Roman Yaremchuk | Um ídolo em ascensão na Luz?

- Advertisement -

O mercado está ao rubro na Luz e a chegada de Roman Yaremchuk é prova disso mesmo. O ucraniano é a mais recente contratação do emblema encarnado. Se por um lado o ataque fica indiscutivelmente mais forte, por outro, é certo que haverá saídas do plantel encarnado naquilo a que a avançados diz respeito.

Atualmente, há no plantel várias opções para o terreno que pisará, certamente, Yaremchuk. Seferovic, Carlos Vinícius, Darwin, Gonçalo Ramos, Rodrigo Pinho e ainda Waldschmidt são os nomes que poderão jogar numa posição mais avançada do terreno de jogo.

Contudo, é certo que haverá nomes na porta de saída. Os mais falados são Haris Seferovic e Carlos Vinícius – curiosamente, dois dos avançados que têm tido épocas mais prolíferas de águia ao peito.

Yaremchuk esteve em destaque na última temporada ao serviço do Gent, clube que milita na primeira divisão da Bélgica, onde apontou 23 golos e oito assistências em 43 aparições pelo KAA Gent. Também no Europeu que se realizou este ano o ucraniano apresentou-se a um excelente nível, ao apontar dois golos pela sua seleção. Curiosamente, Yaremchuk é apenas o segundo ucraniano a representar o SL Benfica em 117 anos de história.

Yaremchuk estreou-se a marcar pelo SL Benfica na Primeira Liga
Yaremchuk estreou-se a marcar pelo SL Benfica, na Primeira Liga, frente ao FC Arouca
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Com 1,91 metros de altura, Yaremchuk, ou simplesmente Roman, para ser mais fácil, é um ponta de lança com uma técnica aprimorada e que vem acrescentar imensa qualidade ao processo ofensivo das águias, sendo o homem alvo do ataque. Do ucraniano espera-se, para além de movimentações com e sem bola, desmarcações a rasgar as defesas adversárias.

Com a sua estampa física poderia muito bem ser um avançado estático que espera por que a bola caia nos seus pés, mas, pelo contrário, Yaremchuk procura ter bola e é mesmo capaz de recuar um pouco no terreno para ajudar na construção do ataque.

O avançado ucraniano faz lembrar, em certa parte, Jonas. Claro que num patamar inferior, mas com potencial para se tornar numa referência no Sport Lisboa e Benfica. A disponibilidade que traz ao jogo e o facto de ser capaz de recuar para procurar ter bola assemelha-se ao ídolo brasileiro.

Nesta temporada, e já de águia ao peito, o mais recente reforço dos encarnados conta já com um golo e duas assistências em dois jogos, com um agregado de apenas 82 minutos jogados. Uma coisa é certa: se mantiver o nível que tem mostrado neste arranque de temporada, tornar-se-á, muito rapidamente, numa lenda para os adeptos.

O potencial está lá, mas é também necessário assentar os pés na terra e perceber que Roman Yaremchuk não é um semi-deus (pelo menos por enquanto), mas que, para já, começa bem. O ponta de lança foi contratado por 17 milhões de euros e o Sport Lisboa e Benfica fica com 75% do passe do jogador.

Comparado o valor pago ao de outros atletas, Roman Yaremchuk foi até barato. É um jogador feito, nada propício a lesões e com estatísticas muito boas, para além de que quem o vê jogar percebe que o ex-KAA Gent é muito mais do que estatísticas.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Alessio Lisci abandona o comando técnico do Osasuna

Apesar de ter evitado a despromoção, o Osasuna anuciou a saída do treinador Alessio Lisci, depois de apenas uma temporada no cargo.

João Afonso confirmado como reforço do FC Porto

João Afonso foi confirmado esta segunda-feira como reforço do FC Porto, deixando em definitivo o Santa Clara.

Mundial 2026 em canal aberto: RTP, SIC e TVI vão transmitir 20 jogos do torneio

A Correio da Manhã avança que a FIFA chegou a acordo com a RTP, SIC e TVI para a trasmissão em canal aberto do Mundial 2026.

Luis Suárez reage à derrota na final da Taça de Portugal: «Derrotado, desiludido, muito triste»

Luis Suárez partilhou uma passagem da bíblia e uma mensagem de agradecimento nas redes sociais, após a derrota do Sporting diante do Torreense.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense com os cofres cheios: equipa já garantiu mais de 4 milhões de euros

O Torreense garantiu mais de quatro milhões de euros, depois de se ter qualificado diretamente para a fase de liga da Europa League.

Atenção, Portugal: Colômbia revela os 26 convocados para o Mundial 2026 com dois jogadores da Primeira Liga

Néstor Lorenzo anunciou a convocatória da Colômbia para o Mundial 2026. Luis Suárez e Richard Ríos marcam presença na lista.

Francesco Farioli confirma continuidade no FC Porto: «Não há dúvidas»

Francesco Farioli voltou a reiterar o seu desejo de se manter no FC Porto, depois de ter conquistado a Primeira Liga com os dragões.