cabeçalho benfica

Bryan Cristante é um caso de estudo: uma jovem promessa mundial que chegou e não vingou, um jovem que teve oportunidade para sair para clubes de semelhante e maior dimensão que o Benfica e que rejeitou. O que é Bryan Cristante? Um jovem ambicioso com vontade de convencer Rui Vitória ou um estranho caso difícil de resolver para o comum dos mortais?

Cristante chegou rotulado como uma das maiores promessas do futebol italiano. Chegou à Luz numa altura em que um médio defensivo era urgente, mas acabou por se ver ultrapassado por Samaris, um jogador com maior maturidade que assumiu rapidamente o lugar e se tornou uma referência no meio-campo encarnado. A primeira época acabou por ficar muito aquém do que se esperava de uma jovem estrela acabando por jogar, praticamente, nos jogos para as taças. Fez 15 jogos e 1 golo. Foi o primeiro ano e por isso merece o benefício da dúvida.

Com a nova época veio um novo treinador, um treinador conhecido por formar jovens, e esperava-se que Cristante emergisse naquele meio-campo. Não necessariamente como titular mas talvez como primeira opção, logo a seguir aos habituais titulares (Talisca, Samaris e Pizzi). Tal não aconteceu e perdeu mesmo terreno para jovens promessas como João Teixeira ou Renato Sanchez, a quem a comunicação social tem dado grande destaque, ao ponto de os benfiquistas dizerem: “Cristante quem? Não sei se é bom, nunca o vi jogar”.

O italiano Cristante tem tido espaço reduzido no plantel do Benfica; Fonte: Facebook de Bryan Cristante
O italiano Cristante tem tido espaço reduzido no plantel do Benfica;
Fonte: Facebook de Bryan Cristante

O que conheço de Cristante é promissor: um jogador que sabe agarrar bem a bola, com qualidade de passe e uma visão de jogo que faz falta no meio-campo encarnado. No início da época, ao ver Rui Vitória inclinado para uma táctica de apenas um ponta-de-lança e um meio-campo com 3 jogadores, imaginei um meio-campo com Cristante, Samaris e Talisca. Não acho que Pizzi tenha qualidade para o Benfica, e Fejsa não é o mesmo depois daquela lesão, apesar de lhe louvar a raça. A verdade é que a táctica mudou assim como as opções de Rui Vitória.

A lógica simples dizia-me que o jovem italiano deveria ser emprestado a fim de ter mais minutos e ganhar maturidade. Chegaram propostas de compra, e eu fiquei um pouco assustado, porque acho que este tem qualidade para garantir um lugar futuro à frente da defesa. Chegou-se a falar numa proposta entre os 16 e os 20 milhões por parte do Nápoles e de outras, sem valores oficiais, de clubes como Inter, Juventus e Roma. Aí previ que o deixassem sair, uma vez que era óbvia a necessidade de reforçar o plantel, mas isso também não aconteceu. Resumindo: Cristante não saiu e o jogador não joga e não sai do banco de suplentes (quando tem a sorte de ser convocado).

O que se passa aqui? O jogador diz que foi ele que quis ficar, que quer lutar por um lugar no Benfica. Louvo-lhe a raça, mas destapo-lhe a ignorância. O actual panorama do meio-campo encarnado em nada faz prever que ele jogue mais do que na recta final de um ou outro jogo do campeonato e em alguns jogos da Taça. Não consigo perceber porque é que o Benfica não o procurou emprestar ou, contra a minha vontade, vendê-lo e reforçar o meio-campo com um nome mais sonante.

Eu não sei o que se passa e não especulo porque não assisto aos treinos, mas não deixa de ser um caso que me deixa importunado. Os media portugueses já nem falam do nome dele. Nada se sabe sobre Cristante, apenas que treina e nada mais. Na minha opinião, este jovem merece uma oportunidade na equipa principal, merece mostrar o porquê do investimento de 6 milhões de euros e o porquê de ser apelidado um grande talento. Pizzi não tem lugar naquele meio-campo, e se demos tantas oportunidades a jogadores que já desperdiçaram tantas, como é o caso de Ola John e Eliseu, porque não dar a oportunidade a Cristante? Nélson Semedo teve uma oportunidade e agarrou-a. Não é melhor do que Maxi mas mostra um grande potencial e não tenho dúvidas de que o vá desenvolver ao longo desta época. Espero que em breve tenhamos notícias deste jogador, que todos sabem onde está mas que ninguém vê sem razão nenhuma ao certo.

Comentários