Os 5 pontos centrais da candidatura de Rui Gomes da Silva

- Advertisement -

1.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Futebol profissional – Ao todo, são 17 propostas apresentadas pela lista de Rui Gomes da Silva no âmbito do futebol profissional. A gestão do futebol sénior masculino tem sido um dos principais motivos de críticas por parte do ex-vice de Luís Filipe Vieira, de maneira que várias das propostas apresentadas mostram soluções a fim de retificar as falhas que se têm verificado nos últimos anos.

A nível da estrutura, Rui Gomes da Silva propõe a criação do cargo de Director Geral para o futebol, a ser desempenhado por alguém que possua as competências técnicas necessárias, bem como o poder necessário para ser uma voz activa nas contratações do clube.

O treinador principal também deverá cumprir certos requisitos tais como ter capacidades de liderança e não ter medo de apostar em jovens; sendo que este será coadjuvado por homem que conheça profundamente o campeonato e o clube, cabendo-lhe a responsabilidade de transmitir a grandeza e a mística do Benfica ao plantel e à restante equipa técnica.

A nível da política de contratações, Rui Gomes da Silva defende um critétio mais rigoroso nas mesmas, contratando em menor quantidade, mas com maior qualidade, procurando construir uma relação sã e cordial com os empresários.

A lista propõe ainda a reformulação da rede de scouting, de modo a detectar jovens talentos numa fase embrionária das suas carreiras; bem como a contratação de jogadores experientes com capacidade para acrescentar qualidade ao plantel no imediato, bem como servir de referência para os jogadores mais jovens.

Ligada também à vertente desportiva, a lista também propõe a elaboração de protocolos com clubes dos principais campeonatos europeus e também de campeonatos como o belga e o holandês, de modo a podermos enviar jogadores por empréstimo a esses clubes. Esta é uma medida sobre a qual falarei melhor no próximo pilar.

Na componente financeira, Rui Gomes da Silva tem a ambição de tornar o clube financeiramente sustentável, com mais receitas operacionais e menos vendas de jogadores, permitindo apenas que estes sejam vendidos apenas pelo valor da cláusula de rescisão. Na minha opinião, esta é uma visão utópica, visto que entendo que a venda de jogadores é uma realidade que os clubes portugueses não podem evitar.

O que defendo que o Benfica deve fazer não é vender os jogadores à primeira oportunidade, nem evitar ao máximo a venda dos mesmos, mas sim implementar uma estratégia que permita ao clube acautelar-se de cada venda, algo que é possível com um projecto sólido e bem estruturado.

A nível administrativo e institucional, Rui Gomes da Silva pretende que o Benfica tenha uma voz mais activa nos organismos que governam o futebol português, como a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de futebol; defendendo, por exemplo, que a Sede da Liga de Clubes deveria situar-se em Lisboa e não no Porto.

Uma outra medida em relação ao futebol masculino digna de realce e que vai ao agrado dos adeptos, é que a Eusébio Cup seja realizada todos os anos e sempre no Estádio da Luz, sendo o jogo de apresentação do plantel aos sócios.

O futebol feminino também não é esquecido, sendo algumas medidas propostas pela lista a sua integração na SAD e o direito a utilizar as instalações do Benfica Campus no Seixal, de modo a que o futebol feminino possa usufruir dos mesmos recursos financeiros e infra-estruturais que o masculino. Estas são duas medidas que merecem inteiramente a minha aprovação.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola elogia Bernardo Silva e Rúben Dias e elege a melhor equipa do mundo na atualidade

Pep Guardiola elogiou o grupo de capitães do Manchester City e elegeu o Arsenal como a melhor equipa da atualidade.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer contratar Bruno Fernandes e PIF prepara plano para o mercado de verão

O Al Ittihad está atento à situação de Bruno Fernandes no Manchester United e poderá avançar pelo internacional português no mercado de verão.

Dário Essugo volta a lesionar-se: «Escorregou no treino e vai ficar de fora durante algum tempo»

Liam Rosenior, treinador do Chelsea, revelou que Dário Essugo voltou a lesionar-se. Médio ainda não jogou esta época.

Benfica quer 15 milhões de euros para libertar Andreas Schjelderup

O Benfica exige 15 milhões de euros para vender Andreas Schjelderup ao Club Brugge. O avançado norueguês tem sido apontado á saída neste mercado de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa não dúvida de José Mourinho: «É um excelente treinador e já deu provas disso»

Rui Costa, presidente do Benfica, elogiou José Mourinho e reforçou a confiança no treinador português no comando das águias.

Victor Froholdt em risco de falhar o FC Porto x Gil Vicente

Victor Froholdt pode estar em risco de falhar o próximo jogo do FC Porto frente ao Gil Vicente, depois de contrair uma lesão traumática frente ao Viktoria Plzen.

Rui Costa e o mercado do Benfica: «Há vários nomes em cima da mesa. Não é garantido que venha mais alguém ou não»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre o mercado de inverno. Janela de transferência fecha no dia 3 de fevereiro em Portugal.