Os 5 da formação à procura de um lugar ao sol (ou à sombra de alguém)

    2.

    Fonte: SL Benfica

    Tiago Dantas – Há males que vêm por bem, diz o povo português. Tiago Dantas antropomorfiza essa expressão. O alfacinha de 18 anos (faz 19 na véspera do dia de nascimento de Jesus Cristo, entendam isso como quiserem) nasceu com um problema físico que conseguiu contornar e aproveitar para seu benefício futebolístico: Dantas nasceu com um segundo par de olhos nos pés. Coloca a bola onde, como e quando quer. Os olhos dos pés possibilitam-lhe executar passes curtos e longos com os olhos da cara fechados.

    Técnica e taticamente inteligente, lê o jogo como poucos, pensa e decide cinco segundos antes dos colegas e dos adversários sequer se aperceberem de que vem aí uma decisão a tomar. Franzino como um miúdo, mas joga como (poucos) graúdos. O seu 1,69 e, sobretudo, os seus 58 quilos valem-lhe críticas e demonstrações de descrenças: ao que parece, o rapaz precisa de estagiar com Shaquille O’Neal para poder ser jogador de futebol, porque com aquele corpo… Pois bem, na minha opinião, essa mentalidade demonstra um profundo desconhecimento do talento de Tiago Dantas, que é inversamente proporcional ao seu porte físico.

    Ele é tão perspicaz, inteligente e tecnicamente dotado que supera qualquer adversário que tenha uma fisionomia considerável. Quando o vejo jogar, vejo inúmeros confrontos entre a força da técnica e a técnica da força. E Dantas leva a melhor quase sempre. Não me recordo de que jogo se tratou, mas tenho impressa na mente uma jogada em que, perante a chegada de dois adversários “matulões”, um pela esquerda, outro pela direita, Tiago Dantas com um toque (receção orientada) foge de ambos e “abala” com a bola, evitando qualquer confronto físico. Cada jogo deste 10 à moda antiga é uma masterclass de… classe.

    Tem qualidade, vamos ver se tem espaço para crescer na equipa de Bruno Lage. Acredito que terá oportunidades, mas tenho algumas reservas de que assuma já um lugar na principal equipa do SL Benfica.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.