📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O essencial e o acessório

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O futebol é um universo infindável por onde gravitam, numa desordem anárquica, incontáveis astros, de tamanhos e brilhos variáveis, capazes de se deformarem, na forma e no feitio, ao ritmo do segundo, sem aviso prévio ou razão aparente. Surgem-nos de repente, fixamo-los como queremos ou conseguimos, para, pouco tempo depois, os esquecermos para sempre – e apenas nos casos mais raros, distintos, normalmente, pela qualidade (ou pela falta dela) os guardamos num lugar especial da memória e do coração. O problema deste universo infindável é que, a par essencial, vagueia também em maioria esmagadora uma quantidade de lixo espacial, tóxico e aborrecido, que embora essencial na construção do todo – como causa e consequência da dimensão e popularidade da modalidade –, conquista, em vagas recorrentes e temporárias, um protagonismo injustificado à conta da paixão benevolente do adepto comum.

As últimas duas semanas foram exemplo disso mesmo. Vejo e ouço parte significativa da modesta fatia universal que me diz respeito – o Benfica e os benfiquistas (numa linguagem mais simples) – muito alvoroçada; e tudo devido a uma chuva de meteoritos, daquelas que prometem colapsar o planeta num mês, que justificam comentários cansados e dissonantes de leigos e especialistas, para, a 48 horas do impacto, tudo se desfazer em pó microscópico a mil milhões quilómetros de distância, nas vizinhanças das luas dos outros, sem deixar o mínimo vestígio, nem para saciar a curiosidade dos mais crentes, de olhos apontados ao alto, desejosos por qualquer novidade que quebre a monotonia de um céu encoberto por um manto cinza (este país tem péssimas vistas para fenómenos astronómicos).

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lazio volta a vencer na Serie A: eis os resultados do dia

A Lazio venceu em casa o Cagliari por 2-0 para a jornada 10 da Serie A. Fica com os resultados do dia do campeonato italiano.

Eleições do Benfica: figura dos anos 90 já apoiou Noronha Lopes e Cristóvão Carvalho e agora está do lado de Rui Costa

Isaías anunciou que vai apoiar Rui Costa na segunda volta das eleições do Benfica. Na primeira volta esteve ao lado de Cristóvão Carvalho.

Liverpool está a acompanhar antigo alvo do Sporting: jogador é visto como muito promissor

O Liverpool está analisar os mais recentes jogos de Kevin. O jogador representa atualmente o Fulham de Marco Silva.

Noronha Lopes: «Não durmo descansado com a situação financeira do Benfica e Rui Costa também não deveria. Isso é que é vender a banha...

João Noronha Lopes deu uma entrevista à Bola TV. Gestor disse que não dorme «descansado com a situação financeira do Benfica».

PUB

Mais Artigos Populares

Noronha Lopes levanta várias questões: «O Benfica está a ganhar à Benfica? Está melhor nas contas? Fez algum investimento em infraestruturas? Nada!»

João Noronha Lopes deu uma entrevista à Bola TV. Candidato à presidência deixou críticas à direção atual do Benfica.

Rui Costa recusa «medo» de Pedro Proença e diz: «Nunca vou colocar coisas cá fora que não sejam verdade para ganhar votos»

Rui Costa respondeu a João Noronha Lopes. Presidente do Benfica recusa ter «medo» de Pedro Proença, presidente da FPF.

FC Porto multado em mais de 2500 euros por… adepto dos dragões atirar garrafa a Samu Aghehowa

O FC Porto vai ter que pagar algumas multas relativas à partida frente ao Moreirense, uma delas relacionada com Samu Aghehowa.