Rony Lopes | O regresso do primeiro filho pródigo?

- Advertisement -

O rol de jogadores apontados ao SL Benfica volta a ser de uma extensão assinalável. Ainda que com menos fulgor nos dias mais recentes, um dos nomes badalados foi o de Marcos “Rony” Lopes.

O extremo de 25 anos constituiria um regresso a casa, tendo feito parte da sua formação futebolística nas águias, formação essa que completou no Manchester City FC, clube que lhe permitiu estrear-se como sénior aos 17 anos (e até marcou) e que fez dele a primeira grande venda de jogadores “made in Seixal”.

A carreira de Rony Lopes não seguiria o trajeto mais previsível, mas ainda assim o tecnicista luso-brasileiro já teve a oportunidade de jogar no campeonato francês (por Lille OSC, AS Monaco e OGC Nice) e no campeonato espanhol, pelo Sevilla FC. Como tal, foi granjeando experiências importantes em ligas do “top 5”, podendo isso haver-lhe aportado a experiência necessária para, em conluio com a sua capacidade intrínseca, singrar num clube da dimensão do SL Benfica.

A sua capacidade de desequilíbrio em drible, em velocidade e em um para um são atributos que devem interessar a Jorge Jesus, que pretenderá substituir (de forma mais ou menos direta) Pedrinho. No entanto, a contratação de Rony Lopes fará mais sentido num sistema de 3-4-3, um dos mais utilizados pelos encarnados na ponta final da época transata.


No “antigo” 4-4-2 de JJ, Rony Lopes perderia espaço para jogadores do estilo de Pizzi. Sendo canhoto, Lopes procura muitos movimentos interiores, é verdade, mas em zonas mais avançadas do terreno e mais com o intuito de desequilibrar num lance individual do que auxiliar os médios, como Jorge Jesus pede ao ala direito habitualmente no seu 4-4-2.

Todavia, caso seja necessário jogar mais por dentro, Rony Lopes cumprirá os mínimos, fazendo uso da sua visão de jogo e segurança (com risco) no passe. Também o remate do jogador de 1,74m e 70Kg funciona como uma das suas armas. De resto, na época 20/21, que realizou ao serviço do OGC Nice por empréstimo do Sevilla FC, o extremo apontou cinco golos (dois na Taça de França e três na liga Francesa).

Posto isto, a sua contratação teria tudo para resultar, sobretudo se for para manter a aposta no 3-4-3. Sobeja conhecer os moldes do negócio, mas a realizar-se na modalidade que tem sido noticiada – empréstimo com opção de compra a rondar os oito milhões de euros -, seria uma aposta de grande potencial de rentabilização e muito baixo risco. No fundo, seria uma aquisição em sentido contrário às mais recentes…

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Arouca paga 125 mil euros e vai a Espanha garantir novo lateral esquerdo

O Arouca fechou a contratação de Mario Climent. Defesa esquerdo chega do Cádiz e vai assinar por dois anos com o conjunto português.

José Mourinho quer reforçar posição no Real Madrid e favorito é internacional português

José Mourinho quer ver chegar novos centrais ao Real Madrid. Renato Veiga é uma das opções para lidar com vulnerabilidade física do setor.

Enzo Maresca quer frustrar planos de José Mourinho e segurar destaque do Manchester City: «Ele é um jogador de topo»

Enzo Maresca falou de Rodri à margem da pré-época do Manchester City. O novo treinador dos cityzens quer manter o médio no plantel.

Danny Welbeck apresentado como reforço do Chelsea e novo jogador mais velho do clube

Danny Welbeck foi oficializado como novo jogador do Chelsea. Avançado chega para reforçar ataque dos blues.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique mete internacional português fora do PSG

Renato Sanches não vai continuar no PSG. O médio não foi chamado à pré-época do clube e vai procurar novo clube neste verão.

Fim de ciclo no Peixe: Neymar mais longe de renovar com o Santos devido a descontentamento mútuo

A relação entre Neymar e o Santos está desgastada. Alegadas atitudes egoístas têm gerado desconforto entre colegas de equipa, equipa técnica e dirigentes.

Atenção, Benfica: Real Madrid toma decisão quanto ao futuro de Franco Mastantuono e já há favorito na corrida

Franco Mastantuono vai deixar o Real Madrid por empréstimo. Os merengues dão preferência a uma cedência europeia e a Fiorentina ganha vantagem.