📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O essencial e o acessório

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O futebol é um universo infindável por onde gravitam, numa desordem anárquica, incontáveis astros, de tamanhos e brilhos variáveis, capazes de se deformarem, na forma e no feitio, ao ritmo do segundo, sem aviso prévio ou razão aparente. Surgem-nos de repente, fixamo-los como queremos ou conseguimos, para, pouco tempo depois, os esquecermos para sempre – e apenas nos casos mais raros, distintos, normalmente, pela qualidade (ou pela falta dela) os guardamos num lugar especial da memória e do coração. O problema deste universo infindável é que, a par essencial, vagueia também em maioria esmagadora uma quantidade de lixo espacial, tóxico e aborrecido, que embora essencial na construção do todo – como causa e consequência da dimensão e popularidade da modalidade –, conquista, em vagas recorrentes e temporárias, um protagonismo injustificado à conta da paixão benevolente do adepto comum.

As últimas duas semanas foram exemplo disso mesmo. Vejo e ouço parte significativa da modesta fatia universal que me diz respeito – o Benfica e os benfiquistas (numa linguagem mais simples) – muito alvoroçada; e tudo devido a uma chuva de meteoritos, daquelas que prometem colapsar o planeta num mês, que justificam comentários cansados e dissonantes de leigos e especialistas, para, a 48 horas do impacto, tudo se desfazer em pó microscópico a mil milhões quilómetros de distância, nas vizinhanças das luas dos outros, sem deixar o mínimo vestígio, nem para saciar a curiosidade dos mais crentes, de olhos apontados ao alto, desejosos por qualquer novidade que quebre a monotonia de um céu encoberto por um manto cinza (este país tem péssimas vistas para fenómenos astronómicos).

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.