Pizzi ao comando

- Advertisement -

paixaovermelha
Ao segundo jogo como titular, Pizzi convenceu a grande maioria dos adeptos (e talvez até Jorge Jesus) de que é o homem certo para substituir Enzo Pérez – isto, claro, dentro das soluções do plantel. Se por um lado não me espanta que tenha demorado vários meses a mostrar qualidade na posição 8, também não me surpreende a recente quebra de rendimento de Talisca. Defendi várias vezes, aqui neste espaço, que Talisca dificilmente alcançaria o nível desejado por Jorge Jesus para aquela que é indiscutivelmente uma posição fulcral no sistema tático do Benfica. Talisca tem obrigatoriamente de ser um homem próximo da área de finalização, de forma a que se retire toda a excelência e eximia capacidade de remate do brasileiro.

Já Pizzi tem tudo para ser, pelo menos, um bom 8. Está, efetivamente, longe dos melhores índices de Enzo Pérez. Ainda que seja impossível fugir às habituais comparações, parece-me injusto confrontar as prestações de ambos, uma vez que, para os mais esquecidos, Enzo demorou vários jogos até adquirir os processos ofensivos, defensivos e, principalmente, de equilíbrio tático a que a posição obriga.

O internacional português encontra-se exatamente a meio desse processo. No passado domingo, frente ao Setúbal, Pizzi demonstrou que a nível ofensivo jamais terá problemas em oferecer um alto rendimento, fruto de vários anos a jogar em posições atacantes. Apesar dos dois golos marcados por Lima, Pizzi foi eleito homem do jogo frente aos sadinos por vários jornais e sites desportivos. As razões são óbvias: com uma assistência e vários passes para ocasiões de golo, o português demonstrou uma capacidade técnica altíssima e uma visão de jogo exemplar. A nível de passe, Pizzi acertou 85% dos 65 passes realizados, o que demonstra bem a qualidade do internacional português neste capítulo. O mais notável, porém, foi a forma imperiosa como assumiu o jogo e a responsabilidade de empurrar a equipa para a frente. Assumiu o jogo e foi feliz.

Pizzi começa a mostrar serviço na Luz Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Pizzi começa a mostrar serviço na Luz
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

A nível defensivo, o rendimento foi menor ou, pelo menos, não tão exuberante. É certo que o adversário raramente causou problemas ao conjunto benfiquista, e, quando o fazia, utilizava as alas para progredir no terreno. Ainda assim, Pizzi terá forçosamente de impedir desequilíbrios na zona central e impedir transições adversárias. A assimilação destes processos requer tempo e, especialmente, minutos de jogo. Por muito que Jorge Jesus e Pizzi estejam em sintonia nos treinos, é no relvado, com um adversário pela frente, que o ex-jogador do Atlético Madrid irá criar as rotinas necessárias para se tornar um médio à altura das exigências do Benfica.

Perante isto, os adeptos do Benfica não devem esperar a garra e a intensidade de Enzo Pérez. Podem é ter a certeza de que há, indubitavelmente, um jogador com talento para ser um caso singular (mais um) criado por Jorge Jesus.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Castellón revolta-se com ausência de ex-Paços de Ferreira após jogo da seleção

Pablo Hernández, treinador do Castellón, revoltou-se com o atraso injustificado no regresso da seleção congolesa e ameaça o ex-Paços de Ferreira Brian Cipenga com medidas disciplinares.

Estado físico do ex-FC Porto gera alerta na seleção colombiana

O estado físico de James Rodríguez gera preocupação antes do Mundial de 2026, depois de o Minnesota United ter revelado que o capitão da Colômbia enfrenta um problema de saúde considerado grave, que o afasta do jogo frente ao LA Galaxy.

Mikel Arteta foca-se na Premier League após eliminação na taça e atira: «Temos o período mais bonito da época pela frente»

Mikel Arteta relativizou a recente queda do Arsenal na Taça de Inglaterra e garantiu que a equipa atravessa a melhor fase da temporada, virando todas as atenções para a conquista da Premier League e da Liga dos Campeões.

Mateus Fernandes recorda mestre Tozé e admite alívio na Seleção sem Ronaldo: «Tirou-me um pouco de pressão»

Mateus Fernandes explicou a homenagem ao seu falecido treinador Tozé e o foco atual no West Ham. O médio afirmou ainda que a ausência de Cristiano Ronaldo reduziu a pressão na sua estreia pela Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Na sombra de Gustavo Sá: há outro craque no meio campo do Famalicão

Mathias de Amorim transformou-se em peça importante no Famalicão. O médio é internacional Sub-21 por Portugal.

Juventus: Há novidades em relação ao futuro de João Mário

O Bolonha quer continuar a contar com João Mário no seu plantel e vai apresentar uma oferta à Juventus.

Monaco vence Marselha por 2-1, iguala rival e ultrapassa Lyon na tabela classificativa: Eis os resultados do dia na Ligue 1

A vitória caseira do Monaco sobre o Marselha, por 2-1, permitiu à equipa do principado igualar o rival com 49 pontos e ultrapassar o Lyon de Paulo Fonseca na tabela classificativa da liga francesa.