O Dumbo é mouco porque ninguém fala

- Advertisement -

Glóbulos Vermelhos

“Dumbo” foi a quarta longa-metragem de animação da Disney produzida em 1941. A parábola gira em torno de um elefante renegado e ridicularizado pelas suas orelhas de tamanho exagerado. A certa altura o bicho descobre que pode voar e a coisa acaba por se endireitar. Luís Filipe Vieira é um dumbo de orelhas tão grandes que além de não conseguir voar é surdo. É o nosso presidente, pois claro, aquele que reordenou as fileiras e pôs a carruagem a andar depois de desastrosas passagens pela poltrona maior do Benfica. Quanto a isso estamos de acordo. Quanto ao resto não há nada que bata certo.

Sou um benfiquista doente e incorro muitas vezes em gritos precipitados de revolta para com os jogadores e treinadores que nos representam, porque me custa a entender, em alguns casos, a aparente falta de vontade e atitude demonstrada dentro de campo. Mas, para mim, o grande problema não está aí. Há anos que fazemos opções erradas. O homem percebe mais de pneus do que de futebol. Retirou Rui Costa do cargo de director-desportivo sem ninguém perceber muito bem as razões, chutou treinadores que tiveram muito menos tempo que o actual, faz contratações estranhas, em que depois de adquirir o passe dos jogadores os envia para os Emirados Árabes Unidos, a troco de sabe lá o quê. Roberto foi do Benfica até este ano. Pizzi foi para o Espanhol. Conclusão: não deve pôr dinheiro ao bolso nem nada que se pareça. Além disso, veja-se as contratações. Algumas são boas e transformam-se em dinheiro, é verdade, as restantes são estrelas da equipa b ou correm a América do Sul e a Europa em clubes em que o progresso se vê à distância que vai não acontecer. Portugueses de valor não jogam: Miguel Rosa, André Gomes, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Luís Martins, tantos outros. Já para não falar dos exemplos de jogadores que foram contratados e nunca chegaram a vestir a camisola do glorioso em ocasiões oficiais. Carraça é um dirigente grunho, que desde que estava nas formações apresenta claros sinais de falta de inteligência. E a lista prosseguiria.

Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira...em amena cavaqueira Fonte: Record
Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira…em amena cavaqueira
Fonte: Record

Que Jesus tem o seu ciclo terminado ninguém deve ter muitas dúvidas, os próprios jogadores parecem senti-lo. Mas não acho justo que se aponte o dedo a apenas um culpado, as suas opções tácticas nem sempre são perceptíveis, mas a gestão de Vieira é, mais do que qualquer coisa, algo que deveria levar todos os benfiquistas a reflectir. A lata com que se pronunciou sobre a arbitragem depois do jogo com o Belenenses é um motivo de vergonha para qualquer benfiquista crítico e sério. As transferências duvidosas devem permanecer na escuridão tal como estão todas as ilegalidades que Pinto da Costa faz pela invicta. A diferença é que este criou um monopólio e uma cultura vencedora – Vítor Pereira foi campeão lá – que assegura títulos e jogadores. Fernando não saiu, Jackson…vamos ver por quanto sairá, Ramires foi oferecido e esperemos por Garay. O Dumbo é mouco e recusar-se-á a levantar o rabo do seu lugar. Enquanto se gritar “Jesus para a Rua” e se evitar dizer o que tem que ser dito, o Benfica pode até num ou outro ano ganhar um título, mas não criará uma identidade própria, fixa e determinada que todos os adeptos deviam exigir. É triste, mas é assim.

Subscreve!

Artigos Populares

De alvo do Benfica a reforço do Sporting: Eis os detalhes que permitiram aos leões ‘roubar’ Issa Doumbia

O número de opções para o meio-campo do Benfica abrandou as negociações por Issa Doumbia e o Sporting aproveitou para avançar com 20 milhões de euros.

Felix Bacher deixa o Estoril Praia e reforça o Lyon de Paulo Fonseca

O Lyon anunciou a contratação de Felix Bacher. O defesa austríaco deixou o Estoril Praia e assinou um contrato até 2031.

Manutenção de uma receita vencedora, mas com um adversário que também soube brilhar | FC Porto 1-0 Torreense

O FC Porto venceu o Torreense por uma bola a zero e conquistou a Supertaça de Portugal. O jogo realizou-se em Coimbra.

Fotis Ioannidis desativa conta pessoal do Instagram após regressar à titularidade do Sporting

Fotis Ioannidis desativou a conta pessoal do Instagram, depois de ter defrontado o Nottingham Forest em jogo particular.

PUB

Mais Artigos Populares

Vinícius Júnior regressa a Madrid e prepara reunião decisiva com José Mourinho sobre o futuro

Vinícius Júnior está prestes a regressar a Madrid e terá uma reunião com José Mourinho para discutir o seu futuro.

Robert Lewandowski estreia-se a marcar pelo Chicago Fire e Inter Miami empata no regresso de Lionel Messi: Eis os resultados do dia na MLS

O Chicago Fire bateu o Charlotte FC por 2-1 com um bis de Robert Lewandowski e o Inter Miami empatou a duas bolas na receção ao Columbus.

Vítor Pereira candidato a assumir clube saudita vencedor da Champions League Asiática

Vítor Pereira é um dos treinadores candidatos a assumir o comando técnico do Al Ahli, depois de ter deixado o Nottingham Forest.