📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O triste adeus de Rúben Amorim

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Foi com alguma tristeza que recebemos, na semana passada, a notícia do ponto final na carreira de Rúben Amorim. O (agora) ex-médio, de 32 anos, rescindiu com o Benfica, depois de uma saída conturbada para o Qatar, a título de empréstimo ao Al Wakrah, onde fez 14 jogos. Começou a sua formação no Benfica, mas foi ao serviço do Belenenses que iniciou o seu percurso profissional. Ao fim de 10 anos, regressou ao clube da Luz, mas não teve o sucesso desejado. Nunca foi titular indiscutível e foi ainda emprestado ao SC Braga, durante uma época e meia.

Rúben Amorim foi um jogador que se destacou pela sua polivalência. Tanto que foi chamado à Seleção Nacional nos Mundiais de 2010 e de 2014. No Benfica, jogou mais de 150 vezes, e somou vários títulos ao seu currículo: três campeonatos, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça.

Rúben Amorim merecia mais Fonte: SL Benfica
Rúben Amorim merecia mais
Fonte: SL Benfica

No entanto, a quebra de rendimento vinha a arrastar-se desde 2014/15 e o internacional português não calçava há quase 12 meses. As lesões foram uma das grandes pedras no seu sapato, e a sua condição física deteriorou-se. A juntar a isso, o facto de jogar num campeonato do Médio Oriente certamente não terá contribuído para uma melhor recuperação do físico e do ritmo.

O ex-atleta das ‘águias’ era um bom jogador. Nunca se especializou numa posição e, por isso, era muito útil para tapar buracos. Talvez daí advenha o facto de jogadores desse tipo, polivalentes, raramente serem titulares indiscutíveis, pois perdem espaço no meio-campo, jogando praticamente na posição de dez. Jogadores polivalentes dão muito jeito a qualquer equipa, mas não são primeira opção face a qualquer especialista na posição (veja-se o caso de André Almeida).

Uma pena, este desvinculo ingrato de um jogador que tanto sentia a camisola do Benfica. Poderia ter tido uma carreira de maior êxito. Já para não falar do ambiente que dava ao balneário (lembremo-nos, por exemplo, de quando agarrava no microfone da Benfica TV, assumia o papel de jornalista e entrevistava os colegas, numa grande animação). Nota negativa para o Benfica. Falhou no tratamento a um jogador que sempre foi correto e teve um comportamento exímio de respeito pelo clube. Para além de ter sido ‘despachado’ por Jorge Jesus, Rúben Amorim não merecia sair desta forma. Merecia mais. E melhor. Em comunicado, os ‘encarnados’ enalteceram “o profissionalismo, a atitude competitiva, todas as evidentes qualidades técnicas e humanas pelas quais pautou o seu percurso no profissional de futebol”. Consta ainda que Luís Filipe Vieira lhe ofereceu um lugar na estrutura do futebol da formação do Benfica, num futuro próximo.

Ao Rúben, desejo as maiores felicidades e toda a sorte para o que ainda há de vir.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana confirma interesse do Benfica em Raphael Guerreiro

O Benfica tem Raphael Guerreiro como uma das prioridades para o ano de 2026. De Itália, confirmam o interesse das águias no lateral.

Estrela do Inter Milão desmente problemas com o treinador: «Recebo mais abraços dele do que da minha mulher»

Lautaro Martínez afastou qualquer problema com Christian Chivu. O avançado internacional argentino elogiou o seu treinador no Inter Milão.

Manchester United de Ruben Amorim chega aos 50 milhões de euros por mais um avançado

O Manchester United está de olho em Serhou Guirassy. Além dos red devils, também o Chelsea está de olho no avançado.

Portugal goleia Itália por 7-2 e marca encontro com a Argentina nas meias-finais do Mundial de Futsal Feminino

Portugal está apurado para as meias-finais do Mundial de Futsal Feminino. A equipa portuguesa bateu a Itália e vai agora jogar frente à Argentina.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Anísio Cabral

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição

Luís Estrela renova com a Seleção Nacional de Futsal Feminina da Indonésia

Luís Estrela renovou o seu contrato com a seleção de Futsal Feminina da Indonésia. O técnico vai ficar ligado até 2028.

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.