📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O essencial e o acessório

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O futebol é um universo infindável por onde gravitam, numa desordem anárquica, incontáveis astros, de tamanhos e brilhos variáveis, capazes de se deformarem, na forma e no feitio, ao ritmo do segundo, sem aviso prévio ou razão aparente. Surgem-nos de repente, fixamo-los como queremos ou conseguimos, para, pouco tempo depois, os esquecermos para sempre – e apenas nos casos mais raros, distintos, normalmente, pela qualidade (ou pela falta dela) os guardamos num lugar especial da memória e do coração. O problema deste universo infindável é que, a par essencial, vagueia também em maioria esmagadora uma quantidade de lixo espacial, tóxico e aborrecido, que embora essencial na construção do todo – como causa e consequência da dimensão e popularidade da modalidade –, conquista, em vagas recorrentes e temporárias, um protagonismo injustificado à conta da paixão benevolente do adepto comum.

As últimas duas semanas foram exemplo disso mesmo. Vejo e ouço parte significativa da modesta fatia universal que me diz respeito – o Benfica e os benfiquistas (numa linguagem mais simples) – muito alvoroçada; e tudo devido a uma chuva de meteoritos, daquelas que prometem colapsar o planeta num mês, que justificam comentários cansados e dissonantes de leigos e especialistas, para, a 48 horas do impacto, tudo se desfazer em pó microscópico a mil milhões quilómetros de distância, nas vizinhanças das luas dos outros, sem deixar o mínimo vestígio, nem para saciar a curiosidade dos mais crentes, de olhos apontados ao alto, desejosos por qualquer novidade que quebre a monotonia de um céu encoberto por um manto cinza (este país tem péssimas vistas para fenómenos astronómicos).

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Qualificação: Portugal recebeu péssima notícia no jogo frente à Hungria

Portugal não se conseguiu ainda qualificar para o Mundial 2026. A seleção não vai poder contar com Bruno Fernandes para a próxima jornada.

Portugal desperdiçou oportunidade de apuramento para o Mundial 2026 e Cristiano Ronaldo já reagiu

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas suas redes sociais, depois do empate entre Portugal e a Hungria.

Sporting já olha para janeiro: há um plano para o ataque ao mercado

O Sporting não fecha a porta à entrada de jogadores no mercado de janeiro, mas as contratações serão ponderadas.

Nuno Santos quer voltar a jogar ainda em 2025

Nuno Santos encontra-se a recuperar de uma lesão grave, mas tema esperança de poder atuar ainda durante o ano de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Catar e Arábia Saudita garantem lugar no Mundial 2026, Indonésia e Omã estão fora: Eis os resultados do dia na qualificação asiática

O Catar e a Arábia Saudita garantiram esta tarde a presença no Mundial 2026. As seleções conseguiram manter o primeiro lugar após as partidas de hoje.

Sub-19 de Portugal perdem frente à Dinamarca

Portugal perdeu 4-2 frente à Dinamarca na preparação à qualificação do Europeu Sub-19. Os lusos deslocaram-se à Croácia para jogar 3 partidas.

João Palhinha e o empate de Portugal frente à Hungria: «Pusemo-nos a jeito»

João Palhinha fez a análise da quarta jornada da qualificação para o Mundial 2026. Portugal defrontou a Hungria no Estádio de Alvalade.