Rui Costa é Presidente | Mudança ou Continuidade no SL Benfica?

- Advertisement -

Rui Costa eleito. Perpetuação do vieirismo ou mudança na Luz?

Na passada noite fez-se história no SL Benfica. Rui Costa foi eleito 34º presidente, com 84,5% dos votos. O opositor Francisco Benitez ficou com 12,2% da votação e 3,3% dos sócios votaram em branco.

A altura de os adeptos se manifestarem revelou o interesse que os benfiquistas têm pelo Glorioso. O número de votos atingiu um recorde alcançado por poucos – 40 115. Com esta afluência às urnas, o SL Benfica só não ultrapassou o FC Barcelona em eleições.

Com esta larga vitória fica difícil comentar a escolha de tantas pessoas, mas foi exatamente isso que me trouxe aqui. A inexperiência de Benitez foi clara no debate que opôs os candidatos e, se votaram tendo em conta esse frente a frente, devo dizer que entendo a aposta em Rui Costa.

No entanto, não é só de um debate que se fazem presidentes e a verdade é que o vieirismo, a meu ver, está bastante presente na atual escolha. Não é segredo para ninguém que LFV e Rui Costa eram muito próximos. Se tivermos em conta essa proximidade, esta eleição pode ser considerada a prova viva de que, apesar de LFV ter saído do SL Benfica, a sua forma de direção não.

Começando pelo facto de que Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira continuaram ligados à lista de Rui Costa e terminando nas promessas de transparência por parte do atual presidente, promessas essas que já Vieira tinha feito, fica difícil acreditar na separação/afastamento total da direção do anterior presidente.

Podia pegar em muitos motivos para justificar o intitulado vieirismo, mas acho que, apesar de terem votado em Rui Costa, os sócios conhecem a maioria deles. Não tenho má vontade ao ponto de dizer que o ex-jogador não merece uma oportunidade e a verdade é que o amor que este tem ao clube é indiscutível.

Para além disso, desde que Rui Costa começou a substituir LFV, o SL Benfica perdeu apenas o jogo frente ao Portimonense SC, e conseguiu um feito raro – derrotar o FC Barcelona.

A questão que se coloca agora é: será que Rui Costa vai realmente provar que pode mudar o SL Benfica e levá-lo a um patamar europeu como já não se vê há muitos anos? Ou será que estes aspetos positivos foram apenas coincidência e “fogo-de-vista”? No meu entender, a segunda hipótese é a mais provável, ainda que, até agora, com Rui Costa no comando, tenha corrido tudo pelo melhor.

Apesar de tudo isto, quero pensar que os sócios elegeram Rui Costa com plena consciência e por acreditarem realmente que este pode mudar o clube para melhor. Caso se arrependam da escolha que fizeram, daqui a quatro anos, ou menos, há uma nova oportunidade para manifestarem o seu desagrado.

Quiçá, aí, haja um adversário à altura, como Noronha Lopes. Fez-se história, mas será que a história não se irá repetir?

Inês Cunha
Inês Cunhahttp://www.bolanarede.pt
A Inês é uma jovem que estuda Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Gosta de ver futebol e de comentar os jogos com os amigos. Está sempre pronta a discutir os lances dos jogos e as prestações dos jogadores. É adepta do SL Benfica desde que se lembra. Para ela o futebol é o desporto rei e uma das suas paixões.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana aponta Diogo Leite ao FC Porto

Diogo Leite está a ser apontado ao FC Porto. O defesa-central português está sem clube e pode voltar ao futebol português.

Jaime Faria faz história e junta-se a Nuno Borges nos oitavos de Cincinnati

Jaime Faria concretizou o momento histórico para o Ténis em Portugal com o seu apuramento para os oitavos de final do Masters 1000 de Cincinnati. O tenista junta-se a Nuno Borges na próxima ronda.

Botafogo oficializa saída de Franclim Carvalho do comando técnico da equipa

O Botafogo confirmou a saída de Franclim Carvalho do comando da equipa. O técnico português não resistiu aos recentes maus resultados da equipa.

Rodri no Barcelona: O casamento de milhões

O jogador que mais se aproximou das capacidades e do estatuto de Busquets acaba de desembarcar em Barcelona para assinar pelos catalães. O nome dele é Rodri Hernández.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: defesa central está perto da Luz e prepara-se para criar um problema

Alessandro Circati está muito perto de ser reforço do Benfica no presente mercado de transferências de verão.

Sporting em ação no mercado: leões analisam alternativa para posição carenciada

O Sporting está no mercado em busca de um novo lateral esquerdo, ainda que o nome de Moncef Zekri agrade à estrutura.

Volte-face do mercado: Darwin Núñez já não vai para o Trabzonspor e tem destino quase definido (será orientado por português)

Darwin Núñez estava perto de assinar com o Trabzonspor, mas o internacional uruguaio deverá assinar com o Al Diriyah.