O essencial e o acessório

sl benfica cabeçalho 2

O futebol é um universo infindável por onde gravitam, numa desordem anárquica, incontáveis astros, de tamanhos e brilhos variáveis, capazes de se deformarem, na forma e no feitio, ao ritmo do segundo, sem aviso prévio ou razão aparente. Surgem-nos de repente, fixamo-los como queremos ou conseguimos, para, pouco tempo depois, os esquecermos para sempre – e apenas nos casos mais raros, distintos, normalmente, pela qualidade (ou pela falta dela) os guardamos num lugar especial da memória e do coração. O problema deste universo infindável é que, a par essencial, vagueia também em maioria esmagadora uma quantidade de lixo espacial, tóxico e aborrecido, que embora essencial na construção do todo – como causa e consequência da dimensão e popularidade da modalidade –, conquista, em vagas recorrentes e temporárias, um protagonismo injustificado à conta da paixão benevolente do adepto comum.

As últimas duas semanas foram exemplo disso mesmo. Vejo e ouço parte significativa da modesta fatia universal que me diz respeito – o Benfica e os benfiquistas (numa linguagem mais simples) – muito alvoroçada; e tudo devido a uma chuva de meteoritos, daquelas que prometem colapsar o planeta num mês, que justificam comentários cansados e dissonantes de leigos e especialistas, para, a 48 horas do impacto, tudo se desfazer em pó microscópico a mil milhões quilómetros de distância, nas vizinhanças das luas dos outros, sem deixar o mínimo vestígio, nem para saciar a curiosidade dos mais crentes, de olhos apontados ao alto, desejosos por qualquer novidade que quebre a monotonia de um céu encoberto por um manto cinza (este país tem péssimas vistas para fenómenos astronómicos).

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona tem oferta de 60 milhões de euros por Ferran Torres

O Barcelona pode perder Ferran Torres neste mercado de transferências. O jogador está a ser pretendido pela Arábia Saudita.

À atenção do Manchester United: RB Leipzig define preço de Benjamin Sesko

O RB Leipzig quer receber muito dinheiro com a transferência de Benjamin Sesko. Avançado é a prioridade do Manchester United.

Real Madrid: Xabi Alonso fecha a porta a jogador pretendido pelo Borussia Dortmund

O Real Madrid não tem interesse em vender Diego Aguado neste mercado. O defesa está a ser pretendido pelo Borussia Dortmund.

Giannis Konstantelias foi associado ao Benfica e tem futuro definido

Giannis Konstantelias vai continuar no PAOK. O clube grego convenceu o médio a ficar e a renovar contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oferece 11 milhões de euros para contratar excedentário do PSG

O Benfica quer contratar um novo extremo direito e pensa em Marco Asensio. Águias chegam aos 11 milhões de euros pelo espanhol.

Foi rejeitado pelo Sporting e está em conversas para reforçar o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest quer reforçar o meio-campo e pensa em Douglas Luiz. Médio representa a Juventus, mas não entra nas contas dos italianos.

Georgios Vagiannidis não vai estar presente no Estádio do Algarve

Georgios Vagiannidis vai ser confirmado em breve como reforço do Sporting, mas não vai assistir à Supertaça de Portugal.