O Dumbo é mouco porque ninguém fala

- Advertisement -

Glóbulos Vermelhos

“Dumbo” foi a quarta longa-metragem de animação da Disney produzida em 1941. A parábola gira em torno de um elefante renegado e ridicularizado pelas suas orelhas de tamanho exagerado. A certa altura o bicho descobre que pode voar e a coisa acaba por se endireitar. Luís Filipe Vieira é um dumbo de orelhas tão grandes que além de não conseguir voar é surdo. É o nosso presidente, pois claro, aquele que reordenou as fileiras e pôs a carruagem a andar depois de desastrosas passagens pela poltrona maior do Benfica. Quanto a isso estamos de acordo. Quanto ao resto não há nada que bata certo.

Sou um benfiquista doente e incorro muitas vezes em gritos precipitados de revolta para com os jogadores e treinadores que nos representam, porque me custa a entender, em alguns casos, a aparente falta de vontade e atitude demonstrada dentro de campo. Mas, para mim, o grande problema não está aí. Há anos que fazemos opções erradas. O homem percebe mais de pneus do que de futebol. Retirou Rui Costa do cargo de director-desportivo sem ninguém perceber muito bem as razões, chutou treinadores que tiveram muito menos tempo que o actual, faz contratações estranhas, em que depois de adquirir o passe dos jogadores os envia para os Emirados Árabes Unidos, a troco de sabe lá o quê. Roberto foi do Benfica até este ano. Pizzi foi para o Espanhol. Conclusão: não deve pôr dinheiro ao bolso nem nada que se pareça. Além disso, veja-se as contratações. Algumas são boas e transformam-se em dinheiro, é verdade, as restantes são estrelas da equipa b ou correm a América do Sul e a Europa em clubes em que o progresso se vê à distância que vai não acontecer. Portugueses de valor não jogam: Miguel Rosa, André Gomes, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Luís Martins, tantos outros. Já para não falar dos exemplos de jogadores que foram contratados e nunca chegaram a vestir a camisola do glorioso em ocasiões oficiais. Carraça é um dirigente grunho, que desde que estava nas formações apresenta claros sinais de falta de inteligência. E a lista prosseguiria.

Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira...em amena cavaqueira Fonte: Record
Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira…em amena cavaqueira
Fonte: Record

Que Jesus tem o seu ciclo terminado ninguém deve ter muitas dúvidas, os próprios jogadores parecem senti-lo. Mas não acho justo que se aponte o dedo a apenas um culpado, as suas opções tácticas nem sempre são perceptíveis, mas a gestão de Vieira é, mais do que qualquer coisa, algo que deveria levar todos os benfiquistas a reflectir. A lata com que se pronunciou sobre a arbitragem depois do jogo com o Belenenses é um motivo de vergonha para qualquer benfiquista crítico e sério. As transferências duvidosas devem permanecer na escuridão tal como estão todas as ilegalidades que Pinto da Costa faz pela invicta. A diferença é que este criou um monopólio e uma cultura vencedora – Vítor Pereira foi campeão lá – que assegura títulos e jogadores. Fernando não saiu, Jackson…vamos ver por quanto sairá, Ramires foi oferecido e esperemos por Garay. O Dumbo é mouco e recusar-se-á a levantar o rabo do seu lugar. Enquanto se gritar “Jesus para a Rua” e se evitar dizer o que tem que ser dito, o Benfica pode até num ou outro ano ganhar um título, mas não criará uma identidade própria, fixa e determinada que todos os adeptos deviam exigir. É triste, mas é assim.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho questionado sobre peso de resultados menos positivos: «Seguramente que tem peso»

José Mourinho foi questionado sobre o peso de resultados menos positivos do Benfica contra equipa com objetivos inferiores.

José Mourinho e a arbitragem: «Em qualquer jogo vamos sempre para os seis, sete ou oito minutos de desconto. Hoje havia motivos para mais...

José Mourinho reagiu ao empate entre o Benfica e o Tondela, num encontro relativo à 20.ª jornada da Primeira Liga.

Bernardo Fontes e o Tondela x Benfica: «Temos de olhar para o que fizemos hoje e seguir»

Bernardo Fontes analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Cristiano Bacci e o empate: «Um ponto saboroso, mas também poderíamos ganhar»

Cristiano Bacci analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Benfica rejeitou comprar Romário e Ronaldo Fenómeno

Numa entrevista ao podcast Jogouaonde, Carlos Mozer revelou que o Benfica não quis contratar Romário nem Ronaldo Fenómeno no início das suas carreiras.