Que alívio, Garay!

- Advertisement -

Topo Sul

Na melhor da fase da época do Sport Lisboa e Benfica, tudo parece estar nos conformes. A equipa está estável, segura e confiante e isso deve-se aos resultados e exibições que tem alcançado. O facto de ainda lutar pelo título nas quatros competições que disputa é o melhor prenúncio de que, no geral, as coisas têm estado a correr bem para o Benfica. Eu naturalmente tenho-me sentido satisfeito com este bom comportamento da equipa e hoje, ao folhear um dos principais jornais desportivos portugueses, esse sentimento de satisfação atingiu um nível superior. Deixei de estar satisfeito para ficar extremamente contente com a actualidade do meu clube.

Normalmente não sou uma pessoa pessimista, mas tinha a plena convicção de que, após o dérbi contra o Sporting, Ezequiel Garay iria abandonar o estádio da Luz. Pensava que o poderio financeiro dos russos iria levar, mais uma vez, a melhor e nos iria desfalcar o sector defensivo. Ora tal não foi a minha satisfação quando li, em letras grandes e imperativas, que o central argentino iria permanecer no Benfica, pelo menos, até ao final da época. Confesso que me senti tão bem como quando vi o golaço do Enzo Pérez, no sábado. Pelo menos rejubilei como tal.

Para mim, Garay é sem dúvida o melhor central a actuar no campeonato português nos últimos anos e um dos melhores da história do Benfica. Neste momento, coloco o argentino ao lado dos melhores centrais do mundo, como Piqué, Hummels ou Kompany, estes no topo da hierarquia. Estou certo de que aquilo que estou a dizer não vai soar a hipérbole para muitos apreciadores de futebol, dada a excelência e classe deste elegante defesa.

Desde que chegou ao Benfica, em 2011, El negro – uma das alcunhas do argentino – tem passeado classe nos relvados nacionais e europeus e são raras, mas mesmo muito raras, as vezes em se pode apontar o dedo à eficiência, segurança e entrega de Ezequiel Garay. Não me recordo de um erro que o argentino tenha cometido que comprometesse a equipa ou que tivesse influência directa no resultado. De facto, um jogo menos conseguido deste central é uma exibição, ainda assim, positiva e competente. E isso está apenas ao alcance dos melhores.

Garay é daqueles jogadores que conhece perfeitamente os seus limites e as suas capacidades, aquilo que sabe e não sabe fazer e por isso é que raramente falha. Joga simples, fácil e eficaz. Não inventa, não facilita. É um jogador sério, trabalhador, que nunca parece estar em apuros. A tranquilidade com que resolve cada lance, quase sempre da forma mais correcta e oportuna, é umas das suas maiores virtudes. Psicologicamente forte, Garay faz-se também valer da sua incrível compleição física, que o torna portentoso nos lances aéreos e de choque. Como se não bastasse, Garay é um central com excelentes recursos técnicos, dono de uma invulgar qualidade de passe e recepção. Dito isto, parece que falamos de um central perfeito. De facto, pouco lhe falta para o ser. Talvez fazer mais golos por época, ainda que esse não seja um atributo necessário na avaliação de um bom defesa-central.

Não é preciso ser um grande sábio do futebol para se perceber que Garay é uma peça fundamental no puzzle de Jorge Jesus. Ou para se ter a noção de que, se Garay saísse, o Benfica não iria conseguir colmatar tal ausência e que tal seria um rude golpe para a solidez defensiva da equipa. Para além disso, o argentino é muitas vezes um dos primeiros jogadores a construir jogo desde trás e os seus passes longos, quase sempre precisos, são uma das formas que a equipa tem para chegar à frente. Posto isto, perder Garay numa altura decisiva e exigente da época era das piores coisas que podia acontecer ao Benfica.

