📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um Reencontro de Boas Recordações

- Advertisement -

Com o segundo lugar conquistado na época transata, o Benfica assegurou um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões desta temporada. No ano em que a liga portuguesa perdeu um lugar direto na fase de grupos da liga milionária – o campeão e segundo classificados entravam diretamente na prova, antes da liga descer na classificação de ligas europeias -, os encarnados precisam de vencer duas etapas para entrar oficialmente na competição.

No passado dia 23 de julho, houve, em Nyon, Suíça, o sorteio desta primeira fase para as águias na prova. O Benfica entrou como cabeça de série, sabendo desde logo que partilhava o pote com Basileia (Suíça) . caso vença a segunda eliminatória frente o PAOK -, Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Ajax (Holanda) – caso vença a segunda eliminatória frente o Sturm Graz. No outro pote, dos não cabeças de série, estavam os possíveis adversários da equipa portuguesa: Fenerbahçe (Turquia), Spartak Moscovo (Rússia), Standard Liège (Bélgica) e Slavia Praga (República Checa).

Os belgas foram a primeira equipa a sair, agendando um frente a frente contra o Ajax da Holanda ou o Sturm Graz da Áustria. De seguida saíram os encarnados que vão medir forças com os turcos do Fenerbahçe. Slavia Praga contra Dínamo Kiev e Spartak Moscovo contra o vencedor do jogo entre Basileia e PAOK são os outros jogos desta eliminatória do caminho das ligas. Do caminho dos campeões, ainda constam seis embates.

Legenda: As equipas turcas são conhecidas pelo apoio dos adeptos nos seus redutos
Fonte: SL Benfica

Analisando o sorteio, fica a ideia de que, dentro dos dois potes, as equipas mais fortes vão-se defrontar nesta eliminatória: Benfica, do primeiro pote, e Fenerbahçe, do segundo pote. Os turcos são a equipa mais forte que podia ter calhado ao Benfica, o que não implica que seja um adversário a evitar, como costuma haver nos sorteios da fase de grupos e fase final da prova, mas é o clube que iria, na teoria, fazer mais frente aos encarnados, tendo ainda em conta que as deslocações à Turquia nunca são fáceis para a grande maioria dos clubes.

É um duelo de fase de grupos da Champions numa fase precoce, que promete por à prova a equipa de Rui Vitória, mostrando desde cedo o que vale nos jogos mais “à séria” com equipas competitivas. Embora esteja num processo de renovação – Philippe Coccu é o novo treinador da equipa -, os turcos ficaram a apenas três pontos do líder do campeonato, e têm muitos jogadores experientes. Além disso, o Fenerbahçe não quer cair para a Liga Europa antes de começar a Super Lig Turca.

Na teoria, um sorteio mais acessível teria sido o Slavia Praga, evitando as deslocações à Rússia e à Turquia, e ainda os vice-campeões belgas que, embora não sejam tão perigosos quanto o Fenerbahçe ou o Spartak Moscovo, seriam mais que a equipa Checa.

De qualquer modo, qualquer uma das quatro equipas é um adversário que o Benfica terá de passar com, no máximo, razoável dificuldade, sendo um clube com um histórico de Champions League superior a qualquer um deles, assim como um histórico a nível interno e mundial. É uma equipa superior a qualquer uma delas, por isso não poderá mostrar grandes dificuldades para passar à próxima fase.

Se o conseguir, ainda terá de vencer o play-off de acesso à fase de grupos. No sorteio, sendo o Benfica a equipa com maior coeficiente, será cabeça de série. Será sorteado com uma das duas equipas vencedoras dos quatro jogos da terceira pré-eliminatória com menor coeficiente. As quatro equipas que caírem na terceira pré-eliminatória e as duas que perderem no play-off têm acesso direto à fase de grupos da Liga Europa.

O primeiro jogo contra o Fenerbahçe é no Estáido da Luz, dia 7 de agosto, às 20h00, e a segunda mão será na Turquia, dia 14 de agosto, às 21h00 (hora local de Istambul, menos duas horas em Lisboa).

Foto de capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.