sl benfica cabeçalho 1

Nesta época, um dos assuntos de discussão quando o tema é o plantel do Benfica é o brasileiro Talisca. E o brasileiro é a prova de como o futebol é o momento: se há um ano atrás alguém pusesse o mosqueteiro em causa era logo linchado, tal era a qualidade que o brasileiro mostrara no 1.º terço da Liga, com boas perspectivas de um negócio de milhões, a trica Jesus/Mourinho e a inevitável pressa em endeusar qualquer um, no típico imediatismo futeboleiro. E, no Benfica, isto acontece muito. No entanto, hoje, muitos o levariam ao aeroporto e embrulhado num laçarote, quando o tema é a venda, tal é a gritante falta de rendimento do jogador. Falta de rendimento ou de constância do brasileiro. No Benfica é assim: 8 a 80. Ora se defende o indefensável, ora não se tem paciência para aquilo para que se devia ter… E isto vê-se do seguinte modo: tanto Jesus como Vitória tentaram encaixar o jogador no 11. A mando sabe-se lá do quê ou de que ordens. Mas na ânsia de dizer bem, de se ser mais papista que o papa e da demissão de se analisar a equipa, li a incompreensível defesa deste jogador a jogar a 8. Argumento? Pois era só com ele que marcávamos! Sem sequer questionar o porquê da pouca qualidade mostrada… Cá está a defesa do indefensável. E pouca exigência, digo eu…

Quanto a mim, o brasileiro é apenas fruto da típica política de aquisições na Luz: comprar por atacado a ver se cola. Isto sabendo que o brasileiro joga como segundo avançado e que ainda viria Jonas (mais Djuricic). E depois, perante a famosa política de valorização de activos, meteu-se o jogador à força fora de posição, prejudicando a equipa! Ora a 8, ora a 7. Porquê?! Mesmo na era de JJ… Mas até o “cérebro” percebeu a tempo o erro. E Rui Vitória não resistiu, cometendo-o também. A questão é: forçado por quem?

Talisca tarda em impor-se no 11 titular do Benfica; Fonte: #SLBenfica
Talisca tarda em impor-se no 11 titular do Benfica
Fonte: SLBenfica

Acontece que eu sou fã das capacidades de Talisca. É um jogador inteligente, que domina bem o último terço de terreno, sobretudo a zona central. Remata bem e colocado. Passa com acerto e com qualidade a média distância. Sabe dar profundidade ao jogo, mas consegue criar desequilíbrios com os seus dribles. Quando Talisca joga solto no campo é de facto outra loiça. Outro jogador. Em Moreira de Cónegos, para a Taça da Liga, com Jiménez e o brasileiro na frente, a ideia deu frutos, com o ex-Bahia a abrir o livro da sua qualidade e como que a mostrar que é um desperdício andar a pensar em vendas, empréstimos ou metê-lo a 8 ou nas faixas. E note-se que nesse jogo alinhou bastante tempo no meio campo, mas ante uma equipa partida e a perder por três golos de diferença, logo sem apresentar dificuldades, permitindo que o brasileiro jogasse mais à frente, no apoio ao ponta de lança. E vê-se; quando Talisca está liberto dos rigores da posição 8 transforma-se. Marca golos, mostra técnica exímia e qualidade de passe. Quem o viu nesse jogo não pode sequer pensar na sua saída. Só pode pensar no modo como o encaixar, a bem do colectivo, sem inventar!

Talisca tem um problema. Ou melhor, dois em um: Jonas é imprescindível (primeiro problema) e por causa disso Vitória não abdica do 4x4x2 (segundo problema), sendo certo que o raio de acção do ex-Valência é menor, na finalização é mortífero, jogando também um pouco mais à frente. Talisca podia alinhar na posição de Jonas, mas não é tão forte, sendo que o ideal seria um 4x3x3, num vértice mais avançado. Só que, aqui, Jonas e Talisca não caberiam e o ex-Valência não joga como homem de ataque a solo. A meu ver, Jonas e Talisca são então jogadores diferentes, mas que lutam para o mesmo lugar. Quando muito, pode fazer de Pizzi, que não é o extremo típico no Benfica actual, uma espécie de interior, com liberdade para vaguear pelo campo, mas sempre com um 6 e um 8 nas costas.

Foto de Capa: SL Benfica

John Aguiar
John Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo Benfica desde que se conhece, descobriu a paixão pelos encarnados ao ir pela mão do pai ver os jogos na sede social da terrinha. Desde cedo habituou-se a ler A Bola em formato gigante e coleccionava anualmente os Cadernos do dito jornal. Desde 1993 que não falha um…                                                                                                                                                 O John não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Lindelof recebe abordagem de clube da Premier League

O Everton está também interessado em Victor Lindelof. Ingleses fizeram abordagem, mas o defesa sueco vira-se para a Fiorentina.

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

WWE NXT Heatwave 2025: Oba Femi continua no topo

No passado domingo, a WWE voltou com o PLE dedicado apenas à NXT, o WWE NXT Heatwave. Muitos fãs do WWE Universe, questionaram-se sobre a decisão da WWE, colocar um PLE da NXT no mesmo dia de um PLE na AEW, uma decisão arriscadíssima

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.