2 jogadores de campo no Sporting 2-0 AS Mónaco

Rui Borges liderou o Sporting a uma vitória contra o AS Mónaco, jogo particular realizado no Estádio de Alvalade.

FC Porto vence Aston Villa no jogo de apresentação aos adeptos

O FC Porto venceu o Aston Villa por 2-1, no jogo de apresentação aos adeptos azuis e brancos. William Gomes e Pepê apontaram os golos dos dragões.

Eric Dier: «Espero voltar a representar o Sporting»

O Sporting defrontou o Mónaco em jogo a contar para o Troféu Cinco Violinos. Eric Dier fez a análise ao encontro.