Olheiro BnR | Leo Kokubo

- Advertisement -

 Estarão as redes encarnadas asseguradas por Kokubo?

Leo Kokubo é oriundo do Japão e é visto como uma das grandes promessas do continente asiático para a posição de guarda-redes. Atualmente com 21 anos, Kokubo alterna entre a equipa B, que atua na segunda liga portuguesa e pela equipa Sub-23 que atua na Liga Revelação.

O japonês chamou a atenção do Sport Lisboa e Benfica num torneio onde a sua ex-equipa eliminou o Benfica nas grandes penalidades e foi dessa forma que levou os encarnados a contratá-lo.

Kokubo tem uma envergadura física absolutamente impressionante. Mede 1,93 metros e pesa cerca de 80kg o que lhe confere bastante imponência, contudo, seria de esperar que a sua altura lhe diminuísse a agilidade, mas não é bem assim. É rápido a reagir e bastante ágil para aquilo que se esperava de um jogador tão alto.

Chegou ao SL Benfica para atuar pelos juniores e pelos U23, coisa que tem acontecido, no entanto, ainda não lhe surgiu a oportunidade de jogar pela equipa principal embora já tenha sido convocado sem que tivesse sido utilizado.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O guarda-redes nipónico destaca-se claramente pelo físico, que sejamos sinceros, é fora do comum, mas tem outros pontos positivos. É confiável entre os postes, forte na reação e parece nunca perder a noção de onde está posicionado. Como não poderia deixar de ser, Leo Kokubo também apresenta lacunas e estas poderão ser obviamente trabalhadas.

Trabalhando ainda mais a forma como joga e sai a jogar com os pés, bem como mais alguns aspetos técnicos, tem tudo para ser um guarda-redes confiável, mas não para o Benfica, ainda. Continua a precisar de ser trabalhado e poderá chegar a um nível mais alto, mas creio que não será na Luz, pelo menos, ainda não.

Estamos a falar de um guarda-redes que ainda só tem 21 anos e que tem muita margem de progressão. Será sempre difícil chegar à titularidade no SL Benfica, até porque tem, no atual plantel, três atletas à sua frente. São eles Vlachodimos, Hélton leite e Svilar, mas não está, de todo, descartada a hipótese de vir a integrar a equipa principal encarnada no futuro.

Esta temporada ainda só realizou cinco jogos no total, sendo que dois foram pela equipa secundária do Benfica e os outros dois pela equipa dos Sub-23. Nestes cinco jogos, sofreu um total de seis golos sendo que por duas vezes deixou a baliza inviolada.

O Sport Lisboa e Benfica parece confiar e querer apostar no jogador, uma vez que renovou contrato com ele até junho de 2025. Resta saber se algum dia chegará a sua oportunidade de brilhar na equipa A, mas é certo e sabido que a posição de “redes” é talvez a mais ingrata do futebol. Para além de um lance poder definir o futuro, as oportunidades para estes não são tão regulares como para jogadores de campo.

É um típico caso de continuar a trabalhar até que a oportunidade chegue, pois quando chegar, Kokubo terá de estar pronto para assumir e a agarrar.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.