Onde encaixar Ferreyra no novo sistema tático?

- Advertisement -

“[Os jogadores] têm que fazer pela vida (…) Têm que treinar bem (…) As oportunidades conquistam-se no treino, no trabalho, diariamente”

Estas citações foram retiradas da conferência de imprensa de Bruno Lage após a vitória por 4-2 frente ao Rio Ave FC, como resposta à pergunta do jornalista Jorge Ferreira Fernandes, do zerozero.pt, sobre o eventual subaproveitamento de Ferreyra.

A chegada de Bruno Lage ao comando técnico do SL Benfica parece ter trazido o 4x4x2 de volta ao esquema tático. Apesar desta afirmação se basear apenas no jogo com o Rio Ave, outra das novidades dessa partida foi a utilização de Ferreyra nos últimos 18 minutos. Pela primeira vez em dois meses e meio, desde que alinhou na Taça de Portugal frente ao Sertanense FC, o argentino teve direito a minutos de jogo.

Se tivermos em conta o plantel das águias, Ferreyra é um dos vários casos preocupantes. Não tem tido uma utilização regular (em 32 partidas, jogou apenas 8) e muitas vezes é deixado de fora, o que contrasta com a sua passagem pelo FK Shakhtar Donetsk na época passada.

Existem várias explicações possíveis para este cenário e Bruno Lage fez referência a todas elas: não treinar bem, não se mostrar e não conquistar oportunidades de ir mais além. Não estou, com isto, a dizer que Ferreyra não treinou bem, não se mostrou e não conquistou as oportunidades devidas, até porque não tenho acesso ao que se passa nos treinos. Mas tenho acesso ao contributo do argentino em campo, que tem sido muito insuficiente!

Será Bruno Lage capaz de dar a oportunidade que Ferreyra tanto precisa?
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

É inacreditável pensar como se chegou a este ponto! Mais uma vez, volta o debate em torno das melhores opções na frente de ataque e, neste momento, são apenas três: Jonas e Seferovic, num bom momento de forma, e Ferreyra, que vai lutando pela continuidade na Luz. Quanto a Castillo, é praticamente certo que vai abandonar o clube para ingressar no América.

Sabe-se que o argentino tem clubes interessados e a possibilidade de venda ou empréstimo não deve ser colocada de parte. A questão aqui passa por descobrir qual das situações é melhor para o seu futuro: aceitar-se que não foi a melhor opção de mercado e procurar outro clube ou simplesmente continuar à procura da sua oportunidade no Benfica, podendo ou não correr o risco de ficar muito tempo sem jogar. Neste caso, cabe a Bruno Lage a decisão de dar um novo sentido ao seu percurso, evitando que fique muito tempo sem competição.

Pelas frases proferidas na conferência de imprensa, a que se junta a utilização no jogo com o Rio Ave, ainda que por 18 minutos, acredito que existe uma hipótese de Ferreyra poder ganhar um novo rumo no Benfica. Se o 4x4x2 estiver de volta, Jonas e Seferovic deverão ser os titulares e Ferreyra poderá servir como suplente sempre à disposição, caso algum dos habituais titulares esteja de fora. Esta opção não garante totalmente que Ferreyra seja sempre utilizado, mas o que se pretende é que vá tendo tempo de utilização regular. Com Jonas lesionado, Ferreyra pode espreitar um lugar frente ao CD Santa Clara na próxima sexta, não como titular, mas como um potencial suplente a ser lançado.

Acima de tudo, pretende-se que tenha ritmo competitivo, isto se não for já vendido. Acredito que esta pode ser a solução se continuar no Benfica. Se a saída for a melhor opção, desejo-lhe todo o sucesso, mas se não acontecer, gostava que pudesse ter uma palavra a dizer neste plantel e que conquistasse o seu próprio lugar, como uma opção a ter em conta. É o mínimo que se pode pedir!

Foto de Capa: SL Benfica

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Queiroz estreia-se no 5º Mundial da carreira com vitória nos descontos contra o Panamá carimbada por alvo do FC Porto e Gana vence...

O Gana de Carlos Queiroz não foi além do empate contra o Panamá. Jogo encerrou primeira jornada do Grupo L do Mundial 2026.

Grátis, em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta quinta-feira, 18 de junho?

O Mundial 2026 continua com quatro partidas por dia. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quinta-feira, 18 de junho.

Liverpool rouba negócio ao Newcastle e garante reforço que está no Mundial 2026 com a Espanha por 40 milhões de euros

Víctor Muñoz prepara-se para reforçar o Liverpool. Reds desviaram o extremo espanhol do Newcastle e vão contratar o jogador.

Ricardo Quaresma faz pedido insólito a João Félix: «Diz ao teu treinador para te meter mais vezes»

Ricardo Quaresma comentou a estreia de Portugal em conversa com João Félix. Antigo internacional português deixou recado a Roberto Martínez.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença reage ao empate de Portugal na estreia no Mundial 2026: «A nossa convicção mantém-se intacta»

Pedro Proença reagiu ao empate da Seleção Nacional na estreia no Mundial 2026, mantendo a ambição e agradecendo o apoio dos adeptos.

Benfica vence Sporting por 5-2 no Pavilhão João Rocha e fica a um passo do título de hóquei em patins

O Benfica derrotou o Sporting, no Pavilhão João Rocha, por 5-2 e ficou a uma vitória do título de hóquei em patins.

Roberto Martínez enaltece empenho dos jogadores após empate frente ao RD Congo: «A atitude é extraordinária e acredito muito no que podemos fazer»

Roberto Martínez reconhece a necessidade de autocrítica após o empate de Portugal, mas mantém total confiança na atitude da equipa.