📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O SL Benfica que marca sem Seferovic

- Advertisement -

No ano de estreia de Haris Seferovic a vestir a camisola do Sport Lisboa e Benfica as coisas não correram assim tão bem para o ponta de lança suíço. Veio do Eintracht de Frankfurt e mesmo lá pouco ou nada marcava. Para um ponta de lança marcar golos e ter esse instinto goleador é, de facto, uma das características requerentes. Os números não eram nada convincentes, nem as suas exibições de águia ao peito nessa primeira época.

Em 29 partidas oficiais Seferovic marcou apenas sete golos. Era um ponta de lança que parecia não enquadrar na dinâmica de jogo do SL Benfica (que não foi assim tão boa na época passada), e falhava muito na colocação na grande área. Tendia a descair muito para as extremidades, e na “tática” do Benfica do ano passado fez-nos falta um ponta de lança fixo e forte no remate de primeira.

Já nesta temporada teve de disputar a titularidade com ainda mais pontas de lança no início da época, e com a entrada de Bruno Lage para o comando principal do Benfica tudo mudou.

Principalmente ao emparelhar com João Félix, o ponta de lança suíço parece ter finalmente encontrado o seu lugar quase “perfeito”, onde tem mais oportunidades de marcar e fazer assistências. Com grande mobilidade e um bom posicionamento, Seferovic conseguiu destacar-se de todos os pontas de lança da liga portuguesa e ter o título de melhor marcador até agora.

Jonas é o substituto de Seferovic na frente de ataque do Sport Lisboa e Benfica
Fonte: SL Benfica

Mas este sofreu a grande infelicidade de se lesionar no jogo frente ao Dínamo de Zagreb, e logo aí se viram as grandes diferenças do novo Benfica sem Seferovic. Aliás, sem um ponta de lança em campo, como aconteceu nessa partida, e no qual a diferença se fez sentir no resultado. Seferovic sai lesionado no minuto 35, e nunca mais houve um ataque realmente perigoso para a baliza da equipa croata. A diferença na frente de ataque foi tanta, que nem João Félix marcava desde a lesão de Seferovic. Pergunto-me se isso terá sido uma consequência direta da saída do suíço da frente de ataque.

Contudo o plantel do Benfica tinha um coelho na cartola. Jonas é quem chega para se ocupar de fazer golos, e muito bem cumpre ele essa função. São já três jogos sem Seferovic e com Jonas na titularidade. Em três jogos o brasileiro marcou em dois jogos, só não marcou no último frente ao Moreirense FC. E como está a dinâmica de ataque do Sport Lisboa e Benfica? Diferente diria eu, parece não ser exatamente a mesma, e no empate frente ao Belenenses SAD pareceu faltar ali qualquer coisa que teria talvez mudado a direção para onde seguia o jogo. Creio que a falta de Seferovic se fez sentir tanto na partida em que se lesionou como na partida seguinte.

Mas nas duas últimas partidas foi tudo diferente. Já houve mais faro para golo, e Jonas e João Félix já parecem se entender melhor.

Ainda temos o melhor ataque da liga portuguesa, mesmo sem o melhor marcador. Jonas, nos seus 34 anos de idade, continua a ser uma excelente opção para a frente de ataque do Benfica, e é certo que muitos mais golos virão se a dinâmica e a tática de Bruno Lage continuarem da forma que têm estado.

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zinédine Zidane é o principal candidato para substituir Xabi Alonso no Real Madrid

Zinédine Zidane pode fazer um regresso ao Real Madrid, caso o clube decida despedir o atual treinador, Xabi Alonso.

Arsenal impede Viktor Gyokeres de viajar para depor em tribunal na Suécia

O Arsenal não permitiu que Viktor Gyokeres viajasse para testemunhar num processo entre o seu agente e dois meios de comunicação suecos.

Dois históricos da La Liga rejeitam proposta para assumir comando técnico do Levante

Raúl González e Thiago Alcantara rejeitaram a oportunidade de assumir a posição de treinador do Levante, que ocupa o último lugar da La Liga.

Fernando Santos aponta Portugal como candidato ao Mundial 2026: «Já em 2022 estávamos convencidos que ia acontecer»

Fernando Santos e Paulo Bento, ex-selecionadores, comentaram as possibilidades de Portugal vencer o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Fechado: Luís Castro tem novo clube e está de regresso ao Brasil

Luís Castro vai ser o novo treinador do Grémio. O técnico de 64 anos vai assinar contrato com o clube até junho de 2027.

Enzo Maresca e Igor Thiago são os vencedores dos prémios de novembro da Premier League

Enzo Maresca venceu o prémio de melhor treinador do mês da Premier League. Já Igor Thiago foi eleito o melhor jogador.

CD Nacional x Tondela reagendado: eis a nova data e horário

O CD Nacional x Tondela, referente à 14.ª jornada da Primeira Liga, foi reagendado para as 18h00 desta segunda-feira, dia 15 de dezembro.