A verdade é que, pelos vistos, tal não vai acontecer e os encarnados vão continuar a poder contar com um central de topo no seu sector recuado, para gáudio de milhões de benfiquistas. Desta vez, há que dar os parabéns à direcção do Benfica que conseguiu resistir às investidas de vários clubes interessados no jogador, com o Zenit de São Petersburgo à cabeça. Para bem do Benfica e também do próprio jogador, ainda bem que Garay vai permanecer em Lisboa. Uma ida para a Rússia não seria nada proveitosa para o central nesta fase da época, a escassos meses do início do mundial do Brasil. Para se manter como titular da selecção argentina, era importante que o argentino continuasse a competir num campeonato, não muito, mas sempre dotado de alguma visibilidade internacional, para além da participação nas competições europeias.

Enzo não entra na discussão de amanhã contra o Paços Fonte: TVI 24
Enzo não entra na discussão de amanhã contra o Paços
Fonte: TVI 24

Felizmente com Garay no onze, o Benfica defronta amanhã, na Mata Real, o Paços de Ferreira. Para este jogo, Enzo Pérez é a principal ausência nos planos de Jorge Jesus que, para o lugar do argentino, deverá lançar Rúben Amorim. De resto, todo o plantel está operacional para buscar uma importante vitória, numa sempre difícil deslocação. É certo que este Paços não é o mesmo que surpreendeu o mundo do futebol na época transacta, mas, sob o comando de Henrique Calisto, assume-se como uma equipa organizada e perigosa no contra-ataque.

Já o Benfica atravessa o melhor momento da época e agora, mais do que nunca, não pode vacilar na manutenção do primeiro lugar, pelo que é fulcral ganhar o jogo de amanhã. O 4-4-2 utilizado nestes últimos encontros tem resultado na perfeição e, nessa medida, não há qualquer razão para modificar o sistema táctico a apresentar amanhã. Assim sendo, Rúben Amorim deverá ser a única novidade no onze de Jorge Jesus, que deve ter consciência de que a equipa não pode escorregar nesta jornada. Na realidade, se o Benfica voltar a apresentar o futebol que demonstrou no jogo contra o Sporting, é muito provável que traga mais três pontos de Paços de Ferreira.

João Pedro Óca
João Pedro Ócahttp://www.bolanarede.pt
O João Pedro Óca é um alentejano a fazer o gosta mais em Lisboa: jornalismo, sobretudo desportivo, na TVI e na CNN Portugal. Além disso, ainda dá uma perninha como narrador na Eleven.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal já não poderá ter três equipas na Champions League 2026/27

Portugal não poderá ter três representantes na Champions League 2026/27, na sequência da eliminação do Braga na Europa League.

Federico Valverde nega agressões com Aurélien Tchouaméni e explica traumatismo: «Bati acidentalmente numa mesa»

Federico Valverde falou sobre o desentendimento com Aurélien Tchouaméni e negou qualquer agressão entre os dois jogadores.

Dois clubes da Premier League tentam desviar Hidemasa Morita do Leeds United

Numa altura em que Hidemasa Morita está muito perto de assinar pelo Leeds United, o Aston Villa e o Brighton juntaram-se à corrida pelo médio do Sporting.

Fenerbahçe pronto para oferecer 60 milhões de euros por Rafael Leão

O AC Milan baixou o preço exigido por Rafael Leão, aceitando propostas entre os 50 e os 60 milhões de euros. Fenerbahçe está pronto para avançar.

PUB

Mais Artigos Populares

Inglaterra pode enviar 6 equipas para a Champions League em 2026/27: Eis o cenário

Inglaterra pode vir a ter seis equipas na Champions League em 2026/27, caso o Aston Villa conquiste a Europa League e termine em 5.º ou 6.º na Premier League.

Jorge Jesus reage ao triunfo do Al Nassr e questiona: «Qual é o aspeto negativo do Al Nassr? Perder contra o Al Quadisiya? Isso...

Jorge Jesus reagiu ao triunfo do Al Nassr frente ao Al Shabab por 4-2. João Félix apontou um hat-trick e Cristiano Ronaldo também marcou.

Sporting apresenta proposta salarial a Issa Doumbia: eis os valores em cima da mesa

O Sporting pretende contratar Issa Doumbia no mercado de verão e já apresentou uma proposta pelo médio do Veneza.