O triste adeus de Rúben Amorim

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Foi com alguma tristeza que recebemos, na semana passada, a notícia do ponto final na carreira de Rúben Amorim. O (agora) ex-médio, de 32 anos, rescindiu com o Benfica, depois de uma saída conturbada para o Qatar, a título de empréstimo ao Al Wakrah, onde fez 14 jogos. Começou a sua formação no Benfica, mas foi ao serviço do Belenenses que iniciou o seu percurso profissional. Ao fim de 10 anos, regressou ao clube da Luz, mas não teve o sucesso desejado. Nunca foi titular indiscutível e foi ainda emprestado ao SC Braga, durante uma época e meia.

Rúben Amorim foi um jogador que se destacou pela sua polivalência. Tanto que foi chamado à Seleção Nacional nos Mundiais de 2010 e de 2014. No Benfica, jogou mais de 150 vezes, e somou vários títulos ao seu currículo: três campeonatos, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça.

Rúben Amorim merecia mais Fonte: SL Benfica
Rúben Amorim merecia mais
Fonte: SL Benfica

No entanto, a quebra de rendimento vinha a arrastar-se desde 2014/15 e o internacional português não calçava há quase 12 meses. As lesões foram uma das grandes pedras no seu sapato, e a sua condição física deteriorou-se. A juntar a isso, o facto de jogar num campeonato do Médio Oriente certamente não terá contribuído para uma melhor recuperação do físico e do ritmo.

O ex-atleta das ‘águias’ era um bom jogador. Nunca se especializou numa posição e, por isso, era muito útil para tapar buracos. Talvez daí advenha o facto de jogadores desse tipo, polivalentes, raramente serem titulares indiscutíveis, pois perdem espaço no meio-campo, jogando praticamente na posição de dez. Jogadores polivalentes dão muito jeito a qualquer equipa, mas não são primeira opção face a qualquer especialista na posição (veja-se o caso de André Almeida).

Uma pena, este desvinculo ingrato de um jogador que tanto sentia a camisola do Benfica. Poderia ter tido uma carreira de maior êxito. Já para não falar do ambiente que dava ao balneário (lembremo-nos, por exemplo, de quando agarrava no microfone da Benfica TV, assumia o papel de jornalista e entrevistava os colegas, numa grande animação). Nota negativa para o Benfica. Falhou no tratamento a um jogador que sempre foi correto e teve um comportamento exímio de respeito pelo clube. Para além de ter sido ‘despachado’ por Jorge Jesus, Rúben Amorim não merecia sair desta forma. Merecia mais. E melhor. Em comunicado, os ‘encarnados’ enalteceram “o profissionalismo, a atitude competitiva, todas as evidentes qualidades técnicas e humanas pelas quais pautou o seu percurso no profissional de futebol”. Consta ainda que Luís Filipe Vieira lhe ofereceu um lugar na estrutura do futebol da formação do Benfica, num futuro próximo.

Ao Rúben, desejo as maiores felicidades e toda a sorte para o que ainda há de vir.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.