O início de algo

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Pode ser tudo ou pode não ser nada. O Clássico que abre o novo ano civil vai ser muito importante para se tirar conclusões na equipa técnica encarnada. Ou talvez adie esse momento.

O ano de 2018 começa desde logo com um clássico que ninguém quer perder. O Sporting não quer permitir que o rival FC Porto se isole na liderança e o Benfica quer continuar na corrida ao título. Por já estar eliminado de todas as competições, este clássico pode marcar o inicio da reviravolta encarnada bem como assumir extrema importância quanto à continuidade do técnico Rui Vitória.  É por isso vital que o técnico encarnado escolha a formação tática que melhor se ajusta às características do plantel.

Caso a opção seja a que tem sido nos últimos jogos, o 4x3x3, o Benfica ganha mais força nas linhas de construção, bem como terá mais jogadores em momentos defensivos. O facto de jogar com linhas mais próximas tem tanto de bom como de mau, uma vez que perde profundidade e, neste caso, uma maior presença na zona defensiva contrária. A aposta no uso de três médios revelar-se-á algo cautelosa por parte do Benfica, numa tentativa de jogar de forma segura e com passes curtos.

Desde que chegou ao Benfica, e em jogos disputados para o campeonato no Estádio da Luz, o técnico encarnado perdeu um jogo e ganhou o outro contra o rival na 2ª circular Fonte: SL Benfica
Desde que chegou ao Benfica, e em jogos disputados para o campeonato no Estádio da Luz, o técnico encarnado perdeu um jogo e ganhou o outro contra o rival na 2ª circular
Fonte: SL Benfica

De outra forma, e nitidamente mais corajosa para aquilo que tem sido os jogos da equipa e face à qualidade do adversário, a aposta no 4x4x2 terá certamente mais riscos. Desde logo porque vai obrigar a que os extremos tenham uma maior disponibilidade física e uma maior preocupação em ajudar os jogadores do meio campo. No entanto, à partida, será uma equipa mais perigosa. Com dois extremos e dois jogadores perto da baliza contrária, Rui Patrício – que será certamente o titular – vai ter mais trabalho na baliza leonina

Uma vez que o Sporting está a atravessar uma fase de bons resultados e que o Benfica ainda não tem um estilo de jogo próprio afirmado, será prudente da parte de Rui Vitória iniciar a partida com o 4x3x3. No desenrolar do jogo, apercebendo-se dos pontos fracos da equipa de Jorge Jesus e daquilo que é o resultado e o tempo de jogo, é que deve alterar a disposição no campo para tentar ganhar o jogo.

Não vai ser tarefa fácil e para Rui Vitória poderá ser o inicio de alguma coisa. Ou de mais uma conquista pelos encarnados ou de um caminho que está prestes a chegar ao seu fim. Um empate adiará uma de ambas.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.