Pedrinho | A hora do menino de Maceió

Pedrinho custou 18 milhões de euros aos cofres do SL Benfica, mas o seu início no clube encarnado não tem sido fácil. O internacional olímpico pela canarinha chegou aos encarnados estando muito tempo sem competir, tendo sido fustigado por algumas lesões, o que tem auferido dificuldades em conquistar espaço na equipa orientada por Jorge Jesus.

No entanto, nos últimos jogos, Pedrinho já começou a mostrar as suas qualidades e a fazer por merecer um lugar no onze titular dos encarnados. Desde o jogo em Liège que o extremo brasileiro começou a mostrar o perfume do seu futebol e que tem características que podem ser essenciais para o futebol da equipa de Jorge Jesus.

SL Benfica x UD Vilafranquense
Pedrinho vai aos poucos afirmando-se no SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Aquando da sua chegada ao Benfica, a contratação de Pedrinho gerou algum cepticismo por parte dos adeptos. Enquanto ainda treinava o CR Flamengo, Jorge Jesus chegou a deixar a sua opinião sobre o jogador num programa de TV brasileiro, no qual declarou que havia quatro extremos melhores do que Pedrinho: Everton, Dudu, Rony e Michel.

Já enquanto treinador do Benfica, Jorge Jesus explicou essas declarações, esclarecendo que aquilo que queria dizer era que os quatro jogadores que mencionou davam mais garantias a curto prazo do que Pedrinho. Quanto ao jovem revelado no SC Corinthians, JJ referiu que era um jogador com talento e potencial, mas que ainda precisava de ser trabalhado.

Na minha opinião, não há nada de errado nas declarações de Jorge Jesus. Everton, Dudu, Michel e Rony são jogadores que estão numa fase mais adiantada da carreira do que Pedrinho e, como tal, são jogadores com outra maturidade do ponto de vista táctico e mental.

Para além disso, são extremos com características mais predilectas para Jorge Jesus: têm um perfil mais clássico e possuem mais velocidade, poder de explosão e capacidade de drible no um para um, à imagem de Salvio e Gelson Martins, por exemplo.

Por outro lado, apesar de Pedrinho não cumprir com os padrões de Jorge Jesus para um extremo, tem mostrado nos últimos jogos que acrescenta coisas à equipa que os outros extremos não acrescentam: capacidade de drible e de definição em espaços curtos, últimos passe e capacidade associativa.

Enquanto Rafa se destaca mais no ataque à profundidade, precisando de espaços longos para desequilibrar, e Everton é um extremo que gosta de aparecer por fora e partir para dentro com a bola nos pés, Pedrinho é um número 10 mascarado de extremo.

O seu toque de bola e a capacidade para pensar o jogo está ao nível de poucos no nosso campeonato e essas características serão essenciais para o Benfica. Sobretudo, em jogos contra equipas que jogam mais fechadas na defesa.

Espero que este tenha sido o início de um bonito percurso de Pedrinho de águia ao peito. É claro que ainda tem muito para crescer, mas o talento está lá todo. Agora é preciso saber trabalhá-lo e extrair o melhor das suas qualidades.

Artigo revisto

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa aborda aposta na formação e garante: «Queremos fazer uma época mais tranquila do que a anterior»

Jorge Costa abordou a temporada do FC Porto B. Equipa secundária dos dragões já arrancou trabalhos.

Progreso confirma transferência de Agustín Moreira para o Gil Vicente

Agustín Moreira é reforço confirmado do Gil Vicente. Transferência do avançado oficializada pelo Progreso.

Rui Borges com novidades importantes no treino desta segunda-feira do Sporting

Rui Borges já contou com a maioria dos internacionais durante o treino desta segunda-feira. O Sporting volta a trabalhar na terça-feira.

Guilherme Neiva apresentado como reforço do AVS SAD

O AVS SAD continua a reforçar o plantel com vista à próxima época. Guilherme Neiva junta-se ao plantel orientado por José Mota.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas atacado: «O FC Porto fica mal na fotografia»

André Villas-Boas apresentou durante esta segunda-feira a contratação de Francesco Farioli para o posto de treinador.

Luis Díaz reage à morte de Diogo Jota: «Tínhamos uma rivalidade sã e era importante»

Luís Diaz reagiu ao falecimento de Diogo Jota. Os dois jogadores eram colegas de equipa no Liverpool e o colombiano admitiu que chorou depois de ser informado.

FC Porto B começa a pré-temporada com novidades

O FC Porto B apresentou-se ao trabalho durante esta segunda-feira. Os jogadores foram liderados pela equipa técnica de João Brandão.