Ristić ou Jurásek? O ideal era Kerkez…

Benfica

Entre Ristić e Jurásek, o preferido, à partida para a época 2023/2024, era mesmo Milos Kerkez.

No entanto, enquanto Kerkez saltitava entre Lisboa (Benfica), Roma (Lazio) e Bournemouth (A.F.C. Bournemouth), quem aproveitou para aterrar na capital portuguesa foi David Jurásek, o defesa lateral mais caro da história dos encarnados.

Quer se queira quer não, a questão financeira conta, e muito. Jurásek custou ao Benfica cerca de 14 milhões de euros, assinando um contrato válido até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões. É importante relembrar que falamos de um jogador com apenas 22 anos que, futuramente, e caso potenciado, pode valer ao Benfica uma quantia monetária bastante significativa.

Comparando estes, aos valores de Mihailo Ristić, é importante recordar que o sérvio chegou à Luz, na época passada, proveniente do Montpellier, a custo zero. Na altura, com 26 anos, Ristić assinou um contrato válido até 2026.

David Neres Ristic
Fonte: SL Benfica

Do ponto de vista desportivo, Ristić nunca foi uma grande ameaça à titularidade do indiscutível Grimaldo. Contudo, não foi possível perceber se por razões qualitativas do próprio sérvio, se por um super Grimaldo completamente oleado naquele corredor esquerdo.

A realidade é que a disputa entre Jurásek e Ristić promete dar, a Roger Schmidt, dores de cabeça para a época inteira. A pré-época abriu bem para os dois e, à lei da bomba, ambos se mostraram ao treinador (cada um com um grande golo). Para já, é possível afirmar que, daquele lado esquerdo existe fogo nas chuteiras e que, quer com um, quer com outro, o Benfica tem projeção ofensiva. Tem sido notória, ao longo dos primeiros jogos particulares, a capacidade de remate fácil de ambos.

Ao contrário da pré-época transata, onde praticamente desde início Roger Schmidt definiu o seu onze, à partida para o início da época 2023/2024, não é possível afirmar, com certeza, qual a formação inicial dos encarnados. Essas dúvidas também se espelham no lado esquerdo da defesa.

Jurásek parece um jogador mais refinado do ponto de vista técnico, comparando com um Ristić muito forte do ponto de vista físico. Até ao momento, Jurásek tem apresentado indicadores defensivos positivos, algo que, com certeza, o Benfica procurava no mercado, isto é, um equilíbrio entre a verticalidade ofensiva e a capacidade defensiva. A capacidade de decisão também parece mais aprimorada no jogador de 22 anos, mas que, ainda assim pode vir a ser aprimorada, nomeadamente nos momentos de definição do cruzamento, aquando da sua chegada ao último terço do terreno. A tudo isto, é ainda importante considerar, a grande margem de progressão que o jovem lateral apresenta.

É muito provável que nos últimos jogos de pré-época, principalmente no jogo com o Feyenoord, último jogo antes da Supertaça (marcada para dia 9 de agosto diante do FC Porto), Roger Schmidt apresente um onze já próximo daquele a utilizar no primeiro jogo oficial. Aí todas as dúvidas entre Ristic e Jurásek serão dissipadas.

Contudo, é expectável que, numa primeira fase, e por todos os motivos referidos anteriormente (principalmente os financeiros), David Jurásek parta da “pole position” para a titularidade, numa corrida que, como a época, promete ser longa.

Artigo de opinião de Tiago Rodrigues

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto apresenta equipamento alternativo para 2025/26: «Uma declaração de amor»

Já é conhecido o equipamento alternativo do FC Porto para a próxima temporada. Uma «declaração de amor».

Presidente de clube do Brasileirão confirma: «Cristiano Ronaldo não tem interesse neste momento em jogar no futebol brasileiro»

O futuro de Cristiano Ronaldo está definido e nunca passou pelo futebol brasileiro. A confirmação foi dada pelo presidente do Fluminense.

Antigo adjunto de Jurgen Klopp pode assumir equipa na Primeira Liga

O antigo treinador-adjunto de Jurgen Klopp, Vítor Matos, pode ser o novo técnico do Tondela. É uma das opções, a par de Ivo Vieira.

Manchester City fecha destaque do AC Milan por 70 milhões de euros

O Manchester City garantiu a contratação de Tijjani Reijnders ao AC Milan. Pacote a rondar os 70 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City já tem princípio de acordo com lateral do Wolverhampton

O Manchester City está a trabalhar na contratação de Rayan Ait-Nouri. Partes já chegaram a um princípio de acordo.

Benfica toma decisão quanto ao futuro de Belotti

Andrea Belotti está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica até ao final da temporada. Águias pretendem continuidade do italiano.

Rio Ave: Há mais um clube interessado em contratar Clayton

O Al Gharafa de Pedro Martins entrou na corrida por Clayton. Avançado brasileiro na lista do clube do Catar.