Quem é João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica?

- Advertisement -

João Diogo Manteigas, advogado e professor universitário, foi o primeiro a oficializar a sua candidatura à presidência do Sport Lisboa e Benfica. Com 42 anos, apresenta um percurso sólido ligado ao desporto e uma visão clara sobre o rumo que pretende dar ao clube encarnado.

Formado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa e especializado em direito desportivo desde 2007, o candidato construiu uma carreira de quase duas décadas dedicada ao universo desportivo, representando atletas, treinadores, clubes e federações. É sócio fundador da «Mota, Manteigas & Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL» e tem ocupado vários cargos de direção importantes em instituições como a Associação de Futebol de Lisboa, a Federação Portuguesa de Remo e a Associação Portuguesa de Direito Desportivo.

Atualmente, João Diogo Manteigas é professor convidado em várias pós-graduações, entre elas na Liga Portugal Business School e preside à Assembleia Geral da Associação dos Jornalistas e Comentadores Desportivos dos Países de Língua Portuguesa.

João Diogo Manteigas Benfica
Fonte: Assessoria de João Diogo Manteigas

Benfiquista assumido, João Diogo Manteigas afirma ter crescido a ver o Benfica como um exemplo de competência e grandeza, valores que quer agora recuperar. A candidatura que lidera, sob o lema «Benfica Vencerá», defende que o clube precisa de uma liderança com visão técnica, ética e estratégica, uma direção mais ativa e menos reativa, que é capaz de combinar paixão com profissionalismo.

O programa eleitoral está dividido em cinco pilares fundamentais: Desportivo, Associativo, Institucional, Empresarial e Infraestrutural. O candidato propõe uma verdadeira reforma estrutural do clube. No plano desportivo, João Diogo Manteigas defende um Benfica ganhador, sustentável e organizado, com uma aposta clara na formação. Quer que, até 2029, 40% do plantel principal seja formado no Seixal. Propõe ainda uma revolução no scouting, com recurso a inteligência artificial, para detetar talento antes da concorrência e evitar contratações falhadas.

No eixo associativo, o foco é a proximidade. João Diogo Manteigas quer aproximar o clube dos sócios, criar o cargo de Provedor do Sócio, implementar voto por correspondência e relançar a vida associativa através de congressos das Casas do Benfica. O programa inclui ainda iniciativas como o «Red Points», que recompensa a assiduidade e participação dos sócios, e o «Red Family», um plano de incentivos à angariação e recuperação de associados.

João Diogo Manteigas Benfica
Fonte: Assessoria de João Diogo Manteigas

Em termos empresariais e financeiros, João Diogo Manteigas propõe auditorias externas ao grupo Benfica, renegociação de contratos de patrocínio, incluindo o acordo com a Adidas, e exploração do naming do Estádio da Luz, desde que com marcas que acrescentem valor ao símbolo do clube. Defende uma BTV mais plural, gerida como uma «Benfica Media House», capaz de gerar receitas próprias e dar espaço ao debate interno.

Por fim, na área infraestrutural, o candidato planeia modernizar o Estádio da Luz e o Benfica Campus, com intervenções cirúrgicas e sem projetos imobiliários desnecessários. O objetivo é tornar o clube mais funcional, próximo dos adeptos e tecnologicamente preparado para os próximos 20 anos.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é mestre em Ciências da Comunicação – Media e Jornalismo e licenciado em Som e Imagem. Colabora com o BnR como redator de opinião e fotógrafo, unindo a paixão pelo desporto à cobertura visual e escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.