Na baliza, uma das posições que gerou um dos principais focos de instabilidade na época passada, os encarnados cederam Igor Rodrigues e André Ferreira. O primeiro nunca jogou no Benfica. Foi contratado em Agosto de 2017 ao Sporting da Covilhã e por aí se manteve. Apesar de jovem – 23 anos – e de já contar com duas temporadas no segundo escalão, não parece reunir condições suficientes para chegar, para já, ao plantel principal. A sua idade é um bónus e, se evoluir positivamente, pode ser uma aposta a ter conta no futuro. Por agora, é só mais um assalariado. Em relação a André Ferreira, o jovem guarda-redes conta com duas temporadas a titular na segunda liga, primeiro no Benfica B e depois do Leixões. Tal como Igor Rodrigues, não é previsível que permaneça no plantel, pelo que um novo empréstimo ou até uma venda com opção de recompra seja a alternativa mais aconselhável.
No sector defensivo, o Benfica emprestou César, Patrick Vieira, Carlos Ponck, Aurélio Buta, Reinildo e Yuri Ribeiro. Destes seis, Yuri é o único com lugar garantido e a opção é compreensível. O defesa esquerdo que atuou no Rio Ave foi o único que provou qualidade suficiente para estar no plantel. Os restantes, e ainda que Vieira e Ponck tenham realizado épocas de bom nível ao serviço de Vitória de Setúbal e Aves, respetivamente, não têm e possivelmente nunca terão capacidade para serem mais-valias.
No meio-campo – considerando médios e extremos – concentram-se André Horta, Dálcio, Pedro Nuno, João Teixeira, Elhouni, Cristante, Agra, Benítez, Jonh Murillo, Dawidowicz, Diego Lopes, Taarabt, Mato Milos, Pêpê, Carrillo, Aires Sousa, Banjaqui e Fali Candé. São 17 (sem contar com André Horta, já vendido) e, naturalmente, poucos terão sequer hipótese de se mostrar a Rui Vitória na pré-temporada.
Cada caso é diferente e apenas Pêpê – o único, talvez, com possibilidades reais de disputar por um lugar no plantel – e Carrillo – veremos se o peruano tem interesse em regressar – deverão apresentar-se nos trabalhos de preparação. Bryan Cristante, depois da melhor época da carreira, seria um jogador a ter em conta mas o Atalanta deverá acionar a cláusula de compra e depois vendê-lo. Um erro estratégico do Benfica, que não aproveitou desportivamente o agora internacional italiano.

Na frente, e garantidas as aquisições de Castillo e Ferreyra, há Talisca, Sarkic, João Oliveira, Saponjic, Arango e Luka Jovic. Aqui é talvez o sector onde há mais qualidade e olhando para alguns destes nomes não haveria, porventura, necessidade de ir ao mercado investir quantidades absurdas de dinheiro.
Talisca ficou marcado pelas declarações que fez após o malfadado jogo da Champions, em que alegou salários em atraso pelo Benfica. Seria o suficiente para não mais vestir o manto mas os jogadores de futebol são, por vezes, mal aconselhados e as palavras que lhes sai da boca não são as deles. Há casos no futebol português onde uma boa conversa, franca e honesta, é suficiente para se dar a volta e com Talisca a questão podia resolver-se assim. No entanto, o brasileiro é um jogador com mercado e aceita-se a venda, mediante a chegada de uns bons milhões.
Posteriormente, há o caso de Arango que pode ser uma opção a ter em conta. Do que vi no Aves, é um jogador tecnicamente acima da média e com fulgor físico. Merece, pelo menos, alguns dias na pré-temporada para o treinador ver o que vale.
Por fim, o caso mais estranho: Luka Jovic. O jovem sérvio completou uma época excelente ao serviço do Eintracht Frankfurt, numa das melhores ligas do mundo, situação que o levou, inclusivamente, ao Mundial na Rússia. Tem 20 anos e, se continuar a evoluir, será, garantidamente, um dos avançados mais cobiçados na Europa daqui a uns anos. Desperdiçá-lo, mesmo que contemple uma venda aceitável, será um dos maiores erros da estrutura do Benfica nas últimas décadas.
Dos 32 atletas emprestados, talvez permaneça Pêpê, Andre Carrillo e Arango. É uma média manifestamente baixa e que devia servir para os responsáveis do Benfica repensarem a estratégia de empréstimos que vigora no clube. Veremos o que nos reserva o futuro.
Foto de Capa: SL Benfica