Por onde andas, Zivkovic?

- Advertisement -

Com Bruno Lage, muitos processos mudaram no plano tático e exibicional! Jogadores como Seferovic e Samaris ganharam uma nova vida, mas no sentido inverso também houve atletas que perderam espaço. Um deles é Andrija Zivkovic, que passou de figura central no onze de Rui Vitória a segunda ou terceira opção para Lage.

Em nove jogos, foi utilizado em quatro, dois como titular e outros tantos como suplente. Nas últimas semanas, não tem sido convocado, o que deve ser motivo de preocupação, apesar do bom momento de forma dos encarnados.

Para explicar o estado atual da pérola sérvia, que chegou ao SL Benfica em 2016, encontro três possíveis razões: a mudança de processos com o novo treinador, a abundância de extremos – seis, para ser mais exato – para um modelo estruturado em 4x4x2 e, logicamente, a adaptação e empenho do próprio jogador nos treinos e às ideias de Lage.

Têm sido poucas as vezes que Zivkovic é lançado por Bruno Lage
Fonte: SL Benfica

Segundo notícias reportadas pela comunicação social, a postura do sérvio foi várias vezes repreendida pelo treinador na partida com o Vitória SC para a Taça de Portugal, tendo sido substituído minutos depois. Por esta linha, pode-se deduzir que exista alguma inadaptação à estratégia que Lage pretende implementar. Por outro lado, a existência de cada vez mais extremos, todos eles disponíveis, para apenas três posições no onze não deixa espaço para todos. Alguém tem de ficar de fora e, infelizmente, a escolha recaiu em Zivkovic. Resta saber o porquê! Para já, este cenário leva-me a concluir que todos os motivos que apresentei em cima tenham estado na origem desta ausência cada vez mais notada.

É importante realçar que esta é apenas e só uma fase, mas temo que esta situação se arraste por mais tempo, até ao ponto de se ponderar uma eventual venda ou empréstimo.

Por agora, não se sabe por onde anda Zivkovic, mas espero que consiga mudar a sua atitude ou adaptar-se às ideias de Bruno Lage, se for esse o caso. Acredito que o excelente momento de forma que atravessam Seferovic, João Félix, Rafa e Pizzi possam também ser decisivos para que Zivkovic passe para segundo ou terceiro plano.

Não é produtivo de todo que esta situação se arraste, mas a ausência de um jogador tão importante e talentoso é motivo suficiente de que algo não está a correr como esperado. Se for o caso de falta de empenho, o que não acredito, algo tem de ser feito para beneficiar os dois lados: o jogador e o clube. Acima de tudo, é importante selar pelo bem-estar do jogador e, principalmente, que não fique muito tempo sem competição.

Espero que, mais tarde ou mais cedo, Zivkovic tenha razões para sorrir, nem que seja noutro clube, embora ainda tenha muito para dar ao Benfica.

Foto de Capa: SL Benfica

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Basso elogia técnico do Arouca e acredita em surpresa em Alvalade: «O Vasco Seabra entende muito de futebol»

João Basso elogiou a inteligência de Vasco Seabra, perspetivando que o Arouca possa surpreender o Sporting no Estádio José Alvalade.

Thomas Tuchel promove regressos e deixa alguns pesos-pesados de fora na 1.ª convocatória de Inglaterra depois do Mundial 2026

Thomas Tuchel já anunciou a lista de convocados da seleção de Inglaterra. Esta é a primeira convocatória depois do pódio no Mundial 2026.

Marco Silva entre dois jogadores para o FC Porto x Benfica

Marco Silva terá de selecionar um lateral direito para o FC Porto x Benfica. Alexander Bah e Daniel Banjaqui são os candidatos.

Ex-Braga chamado e jogadores de Sporting e FC Porto de fora: Luis de la Fuente revela os convocados de Espanha

Luis de la Fuente anunciou os 26 convocados de Espanha, destacando-se Roberto Fernández e a ausência de Iván Fresneda.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Jardim garante meias-finais da Libertadores mas volta a criticar o Maracanã: «O relvado não nos ajudou»

Leonardo Jardim elogiou o apoio decisivo dos adeptos no apuramento do Flamengo, criticando igualmente o relvado do Maracanã.

Kylian Mbappé fala sobre José Mourinho e relação com os colegas de equipa no Real Madrid: «Há aspetos em que é melhor jogar com...

Kylian Mbappé elogiou José Mourinho e falou da relação com todos os seus colegas, destacando a enorme exigência do Real Madrid.

Luís Montenegro parabeniza Torreense: «Um resultado que orgulha todos os portugueses»

Luís Montenegro recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem ao Torreense. Clube português venceu na estreia da Europa League.