Pedrinho: Um jogador de levantar a bancada

Recentemente, o SL Benfica parece ter garantido a contratação de Pedrinho, extremo pertencente aos quadros do SC Corinthians. O jovem brasileiro, que chegará à Luz apenas no Verão, terá custado às aguias 20 milhões de euros mais a cedência do passe de Yony González (o SL Benfica deverá receber cerca de três milhões pelo seu passe) ao clube paulista. O negócio deverá ser tornado oficial depois do Carnaval.

Pedrinho é um virtuoso criativo brasileiro de apenas 21 anos. O ainda jogador do SC Corinthians joga sobretudo na faixa direita, mas pode perfeitamente ocupar a ala esquerda (até porque o pé esquerdo é o seu pé mais forte) ou até mesmo zonas centrais perto do ponta de lança.

A maior arma do internacional sub23 brasileiro é a sua grande capacidade de desequilíbrio individual e a facilidade que tem no momento do um-para-um.

Virtuosidade é a palavra que melhor descreve o jogador. O toque de bola e a qualidade técnica abundam, sobretudo no seu pé esquerdo. O esférico parece nunca se afastar mais do que uns meros centímetros dos seus pés, tal é a qualidade de receção e progressão com bola.

O seu baixo centro de gravidade (1.72m) permite-lhe atingir grande velocidade com e sem bola. Sendo um extremo que joga habitualmente “de pé trocado”, como se diz na gíria, procura sobretudo o espaço interior, onde é capaz de visar a baliza ou servir os seus colegas.

Pedrinho é uma grande contratação por parte dos encarnados
Fonte: SC Corinthians

Pedrinho não é um extremo com muito golo, mas ainda assim tem uma boa capacidade de finalização e sobretudo de remate de longe.

O jovem brasileiro não é dado a grandes movimentos de desmarcação, preferindo sempre receber a bola no pé. No entanto, acho que este género de preferências ou dinâmicas dependeram sempre do contexto no qual o jogador está inserido.

Ao serviço da seleção olímpica do Brasil, no torneio sul americano de qualificação para os Jogos Olímpicos, Pedrinho teve um excelente desempenho. Para além de demonstrar todas as suas já conhecidas qualidades, deixou ainda muito boas indicações sobre a sua qualidade no momento do passe e a boa adaptação a zonas mais centrais do terreno.

A contribuição defensiva e a compreensão mais tática do jogo, algo comum no jogador brasileiro, são características que não estão muito presentes no jogador. Contudo, a adquirição de experiência e mais uma vez o contexto serão fundamentais para que Pedrinho tenha uma boa adaptação ao futebol europeu.

Pedrinho é uma adição perfeita ao plantel encarnado. Dentro das opções de Bruno Lage, não existe um único jogador com grande capacidade de desequilíbrio individual, sobretudo nas alas. Por vezes, em jogos em que o encaixe tático é evidente, a forma como jogadores como Pedrinho fogem à rigidez tática pode ser o necessário para desbloquear a partida.

Creio que era esta a intenção quando Caio Lucas chegou à Luz, mas o extremo acabou por não ser bem-sucedido e regressou novamente ao Médio Oriente.

Pedrinho é típico jogador brasileiro com traços do futebol de rua. É o jogador que é capaz e fazer levantar as bancadas com a sua capacidade técnica. Obviamente padece dos problemas tipicamente associados ao menos organizado futebol brasileiro (comparativamente ao futebol europeu), mas Pedrinho tem quase tudo o que é necessário para ser bem-sucedido ao mais alto nível no futebol europeu (desde que a sua capacidade de trabalho acompanhe o seu enorme talento).

Uma grande contratação por parte dos responsáveis encarnados e que certamente irá trazer muita qualidade ao nosso campeonato.

Foto de capa: SC Corinthians

Revisto por: Jorge Neves

Gonçalo Batista
Gonçalo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é atualmente aluno da Escola Superior de Comunicação Social, onde persegue o seu sonho de ser jornalista. Descobriu a emoção do desporto quando assistiu, juntamente com o seu pai, ao clássico entre o Glasgow Rangers e o Celtic. A partir desse momento o desporto tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Apaixonado pela prática desportiva, segue o futebol em geral e a NBA religiosamente. Tem dois clubes de coração o Benfica, e o Clube Atlético de Queluz clube da terra, no qual é atleta desde os 6 anos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.