O que se passa, SL Benfica? Levaste com um pau?

- Advertisement -

Falta de vontade ou falta de qualidade: qual é o verdadeiro problema do SL Benfica?

Se tivéssemos de recorrer a uma cópia da presente época do SL Benfica até à data de hoje, a da temporada passada poderia bem ser o melhor exemplo. Entrada a todo o gás no início, com o ponto alto a ser a brilhante vitória frente ao FC Barcelona por 3-0, e quebra de rendimento com o aproximar do final do ano.

O objetivo principal, o Campeonato Nacional, está cada vez mais longe e a Taça de Portugal só na PlayStation. Resta fazer o melhor possível na Liga dos Campeões (chegar às meias-finais já seria uma proeza) e a Taça da Liga que, diga-se, será o título que o SL Benfica terá de se agarrar com unhas e dentes para salvar uma temporada que começa a ser penosa.

Mas, sejamos sinceros, não vai ser a conquista dessa competição, a qual os encarnados já venceram por sete vezes, que irá deixar os adeptos felizes da vida. Estamos apenas em Janeiro e o fracasso de mais uma época é já bem evidente. E, desta vez, já nem o fator Covid pode ser servir de desculpa como serviu o ano passado.

Mas afinal, o que se passa com esta equipa do SL Benfica, que parece ter levado com o célebre pau de Jorge Jesus, quando este quis exemplificar a fita que alguns jogadores faziam quando sofriam uma falta? Bem, o técnico português já não está na Luz mas parece que deixou lá o pau para quem quisesse usá-lo. Uma coisa é certa e nisso a opinião geral é unânime.

Não é a falta de qualidade do plantel que está em causa, embora alguns jogadores já tenham demonstrado que não têm estofo para vestir o manto sagrado. Soualiho Meité é um desses casos mas podemos também incluir Everton “Cebolinha”, um jogador com grande potencial mas que tarda em “explodir” e que pode ser transferido já neste mercado de Inverno.

A reação de Gilberto após o autogolo marcado na penúltima jornada, caracteriza na perfeição o momento atual do SL Benfica
Fonte: Zito Delgado/ Bola na Rede

 

Analisando de uma forma geral o plantel encarnado, existe boa matéria-prima para trabalhar mas o motor da equipa não está a carburar como devia. E se nos cingirmos ao onze que costuma ser titular, facilmente percebermos que existe ali muita qualidade.

Tanto que alguns jogadores já provaram isso em épocas anteriores, fazendo parte das últimas conquistas do SL Benfica. Jogadores como André Almeida, Alex Grimaldo, Pizzi, Rafa ou Haris Seferovic, já deram provas do seu real valor no passado.

Com a saída de Jorge Jesus, os encarnados voltaram ao sistema de quatro centrais e a apostar em tácticas como o 4-4-2. A equipa esteve mais de um ano rotinada a jogar em 3-4-3 e é bem possível que ainda não tenha assimilado na totalidade as ideias do novo treinador, Nélson Veríssimo.

Mas o que salta à vista de todos é o desnorte que alguns jogadores apresentam em campo, motivando perdas de bola de forma infantil. Na última jornada diante do Moreirense FC, isso ficou bem evidente. Mais, o meio campo das águias tem sido demasiado macio para os adversários, pois falta ali um jogador que preencha na totalidade aquela área do terreno e que saiba sair a jogar.

Julian Weigl não chega para tudo e João Mário não é propriamente um recuperador de bolas. Essa solução poderá estar “dentro de casa”, com a inclusão de Paulo Bernardo no onze encarnado, mas nota-se que o “menino” ainda tem de ganhar alguma estaleca até se tornar num titular absoluto.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

Amarante e Belenenses vencem e cimentam lideranças: eis os resultados do dia na Liga 3

Dia cheio de jogos importantes na Liga 3. Os líderes das duas séries, Belenenses e Amarante, venceram.

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.