O Erro de Bruno Varela

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Antes que se sintam enganados pelo título, o erro de Bruno Varela não foi o “frango” dado no jogo frente ao Boavista. Ou melhor, não foi apenas isso.

Comecemos pelo início. Bruno Varela, 22 anos, um metro e noventa e um. Chegou a guarda redes num momento em que representava uma equipa com falta de jogadores para essa mesma posição, tendo abdicado do seu imenso talento para avançado.  Quem diria que um avançado ia acabar a defender bolas? Fez quase todo o seu percurso no Benfica, nunca chegando à equipa principal. Acontece que, depois da época 2015/16 ao serviço do Benfica B, chegou-se à conclusão que o melhor seria emprestá-lo, pois não era propriamente o melhor guarda redes de sempre.

Na época seguinte Varela seguiu, então, para Espanha, tendo sido emprestado ao Valladolid, clube pelo qual realizou qualquer coisa como um jogo. De regresso a Portugal, o clube da Luz encontrou uma nova casa para o jovem: o Vitória de Setúbal. E não, não foi emprestado (estranho, eu sei, porque emprestar jogadores ao Vitória até é algo comum), foi mesmo vendido.  Sendo o clube da minha querida terrinha, acompanhei a passada época do Vitória e, consequentemente, de Bruno Varela. Não, não é o meu guarda redes preferido. Sim, eu sentia-me mais segura com Pedro Trigueira na baliza.

Bruno Varela tem, para mim, dois grandes problemas: os pés e agarrar bolas. Isto é, ver este jogador com a bola nos pés não me dá segurança e faz-me sentir que a qualquer momento a vai perder ou colocar no sítio ou jogador errado. Quanto ao agarrar bolas… Varela tem uma perdição qualquer por socá-las, mandar para fora ou fazer qualquer outra coisa que não seja segurá-las com as duas mãos, independentemente do remate ou do perigo. Claro que nem tudo é mau no jovem. Por exemplo, no ano passado, frente ao Benfica, fez uma exibição exemplar! Com isto não quero começar a conversa típica do “todos jogam bem contra o Benfica”, até porque acho perfeitamente natural que, alguém que tenha saído do clube sem chegar ao palco principal, se queira esforçar e mostrar que vale a pena.

Bruno Varela foi emprestado ao Vitória de Setúbal na época passada Fonte: SL Benfica
Bruno Varela foi emprestado ao Vitória de Setúbal na época passada
Fonte: SL Benfica

Acontece que uma cabecinha iluminada, aquando da saída de Ederson, achou que Varela seria o ideal para contratar. É aqui que está o grande erro, erro do qual o jovem guarda-redes em nada tem culpa. Ele nunca escondeu a sua qualidade (que não é assim tanta quanto isso), nunca teve espaço para a equipa principal, não foi o salvador do Vitória, mas mesmo assim, alguém achou que seria o ideal para defender a baliza encarnada.

Como pode alguém achar que, um guarda redes que na equipa B comprometia, seria suficiente para a equipa A? E mesmo que o plano fosse tê-lo como segunda opção, não é segredo para ninguém a facilidade de Júlio César se lesionar.

A culpa é de Varela? Não. A culpa é de quem o contratou e o mete a jogar. Quem é que vai levar com a fúria dos adeptos insatisfeitos com toda uma equipa? Aquele que compromete na baliza e deixa as bolas entrar. Talvez por um hábito de ter alguém que compensava as falhas da defesa: Ederson. Agora, nem há compensação da má defesa, nem há defesa que compense as falhas conhecidas da baliza.

 

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus e a possível ida de Marco Silva para o Benfica: «Não treinou uma grande equipa, mas…»

Jorge Jesus já está em Portugal e abordou a possível contratação de Marco Silva por parte do Benfica, para render José Mourinho.

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal bate Brasil nas grandes penalidades e vence Torneio Internacional sub-15

Portugal conquistou o Torneio Internacional Vlatko Markovic 2026 em sub-15 ao vencer o Brasil nas grandes penalidades, após o empate por 2-2.

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

Luís Tralhão deixa mensagem para Rui Borges: «O que dizer desta equipa que fez um trabalho fantástico ao longo da época»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.