Os números de Mitroglou

- Advertisement -

Kostas Mitroglou tem estado nas bocas dos portugueses. Quer dos media, quer, principalmente, dos benfiquistas que, de “papo cheio”, glorificam os remates sucessivos que só param nas redes da baliza adversário.

O grego está a fazer um ano de 2017 de fazer qualquer ponta de lança invejar. Leva 15 golos em 12 jogos e, estatisticamente, é o melhor ponta de lança da Europa. Tem uma média de golos este ano superior à de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Ibrahimovic, Benzema, Aubameyang, entre outros jogadores de elite. A nível nacional, contabiliza 13 golos na Liga NOS, ficando apenas atrás de Bas Dost (18 golos) na lista dos melhores marcadores.

A fase do camisola 11 do Benfica é, de facto, impressionante. Tem sido decisivo em vários jogos, bisou pelo segundo jogo consecutivo pela primeira vez de camisola encarnada, e tem a confiança em alta, esperando-se que não pare por aqui. Aproveitando este período de ouro para Mitroglou, começa a ser coerente compará-lo com a parte interna, com os adversários que também vestem ou vestiram o manto sagrado.

Mitroglou já marcou 49 golos em 78 jogos, o que lhe dá uma média de 0,63 golos por jogo. Neste ano civil, vai com uma média mais impressionante: 1,25 golos por jogo. Quando comparado ao seu parceiro na frente de ataque – Jonas -, que já é o quarto melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, o brasileiro conta com 76 golos em 99 jogos, com uma média de 0,77 golos por jogo.

Mitroglou é o homem do momento Fonte: SL Benfica
Mitroglou é o homem do momento
Fonte: SL Benfica

Andando um pouco mais para trás no tempo, mas mais para a frente na lista de melhores marcadores estrangeiros, temos o líder, Óscar Cardozo. O paraguaio tem uns incríveis 172 golos em 293 jogos. Estes números permitem-lhe ter uma média de 0,59 golos por jogo.

Fazendo as contas com o compatriota de Jonas, Lima, este obteve 70 tentos em 144 jogos, ficando com 0,48 golos por jogo. Rodrigo apenas marcou 45 golos em 120 jogos, dando uma média de 0,38 golos por jogo. O eterno Nuno Gomes, contribuiu, durante 12 épocas, com 166 golos em 399 jogos. Média de 0,42 golos por jogo.

Números na mesa, Mitroglou encontra-se com melhor média de tentos por jogo que o goleador Tacuara, mas está ainda atrás do brasileiro Jonas. Os exagerados 172 golos do paraguaio parecem inalcançáveis, a princípio, mas relembro que esteve 7 épocas de águia ao peito e o grego está a cumprir a segunda.

As estatísticas valem o que valem. Contudo, servem para ganhar uma noção de onde nos encontramos neste momento e Mitroglou, olhando para alguns dos goleadores que por cá passaram, está bem posicionado. É um excelente finalizador e, com confiança, até grandes fintas consegue fazer. Decide jogos com frieza e tem-se mostrado muito importante nos sucessos do clube encarnado. Cada vez mais acarinhado pelos adeptos, Mitroglou mostra que tem qualidade imensa.

No fim, o que conta são os golos e o grego anda a marcá-los, sendo material mais do que suficiente para o aclamar. Tem uma média de golos muito interessante, embora ainda atrás de Jonas; mas, melhor que esse é complicado. Só mesmo Eusébio, que em 436 jogos marcou 465 golos e tem uma média 1,07 golos por jogo. Mas este Pantera Negra, este sim é outra conversa.

Resta-nos esperar que continue a marcar. Quer ele, quer Jonas. Qualquer um que envergue o manto sagrado vermelho de águia ao peito. Desde que resulte em vitórias…

Saudações Benfiquistas!

Pedro Afonso Estorninho
Pedro Afonso Estorninhohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o Benfica faz parte da vida do Pedro Estorninho. Avô e pai benfiquistas deixaram-lhe no sangue a chama das águias. A viver nos Açores nunca teve muitas oportunidades de ver o clube ao vivo, mas os estudos trouxeram-no à capital, onde pode assistir de perto aos jogos do tricampeão. A paixão pela escrita sempre foi algo dentro dele que nunca conseguiu mostrar e surge agora a oportunidade de juntar o melhor dos dois mundos.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto não tem contactos por Diogo Costa mas já definiu o valor do guarda-redes

O FC Porto ainda não recebeu abordagens por Diogo Costa, mas só vai vender o jogador por 60 milhões de euros, a sua cláusula de rescisão.

Portugal Sub-20: Oceano Cruz convoca 23 jogadores para a disputa do Torneio de Toulon

Oceano Cruz convocou 23 atletas para o Torneio de Toulon. Portugal defronta o Japão, Costa do Marfim, Venezuela e Canadá.

Sporting acelera por extremo da Primeira Liga e espera saída de jogador nas próximas semanas

O Sporting pode avançar para a contratação de Chiquinho. A ideia é que o extremo ocupe o lugar que é de Souleymane Faye.

Samu Costa reage à chamada para o Mundial: «Sei que estou bastante preparado e que vou dar respostas»

Samu Costa foi convocado por Roberto Martínez para o Mundial. O médio do Maiorca encara a chamada surpresa como uma motivação extra.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa do ano em Portugal? Thomas Muller (e outros jogadores) podem comprar o Estrela da Amadora por 40 milhões de euros

Thomas Muller, Mats Hummels e Yann Sommer estão interessados em comprar a SAD do Estrela da Amadora, equipa da Primeira Liga.

Rayan Lucas prepara-se para deixar o Sporting e regressar ao Flamengo

O Sporting não deve acionar a opção de compra por Rayan Lucas. O médio vai regressar ao Flamengo no final da época.

Já há arbitro para a primeira mão do play-off de acesso à Primeira Liga entre Casa Pia e Torreense

David Silva é o árbitro escolhido para o jogo entre Torreense e Casa Pia. O encontro decide a vaga na Primeira Liga.