Ronaldo Camará | A renovação que trará a afirmação

- Advertisement -

É uma das maiores jóias da formação do Sport Lisboa e Benfica e finalmente acertou um contrato com os encarnados, válido por cinco temporadas. Falo de Ronaldo Camará, uma das maiores promessas do Seixal.

Ronaldo Camará estava afastado das competições desde janeiro deste ano por se recusar a renovar o vínculo que o ligava aos encarnados, mas, nos últimos dias, acabou mesmo por acertar os termos do contrato e será reintegrado nos trabalhos da equipa secundária das águias. Contudo, terá de recuperar a forma física – poderá levar algumas semanas até que volte a ter o ritmo competitivo necessário.

Natural da Guiné-Bissau, Ronaldo Camará é internacional pelas seleções jovens portuguesas, pelo que possui dupla nacionalidade. Médio ofensivo de origem, Camará iniciou a sua formação nas escolas do Sporting CP, mas mudou-se para o SL Benfica nos sub-15, tendo percorrido os escalões dos encarnados desde então.

Tem nome de craque e qualidade de sobra! Ronaldo Camará tem um talento impressionante e uma visão de jogo muito acima da média. A forma como recebe a bola, sempre orientada para servir os seus colegas de equipa, é soberba. É capaz de colocar a bola à mercê dos seus companheiros com imensa facilidade e, quando não há espaços, ele inventa-os. A juntar a tudo isto, é ainda muito capaz de jogar sob pressão e é bastante bom a fazer passes para o espaço entrelinhas.

A qualidade técnica é um dos seus maiores atributos, mas a maturidade com que trata a bola com os seus 18 anos é algo fora do normal. Talvez seja por essa mesma razão que, ainda com idade de júnior, jogava pela equipa B do Sport Lisboa e Benfica.

Camará também é exímio na arte de driblar. É capaz de contornar os adversários sem qualquer esforço acrescido, quase como se levitasse sobre a relva. Por ser ambidestro, dificulta, em muito, a função dos seus adversários, confundindo-os com o seu drible.

Uma das poucas lacunas no jogo de Ronaldo Camará é a falta de golo, algo que, ainda que não seja obrigatório na sua função, é um extra. A falta de golo não se deve ao facto de ser mau finalizador, mas sim ao de Camará gostar de servir os colegas com os seus passes fatais. Contudo, trabalhando mais a finalização, tem um potencial brutal.

Depois de bastante tempo afastado da competição devido aos motivos supramencionados, Ronaldo Camará poderá almejar chegar à equipa principal, devendo, para isso, mostrar serviço nos treinos e na equipa secundária das águias, de forma a merecer uma convocatória da parte do técnico da equipa principal, Jorge Jesus. Qualidade não lhe falta, pelo que se espera que, mais tarde ou mais cedo, o talento e o empenho sejam reconhecidos e lhe valham a chamada à equipa A.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição tropeça contra portugueses em zona de despromoção, Al Fayha de Pedro Emanuel soma e segue e Al Nassr pode...

O Al Ittihad de Sérgio Conceição continua sem engatar na Liga Saudita. Derrota diante do Al Riyadh com golos portugueses.

Al Rayyan de Artur Jorge perde com o Al Shahaniya do filho Artur Jorge no regresso dos jogos depois da guerra: eis os resultados...

Dia de confronto entre o pai Artur Jorge e o filho Artur Jorge. O Al Shahaniya surpreendeu o Al Rayyan no regresso dos jogos ao Catar.

Portugal e Angola negoceiam marcação de jogo particular que celebrará a independência angolana

A FPF está em negociações com a Federação Angolana para a marcação de um jogo particular para novembro, em celebração do aniversário da independência angolana.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting B sofre terceira derrota consecutiva e empate a zeros entre Farense e Felgueiras: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

Na 26.ª jornada da Segunda Liga, o Chaves venceu o Sporting B pela margem mínima e o Farense empatou sem golos na receção ao Felgueiras.

Deixou o Manchester United com Ruben Amorim por empréstimo e vai render 44 milhões de euros aos ingleses

Rasmus Hojlund vai ficar em definitivo no Nápoles e deixar o Manchester United. Confirmação foi dada pelo diretor desportivo do clube italiano.

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso goleia Stade Malien e está com um pé e meio nas meias-finais da Champions League Africana

O Mamelodi Sundowns deu um passo de gigante na Champions League Africana. Goleada da equipa de Miguel Cardoso na primeira mão dos quartos de final.