Olheiro BnR | Rafael Rodrigues, o lateral cerebral

- Advertisement -

Rafael Rodrigues é um lateral-esquerdo, de 19 anos, que tem feito grande parte do seu percurso formativo no SL Benfica.

Natural de Oliveira do Bairro, foi na sua terra-natal que Rafael Rodrigues iniciou o seu percurso de futebolista no Futebol de sete. Um ano depois, Rafael Rodrigues viria a ingressar no Centro de Formação e Treino de Aveiro, onde jogaria por mais quatro temporadas, sagrando-se campeão distrital em três delas. Em 2014, aos 12 anos, o jovem lateral-esquerdo rumou à capital para representar o SL Benfica.

Rafael Rodrigues viria a percorrer todos os escalões de formação nos encarnados, tendo-se sagrado campeão nacional de iniciados em 2016/17 e campeão nacional de juvenis em 2018/19. Na temporada 2019/20, sendo ainda júnior de primeiro ano, Rafael estreou-se pela equipa de sub-23 na Liga Revelação, onde realizou 15 jogos. Em agosto de 2020, também faria parte da equipa que chegou à final da Youth League.

Rafael Rodrigues já jogou pela equipa B do SL Benfica
Rafael Rodrigues já jogou pela equipa B do SL Benfica.
Fonte: SL Benfica

Na temporada passada, Rafael Rodrigues viria a afirmar-se definitivamente na equipa de sub-23, realizando 25 jogos (alguns dos quais como capitão) e marcando um golo. Esta temporada, já se estreou pela equipa B dos encarnados, tendo disputado quatro jogos e feito uma assistência. Rafael tem também percurso nas seleções jovens até aos sub-19, tendo representado a equipa das quinas no Campeonato da Europa de sub-17, realizado em 2019.

Rafael Rodrigues é um lateral-esquerdo que se destaca pela inteligência. Tanto demonstra capacidade para jogar encostado à linha, dando largura à equipa e procurando o cruzamento, como para se associar com os colegas de equipa e explorar zonas interiores do terreno de jogo.

A nível defensivo é onde tem de evoluir mais, mas também só poderá consegui-lo num patamar que lhe dê o estímulo competitivo necessário para desenvolver os atributos básicos exigidos num lateral de Futebol sénior.

Quanto ao futuro, Rafael Rodrigues ainda está a iniciar o seu percurso a nível sénior, na formação secundária dos encarnados. Sob as ordens de Nelson Veríssimo, o lateral, de 19 anos, ainda terá muitos jogos a fazer e muito para crescer, de modo a preparar-se para patamares competitivos mais elevados.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Flamengo rendido a Leonardo Jardim: «É uma pessoa doce»

O presidente do Flamengo deixou largos elogios a Leonardo Jardim, dizendo que se adaptou bem e que o plantel está satisfeito com ele.

Diogo Dalot frustrado com a época: «Doeu ver os nossos rivais na Champions League e em finais»

Diogo Dalot falou sobre a temporada do Manchester United. Internacional português confessou que foi difícil não jogar na Europa.

Futsal: Sporting derrota Elétrico após reviravolta

O Sporting visitou o Elétrico na Primeira Liga de Futsal. Os leões venceram por 4-2 e continuam no segundo lugar da tabela.

Raphinha lesiona-se e vai falhar quartos de final da Champions League

Raphinha sai lesionado do jogo da seleção brasileira frente a França. Segundo a imprensa espanhola, o extremo do Barcelona vai parar por um mês e falha os quartos de final da Champions.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica teve jogo de treino no Seixal: eis quando o plantel das águias volta aos trabalhos

O Benfica teve um jogo de treino que reuniu jogadores da equipa principal, jovens da equipa B e dos Sub-23.

Países Baixos derrotam Noruega apesar de belo golo de Schjelderup, Uruguai de Maxi Araújo empata com a Inglaterra e Espanha bate Sérvia: eis os...

Os Países Baixos venceram a Noruega por 2-1 em jogo particular. Andreas Schjelderup estreia-se a marcar com belo golo.

Amar Dedic muito elogiado por Pjanic: «É um talento puro e cristalino, com quem a Seleção Nacional contará nos próximos 15 anos»

Miralem Pjanic, uma das principais figuras históricas da Bósnia e Herzegovina, diz que Amar Dedic, lateral do Benfica, é um «talento puro e cristalino».