Olheiro BnR | Rafael Rodrigues, o lateral cerebral

- Advertisement -

Rafael Rodrigues é um lateral-esquerdo, de 19 anos, que tem feito grande parte do seu percurso formativo no SL Benfica.

Natural de Oliveira do Bairro, foi na sua terra-natal que Rafael Rodrigues iniciou o seu percurso de futebolista no Futebol de sete. Um ano depois, Rafael Rodrigues viria a ingressar no Centro de Formação e Treino de Aveiro, onde jogaria por mais quatro temporadas, sagrando-se campeão distrital em três delas. Em 2014, aos 12 anos, o jovem lateral-esquerdo rumou à capital para representar o SL Benfica.

Rafael Rodrigues viria a percorrer todos os escalões de formação nos encarnados, tendo-se sagrado campeão nacional de iniciados em 2016/17 e campeão nacional de juvenis em 2018/19. Na temporada 2019/20, sendo ainda júnior de primeiro ano, Rafael estreou-se pela equipa de sub-23 na Liga Revelação, onde realizou 15 jogos. Em agosto de 2020, também faria parte da equipa que chegou à final da Youth League.

Rafael Rodrigues já jogou pela equipa B do SL Benfica
Rafael Rodrigues já jogou pela equipa B do SL Benfica.
Fonte: SL Benfica

Na temporada passada, Rafael Rodrigues viria a afirmar-se definitivamente na equipa de sub-23, realizando 25 jogos (alguns dos quais como capitão) e marcando um golo. Esta temporada, já se estreou pela equipa B dos encarnados, tendo disputado quatro jogos e feito uma assistência. Rafael tem também percurso nas seleções jovens até aos sub-19, tendo representado a equipa das quinas no Campeonato da Europa de sub-17, realizado em 2019.

Rafael Rodrigues é um lateral-esquerdo que se destaca pela inteligência. Tanto demonstra capacidade para jogar encostado à linha, dando largura à equipa e procurando o cruzamento, como para se associar com os colegas de equipa e explorar zonas interiores do terreno de jogo.

A nível defensivo é onde tem de evoluir mais, mas também só poderá consegui-lo num patamar que lhe dê o estímulo competitivo necessário para desenvolver os atributos básicos exigidos num lateral de Futebol sénior.

Quanto ao futuro, Rafael Rodrigues ainda está a iniciar o seu percurso a nível sénior, na formação secundária dos encarnados. Sob as ordens de Nelson Veríssimo, o lateral, de 19 anos, ainda terá muitos jogos a fazer e muito para crescer, de modo a preparar-se para patamares competitivos mais elevados.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica prepara proposta por Marco Silva: eis o salário e os anos de contrato oferecidos ao treinador do Fulham

O Benfica quer fechar a sucessão de José Mourinho com Marco Silva. Águias já preparam proposta pelo treinador do Fulham.

Eis os 3 jogos que podem meter Sporting ou Benfica diretamente na fase de liga da Champions League

Sporting ou Benfica lutam pelo segundo lugar e pelo acesso à Champions League. Aston Villa pode permitir entrada direta na prova.

Jorge Jesus já avisou Al Nassr que vai deixar o clube e tem outra opção milionária para o futuro além da seleção nacional

Jorge Jesus já comunicou ao Al Nassr que não continuará no clube saudita. Fenerbahçe é outra das opções do treinador português para o futuro.

Fabrizio Romano garante que José Mourinho deu o aval para a mudança para o Real Madrid há uma semana e dá novidades sobre o...

José Mourinho está a caminho do Real Madrid. De acordo com o especialista de transferências Fabrizio Romano, mudança foi aceite pelo técnico há uma semana.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Chaves renova com o FC Porto até 2028 e volta a acompanhar equipa depois da subida de divisão

O FC Porto continuará a traçar o caminho no futebol feminino com Daniel Chaves. Treinador responsável pelas duas subidas de divisão.

Imprensa argentina avança que Alan Varela vai deixar o FC Porto e revela 2 principais interessados no médio

Alan Varela vai deixar o FC Porto, garantem na Argentina. Premier League chama pelo médio, desejado pelo Liverpool e Manchester United.

FC Porto tem rival na corrida por Igor Jesus e já conhece o preço exigido pelo Notthingam Forest de Vítor Pereira

Igor Jesus é alvo do FC Porto. Também a Juventus está de olho na contratação do avançado do Nottingham Forest de Vítor Pereira.