📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O enigma Talisca

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Nesta época, um dos assuntos de discussão quando o tema é o plantel do Benfica é o brasileiro Talisca. E o brasileiro é a prova de como o futebol é o momento: se há um ano atrás alguém pusesse o mosqueteiro em causa era logo linchado, tal era a qualidade que o brasileiro mostrara no 1.º terço da Liga, com boas perspectivas de um negócio de milhões, a trica Jesus/Mourinho e a inevitável pressa em endeusar qualquer um, no típico imediatismo futeboleiro. E, no Benfica, isto acontece muito. No entanto, hoje, muitos o levariam ao aeroporto e embrulhado num laçarote, quando o tema é a venda, tal é a gritante falta de rendimento do jogador. Falta de rendimento ou de constância do brasileiro. No Benfica é assim: 8 a 80. Ora se defende o indefensável, ora não se tem paciência para aquilo para que se devia ter… E isto vê-se do seguinte modo: tanto Jesus como Vitória tentaram encaixar o jogador no 11. A mando sabe-se lá do quê ou de que ordens. Mas na ânsia de dizer bem, de se ser mais papista que o papa e da demissão de se analisar a equipa, li a incompreensível defesa deste jogador a jogar a 8. Argumento? Pois era só com ele que marcávamos! Sem sequer questionar o porquê da pouca qualidade mostrada… Cá está a defesa do indefensável. E pouca exigência, digo eu…

Quanto a mim, o brasileiro é apenas fruto da típica política de aquisições na Luz: comprar por atacado a ver se cola. Isto sabendo que o brasileiro joga como segundo avançado e que ainda viria Jonas (mais Djuricic). E depois, perante a famosa política de valorização de activos, meteu-se o jogador à força fora de posição, prejudicando a equipa! Ora a 8, ora a 7. Porquê?! Mesmo na era de JJ… Mas até o “cérebro” percebeu a tempo o erro. E Rui Vitória não resistiu, cometendo-o também. A questão é: forçado por quem?

Talisca tarda em impor-se no 11 titular do Benfica; Fonte: #SLBenfica
Talisca tarda em impor-se no 11 titular do Benfica
Fonte: SLBenfica

Acontece que eu sou fã das capacidades de Talisca. É um jogador inteligente, que domina bem o último terço de terreno, sobretudo a zona central. Remata bem e colocado. Passa com acerto e com qualidade a média distância. Sabe dar profundidade ao jogo, mas consegue criar desequilíbrios com os seus dribles. Quando Talisca joga solto no campo é de facto outra loiça. Outro jogador. Em Moreira de Cónegos, para a Taça da Liga, com Jiménez e o brasileiro na frente, a ideia deu frutos, com o ex-Bahia a abrir o livro da sua qualidade e como que a mostrar que é um desperdício andar a pensar em vendas, empréstimos ou metê-lo a 8 ou nas faixas. E note-se que nesse jogo alinhou bastante tempo no meio campo, mas ante uma equipa partida e a perder por três golos de diferença, logo sem apresentar dificuldades, permitindo que o brasileiro jogasse mais à frente, no apoio ao ponta de lança. E vê-se; quando Talisca está liberto dos rigores da posição 8 transforma-se. Marca golos, mostra técnica exímia e qualidade de passe. Quem o viu nesse jogo não pode sequer pensar na sua saída. Só pode pensar no modo como o encaixar, a bem do colectivo, sem inventar!

Talisca tem um problema. Ou melhor, dois em um: Jonas é imprescindível (primeiro problema) e por causa disso Vitória não abdica do 4x4x2 (segundo problema), sendo certo que o raio de acção do ex-Valência é menor, na finalização é mortífero, jogando também um pouco mais à frente. Talisca podia alinhar na posição de Jonas, mas não é tão forte, sendo que o ideal seria um 4x3x3, num vértice mais avançado. Só que, aqui, Jonas e Talisca não caberiam e o ex-Valência não joga como homem de ataque a solo. A meu ver, Jonas e Talisca são então jogadores diferentes, mas que lutam para o mesmo lugar. Quando muito, pode fazer de Pizzi, que não é o extremo típico no Benfica actual, uma espécie de interior, com liberdade para vaguear pelo campo, mas sempre com um 6 e um 8 nas costas.

Foto de Capa: SL Benfica

John Aguiar
John Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo Benfica desde que se conhece, descobriu a paixão pelos encarnados ao ir pela mão do pai ver os jogos na sede social da terrinha. Desde cedo habituou-se a ler A Bola em formato gigante e coleccionava anualmente os Cadernos do dito jornal. Desde 1993 que não falha um…                                                                                                                                                 O John não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.