O essencial e o acessório

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O futebol é um universo infindável por onde gravitam, numa desordem anárquica, incontáveis astros, de tamanhos e brilhos variáveis, capazes de se deformarem, na forma e no feitio, ao ritmo do segundo, sem aviso prévio ou razão aparente. Surgem-nos de repente, fixamo-los como queremos ou conseguimos, para, pouco tempo depois, os esquecermos para sempre – e apenas nos casos mais raros, distintos, normalmente, pela qualidade (ou pela falta dela) os guardamos num lugar especial da memória e do coração. O problema deste universo infindável é que, a par essencial, vagueia também em maioria esmagadora uma quantidade de lixo espacial, tóxico e aborrecido, que embora essencial na construção do todo – como causa e consequência da dimensão e popularidade da modalidade –, conquista, em vagas recorrentes e temporárias, um protagonismo injustificado à conta da paixão benevolente do adepto comum.

As últimas duas semanas foram exemplo disso mesmo. Vejo e ouço parte significativa da modesta fatia universal que me diz respeito – o Benfica e os benfiquistas (numa linguagem mais simples) – muito alvoroçada; e tudo devido a uma chuva de meteoritos, daquelas que prometem colapsar o planeta num mês, que justificam comentários cansados e dissonantes de leigos e especialistas, para, a 48 horas do impacto, tudo se desfazer em pó microscópico a mil milhões quilómetros de distância, nas vizinhanças das luas dos outros, sem deixar o mínimo vestígio, nem para saciar a curiosidade dos mais crentes, de olhos apontados ao alto, desejosos por qualquer novidade que quebre a monotonia de um céu encoberto por um manto cinza (este país tem péssimas vistas para fenómenos astronómicos).

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro reforço do Sporting (para a equipa B) já está em Portugal

Djibril Gueye, defesa-central de 19 anos, vai reforçar a equipa B do Sporting e já se encontra em Portugal, de acordo com a imprensa.

Palmeiras de Abel Ferreira e Vasco da Gama de Pedro Emanuel vencem e dão passo importante rumo às meias-finais da Taça do Brasil

Palmeiras e Vasco da Gama venceram a primeira mão dos quartos de final da Taça do Brasil frente a Santos e Vitória, respetivamente.

Bomba de mercado: Liverpool fecha avançado do PSG em negócio que pode atingir os 140 milhões de euros

Bradley Barcola vai trocar o PSG pelo Liverpool neste mercado de verão. Negócio pode chegar aos 140 milhões de euros.

Eis as 36 equipas que vão jogar a Champions League e a composição dos 4 potes

A Champions League 2026/27 já está completa depois de ter terminado o playoff. Podes também ver a composição dos potes.

PUB

Mais Artigos Populares

Aarhus x Benfica: eis os onzes prováveis a um passo da fase de liga da Europa League

Há novo jogo entre o Benfica e o Aarhus, agora a ser disputado na Dinamarca. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.

Áustria Viena x Braga: eis os onzes prováveis a um passo da fase de liga da Conference League

Há novo jogo entre o Áustria Viena e o Braga para a Conference League. Fica com os onzes prováveis das equipas.

Olheiro BnR | Markus Karlsson

É na Suécia que encontramos Markus Karlsson. O médio do Hammarby tem 22 anos e apresenta um perfil que merece ser acompanhado