Quando termina a apatia perante as tochas? | SL Benfica

- Advertisement -

O que achas que tem de ser feito para acabar com a apatia perante este tema?

O SL Benfica lamenta a chuva de tochas no jogo do passado sábado em que venceu o Portimonense por duas bolas a uma, e garante que colaborou com as forças de segurança para que o jogo se realizasse dentro das normas de segurança.

De relembrar que o jogo em que algarvios e lisboetas se defrontaram, ficou interrompido cerca de oito minutos. Tudo porque, ao minuto 31, uma claque do SL Benfica – ou Grupo Organizado de Adeptos – atirou algumas tochas para o relvado, alegadamente para assinalar os 31 anos desde a sua criação.

Como consequência, o clube da luz foi multado em cerca de 10 mil euros pelo comportamento dos seus adeptos, e o Portimonense SC multado em 1120 euros, por não ter conseguido impedir a entrada destes artefactos. Ainda não se sabe se o SL Benfica vai ou não enfrentar uma sanção de jogo à porta fechada, uma vez que já é reincidente neste tipo de acontecimentos.

Ora, todos nós que acompanhamos o SL Benfica, sabemos que estas situações não são algo novo. Em todas as épocas vemos este tipo de comportamento, até fomos recentemente multados pela UEFA por causa de um jogo na Liga dos Campeões. Mas, a meu ver, este jogo com o Portimonense tem de ser uma espécie de gota de água, no que à apatia da direção diz respeito. Tem de ser.

E o que pode o SL Benfica fazer? Identificar os perpetradores dos atos e afastá-los dos estádios. O SL Benfica tem os mecanismos para pedir a identificação destas pessoas e puni-los com interdição aos jogos em casa.

Há quem fale em banimento total, mas eu sou mais a favor da suspensão temporária por alguns meses e/ou épocas, dependendo da gravidade do ato. E caso esse adepto seja reincidente, aí sim ser proibido de frequentar os jogos em casa e até expulsão de sócio.

apatia SL Benfica
O Estádio da Luz pode ser interditado
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Penso que só com este tipo de medidas o SL Benfica – ou qualquer outro clube em Portugal – pode controlar este tipo de comportamentos por parte dos seus próprios adeptos. Comportamentos que nem sequer beneficiam os clubes. Veja-se que, neste caso, a equipa de Lisboa estava a perder na altura em que o jogo foi interrompido.

É apenas mais uma pasta que a direção de Rui Costa tem de resolver. Mais uma mancha na imagem de um clube que não passa por uma boa fase, e a forma como o presidente responde nestas alturas vai definir a sua imagem para o futuro.

Uma coisa é certa: não basta enviar newsletters a corrigir relatórios de árbitros nem solicitar ao speaker do estádio para pedir contenção no arremesso de objetos.

É preciso tomar medidas práticas, começando por melhorar a revista feita na entrada aos jogos (e, por exemplo, impedir a entrada de quem seja apanhado com material pirotécnico) e utilizar o sistema de vigilância para identificar e punir adeptos incumpridores, acabando com esta apatia a que assistimos.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus fecha a porta ao Benfica mas admite um regresso: «É uma das possibilidades»

Jorge Jesus revelou que não pretende voltar ao Benfica, mas que não fecha a porta a um regresso ao Fenerbahçe.

Jorge Jesus e a possibilidade de ser sucedido por Pep Guardiola: «Ele é que tem de ter orgulho por me vir substituir a mim»

Jorge Jesus está de saída do Al Nassr e foi questionado sobre a possibilidade de ser sucedido por Pep Guardiola na Arábia Saudita.

Jorge Jesus confirma saída do Al Nassr

Jorge Jesus confirmou durante esta quinta-feira que vai deixar de ser treinador do Al Nassr no final da presente temporada.

Ruben Amorim podia ter sido treinador do Aston Villa: «Disse-lhes que seria uma má contratação»

Ruben Amorim esteve na equação do Aston Villa depois do despedimento de Steven Gerrard. A equipa optou por Unai Emery.

PUB

Mais Artigos Populares

Yeremay Hernández não acabou o treino e Deportivo de La Coruña explicou a situação

Yeremay Hernández não completou o mais recente treino do Deportivo de La Coruña, saindo acompanhado de um fisioterapeuta.

Eredivisie: Ajax e Utrecht garantem passagem à final do playoff de acesso à Conference League

O Ajax venceu por 2-0 na receção ao Groningen e o Utrecht escapou com uma vitória por 3-2 em casa frente ao Heerenveen.

Víctor Gómez confirmado no Onze do Ano da Europa League

Víctor Gómez faz parte do Onze do Ano da Europa League. O lateral direito do Braga foi selecionado pela UEFA.