O Renascimento de João Mário | SL Benfica

- Advertisement -

Benfica

João Mário, que no verão de 2021 trocou o Sporting CP pelo SL Benfica, numa transferência bastante controversa na altura, não realizou uma primeira época de sonho de águia ao peito.

Apesar de ter sido um dos maiores desejos de Jorge Jesus na sua segunda época pelos encarnados, depois do seu regresso, o treinador português não conseguiu tirar o rendimento esperado do médio, que já havia outrora orientado no clube rival, na temporada de 2015/2016, quando João Mário teve a sua época de “explosão”.

É aqui que o nome de Roger Schmidt entra na equação. Com o treinador alemão a assumir o comando técnico dos encarnados, João Mário passa a exercer um papel completamente diferente na equipa: muito mais ativo, preponderante e decisivo.

Na presente temporada, o médio português tem-se mostrado um jogador chave na equipa benfiquista. Ao jogar como ala interior esquerdo no habitual 4-2-3-1 de Roger Schmidt, é capaz de controlar o jogo de forma sublime, explorar espaços, tanto na ala como no meio, e criar bastantes oportunidades. Independentemente de tudo isso, aquilo que merece maior destaque no jogo de João Mário é a forma como assume responsabilidades e o seu papel em campo. Exímio na forma como coordena o ritmo de jogo, brilhante no controlo e perseverança da posse de bola, e ilustre na tomada de decisão, o médio das águias transmite uma inteligência tática ao jogo verdadeiramente evoluída, bem como maturidade e liderança. Proporciona à equipa o balanço perfeito.

João Mário tem sido um dos jogadores mais notáveis e influentes deste novo Benfica de Roger Schmidt, e esse facto tem-se traduzido em números. O português já ultrapassou os números da sua melhor época, onde havia feito sete golos e dez assistências em 45 jogos, visto que, ao momento, já conta com dez golos e oito assistências em apenas 24 jogos, algo efetivamente impressionante tendo em conta que estamos apenas em Novembro.

João Mário Portugal
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O número 20 dos encarnados mostrou-se uma autêntica fonte de sucesso desportivo e foi presenteado com uma merecida chamada para o mundial do Catar, onde promete ser uma peça bastante útil na caminhada que Portugal tem a percorrer. Alguém capaz de assumir a responsabilidade e encarar da melhor forma a exigente tarefa que a seleção nacional tem pela frente.

O médio português conseguiu reviver o seu melhor futebol e encontra-se em melhor forma que nunca. O renascimento que o João, e o Benfica, precisavam.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Duelo ibérico na busca pelo sonho | Portugal x Espanha

Os livros contam-nos da enorme e contínua história que une Portugal e Espanha, numa epopeia que começou há cerca de 800 anos

Tottenham e Arábia Saudita avançam por Rafael Leão: eis a situação

O Tottenham e clubes da Arábia Saudita estão interessados em Rafael Leão, de acordo com a imprensa. Extremo português deverá deixar o AC Milan.

Luis de la Fuente aborda situação de craque da Espanha antes do jogo contra Portugal: «Logo se vê se terá minutos ou não»

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

Lamine Yamal já teve dificuldades contra Nuno Mendes: eis o que disse Luis de la Fuente

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis de la Fuente rendido a Cristiano Ronaldo: «Com o talento e a classe que tem, é o melhor nas zonas onde se decidem...

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

Luis de la Fuente e o Portugal x Espanha: «Vamos tentar fazer o que temos feito, mas de maneira a causarmos dano ao adversário»

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

O Brasil abdicou da bola e foi eliminado; a Inglaterra abdicou da bola e fez história – Diário do Mundial 2026 #25

Dia de grandes jogos no Mundial 2026. A Noruega surpreendeu o Brasil com exibições de luxo à frente e atrás e a Inglaterra resistiu à loucura para vencer o México.