O Novo Apito Dourado: Uma realidade ou um medir de forças?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Depois de o caso Apito Dourado ter ficado além no tempo, o Benfica usou na passada noite o programa “Chama Imensa”, da BTV, para fazer denuncias acerca do Futebol Clube do Porto e trazer à tona aquilo a que resolveram chamar “O Novo Apito Dourado”.

Todos sabemos o escândalo ou vergonha que foi este processo, todos nos recordamos das escutas e nenhum esquecerá a decisão da juíza que teria, alegadamente, ligações (indiretas) a Pinto da Costa. Não há dúvidas que existiu, de facto, corrupção. A população teve, na sua posse, escutas e só duvida delas um qualquer alucinado. Portanto: sim, existiu o apito dourado; sim, existiram escutas ilegais perante o tribunal; sim, há provas de corrupção e sim, este caso ficou lá atrás.

A questão que coloco, no entanto, é a seguinte: Porquê o “Novo Apito Dourado”? E porquê agora?

Os supostos envolvidos no caso "Novo Apito Dourado" Fonte: BTV
Os supostos envolvidos no caso “Novo Apito Dourado”
Fonte: BTV

Ninguém achou que Pinto da Costa já não se tentava impor. Jamais alguém acreditou que Jorge Nuno Pinto da Costa iria deixar de ser influente no futebol português. Então, isto não surge por se descobrir, ou se suspeitar, que o presidente do FC Porto tenta ainda coagir árbitros. Honestamente, a única resposta que me ocorre é uma medição de forças que concentram os esforços fora das quatro linhas.

A que ponto chegámos? No auge de um dos piores momentos do futebol português, o Benfica, o único que não ia em palhaçadas, cai na pior de todas. Cede às pressões, aos “e-mails” e a Francisco J. Marques e cai no ridículo, criando um novo caso, com um “diz que disse” e numa aparente tentativa de desviar as atenções para o norte. Ora, por que quer o Benfica desviar as atenções? Ou foi só o timming que deu esta sensação? “Investigue-se”

Por acaso, o “Chama Imensa” poderia passar o seu nome para “Investigue-se”. Mas, investigue-se? Investigue-se aquilo que se diz para o ar? Em que mundo estamos?  Talvez seja o meu lado feminino e maternal a falar, mas a vontade que tenho é de pegar em Luís Filipe Vieira, José Marinho e todos os seus amigos que alinham nestas brincadeiras e senta-los à volta de uma mesa enquanto lhes olho com ar de desilusão e lhes pergunto pausadamente o que raio se passa nas suas pequenas cabeças.

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Volley de Francisco Conceição eleito o Golo do Ano da Serie A: Revê o golaço do internacional português

A Serie A atribuiu o prémio de Golo do Ano da temporada 2025/26 a Francisco Conceição. Golaço foi apontado num empate entre Juventus e AS Roma.

Benfica anuncia saída de Luís Monteiro

Luís Monteiro deixou a equipa de andebol feminino do Benfica «Posso dizer que, desportivamente, foram os 2 anos, claramente, mais felizes da minha vida».

Inter Milão anuncia a saída de quatro vencedores do Scudetto

O Inter Milão anunciou a saída de quatro campeões italianos. Yann Sommer, Francesco Acerbi, Stefan de Vrij e Matteo Darmian deixarão o clube italiano neste verão.

Celta de Vigo anuncia a saída de dois antigos jogadores do Benfica

O Celta de Vigo anunciou a saída de Ristic e Franco Cervi. Os ex-Benfica deixarão o emblema espanhol este verão

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Medrano é o primeiro reforço do Estoril para 26/27

O espanhol Fernando Medrano, de 26 anos, assinou até 2028, chegando livre depois de uma época ao serviço do CD Mirandés.

Nuno Borges antecipa duelo com Sinner: «Para já, vou desfrutar da vitória e não stressar muito com isso»

Nuno Borges garante que a pressão está do lado de Sinner para defender o título, mas por agora prefere desfrutar da vitória.

Portugal: Roberto Martínez conta com plantel completo no último treino em Palm Beach

Esta terça-feira, todos os 26 elementos da seleção de Portugal marcaram presença pela última vez no relvado do centro de treinos de Palm Beach.