O Dumbo é mouco porque ninguém fala

- Advertisement -

Glóbulos Vermelhos

“Dumbo” foi a quarta longa-metragem de animação da Disney produzida em 1941. A parábola gira em torno de um elefante renegado e ridicularizado pelas suas orelhas de tamanho exagerado. A certa altura o bicho descobre que pode voar e a coisa acaba por se endireitar. Luís Filipe Vieira é um dumbo de orelhas tão grandes que além de não conseguir voar é surdo. É o nosso presidente, pois claro, aquele que reordenou as fileiras e pôs a carruagem a andar depois de desastrosas passagens pela poltrona maior do Benfica. Quanto a isso estamos de acordo. Quanto ao resto não há nada que bata certo.

Sou um benfiquista doente e incorro muitas vezes em gritos precipitados de revolta para com os jogadores e treinadores que nos representam, porque me custa a entender, em alguns casos, a aparente falta de vontade e atitude demonstrada dentro de campo. Mas, para mim, o grande problema não está aí. Há anos que fazemos opções erradas. O homem percebe mais de pneus do que de futebol. Retirou Rui Costa do cargo de director-desportivo sem ninguém perceber muito bem as razões, chutou treinadores que tiveram muito menos tempo que o actual, faz contratações estranhas, em que depois de adquirir o passe dos jogadores os envia para os Emirados Árabes Unidos, a troco de sabe lá o quê. Roberto foi do Benfica até este ano. Pizzi foi para o Espanhol. Conclusão: não deve pôr dinheiro ao bolso nem nada que se pareça. Além disso, veja-se as contratações. Algumas são boas e transformam-se em dinheiro, é verdade, as restantes são estrelas da equipa b ou correm a América do Sul e a Europa em clubes em que o progresso se vê à distância que vai não acontecer. Portugueses de valor não jogam: Miguel Rosa, André Gomes, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Luís Martins, tantos outros. Já para não falar dos exemplos de jogadores que foram contratados e nunca chegaram a vestir a camisola do glorioso em ocasiões oficiais. Carraça é um dirigente grunho, que desde que estava nas formações apresenta claros sinais de falta de inteligência. E a lista prosseguiria.

Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira...em amena cavaqueira Fonte: Record
Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira…em amena cavaqueira
Fonte: Record

Que Jesus tem o seu ciclo terminado ninguém deve ter muitas dúvidas, os próprios jogadores parecem senti-lo. Mas não acho justo que se aponte o dedo a apenas um culpado, as suas opções tácticas nem sempre são perceptíveis, mas a gestão de Vieira é, mais do que qualquer coisa, algo que deveria levar todos os benfiquistas a reflectir. A lata com que se pronunciou sobre a arbitragem depois do jogo com o Belenenses é um motivo de vergonha para qualquer benfiquista crítico e sério. As transferências duvidosas devem permanecer na escuridão tal como estão todas as ilegalidades que Pinto da Costa faz pela invicta. A diferença é que este criou um monopólio e uma cultura vencedora – Vítor Pereira foi campeão lá – que assegura títulos e jogadores. Fernando não saiu, Jackson…vamos ver por quanto sairá, Ramires foi oferecido e esperemos por Garay. O Dumbo é mouco e recusar-se-á a levantar o rabo do seu lugar. Enquanto se gritar “Jesus para a Rua” e se evitar dizer o que tem que ser dito, o Benfica pode até num ou outro ano ganhar um título, mas não criará uma identidade própria, fixa e determinada que todos os adeptos deviam exigir. É triste, mas é assim.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.