Pizzi ao comando

- Advertisement -

paixaovermelha
Ao segundo jogo como titular, Pizzi convenceu a grande maioria dos adeptos (e talvez até Jorge Jesus) de que é o homem certo para substituir Enzo Pérez – isto, claro, dentro das soluções do plantel. Se por um lado não me espanta que tenha demorado vários meses a mostrar qualidade na posição 8, também não me surpreende a recente quebra de rendimento de Talisca. Defendi várias vezes, aqui neste espaço, que Talisca dificilmente alcançaria o nível desejado por Jorge Jesus para aquela que é indiscutivelmente uma posição fulcral no sistema tático do Benfica. Talisca tem obrigatoriamente de ser um homem próximo da área de finalização, de forma a que se retire toda a excelência e eximia capacidade de remate do brasileiro.

Já Pizzi tem tudo para ser, pelo menos, um bom 8. Está, efetivamente, longe dos melhores índices de Enzo Pérez. Ainda que seja impossível fugir às habituais comparações, parece-me injusto confrontar as prestações de ambos, uma vez que, para os mais esquecidos, Enzo demorou vários jogos até adquirir os processos ofensivos, defensivos e, principalmente, de equilíbrio tático a que a posição obriga.

O internacional português encontra-se exatamente a meio desse processo. No passado domingo, frente ao Setúbal, Pizzi demonstrou que a nível ofensivo jamais terá problemas em oferecer um alto rendimento, fruto de vários anos a jogar em posições atacantes. Apesar dos dois golos marcados por Lima, Pizzi foi eleito homem do jogo frente aos sadinos por vários jornais e sites desportivos. As razões são óbvias: com uma assistência e vários passes para ocasiões de golo, o português demonstrou uma capacidade técnica altíssima e uma visão de jogo exemplar. A nível de passe, Pizzi acertou 85% dos 65 passes realizados, o que demonstra bem a qualidade do internacional português neste capítulo. O mais notável, porém, foi a forma imperiosa como assumiu o jogo e a responsabilidade de empurrar a equipa para a frente. Assumiu o jogo e foi feliz.

Pizzi começa a mostrar serviço na Luz Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Pizzi começa a mostrar serviço na Luz
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

A nível defensivo, o rendimento foi menor ou, pelo menos, não tão exuberante. É certo que o adversário raramente causou problemas ao conjunto benfiquista, e, quando o fazia, utilizava as alas para progredir no terreno. Ainda assim, Pizzi terá forçosamente de impedir desequilíbrios na zona central e impedir transições adversárias. A assimilação destes processos requer tempo e, especialmente, minutos de jogo. Por muito que Jorge Jesus e Pizzi estejam em sintonia nos treinos, é no relvado, com um adversário pela frente, que o ex-jogador do Atlético Madrid irá criar as rotinas necessárias para se tornar um médio à altura das exigências do Benfica.

Perante isto, os adeptos do Benfica não devem esperar a garra e a intensidade de Enzo Pérez. Podem é ter a certeza de que há, indubitavelmente, um jogador com talento para ser um caso singular (mais um) criado por Jorge Jesus.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo frente ao Alavés: «Não estou preocupado com o ambiente no estádio»

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo do Real Madrid frente ao Alavès, falou sobre a falta de títulos dos merengues, a sua relação com os jogadores e o ambiente no estádio.

Ararat-Armenia de Manuel Tulipa venceu o Shirak e isolou-se na liderança do campeonato

O Ararat-Armenia venceu o Shirak por 4-0. A equipa orientada por Manuel Tulipa isolou-se assim na liderança do campeonato da Arménia.

Benfica é a única equipa invicta na Europa agora a par do Ki Klaksvik

O Benfica e o Ki Klaksvik são agora os únicos clubes invictos nas ligas europeias na temporada. O Slavia Praga perdeu a sua primeira partida na liga.

Neymar deixa o campo a coçar os ouvidos, é insultado e revolta-se: «Não há ser humano que aguente»

Na derrota do Santos frente ao Fluminense, Neymar deixou o campo a coçar as orelhas e foi insultado pelo gesto ter sido interpretado de outra forma.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting tem direito a 20% de uma futura mais valia de um dos jogadores em destaque na Europa em 2025/26

Afonso Moreira trocou o Sporting pelo Lyon no mercado de verão, por dois milhões de euros e 20% de uma mais valia.

Sporting e Benfica empatam para a Liga de Hóquei em Patins

O Sporting e o Benfica empataram a duas bolas durante esta segunda-feira, num encontro da 24.ª jornada da Liga de Hóquei em Patins.

João Cancelo pronto para ficar no Barcelona: lateral disposto a fazer esforço importante

João Cancelo quer ficar no Barcelona e está mesmo disposto a baixar consideravelmente o seu salário para manter-se no Camp Nou.