Os 5 pontos centrais da candidatura de Rui Gomes da Silva

1.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Futebol profissional – Ao todo, são 17 propostas apresentadas pela lista de Rui Gomes da Silva no âmbito do futebol profissional. A gestão do futebol sénior masculino tem sido um dos principais motivos de críticas por parte do ex-vice de Luís Filipe Vieira, de maneira que várias das propostas apresentadas mostram soluções a fim de retificar as falhas que se têm verificado nos últimos anos.

A nível da estrutura, Rui Gomes da Silva propõe a criação do cargo de Director Geral para o futebol, a ser desempenhado por alguém que possua as competências técnicas necessárias, bem como o poder necessário para ser uma voz activa nas contratações do clube.

O treinador principal também deverá cumprir certos requisitos tais como ter capacidades de liderança e não ter medo de apostar em jovens; sendo que este será coadjuvado por homem que conheça profundamente o campeonato e o clube, cabendo-lhe a responsabilidade de transmitir a grandeza e a mística do Benfica ao plantel e à restante equipa técnica.

A nível da política de contratações, Rui Gomes da Silva defende um critétio mais rigoroso nas mesmas, contratando em menor quantidade, mas com maior qualidade, procurando construir uma relação sã e cordial com os empresários.

A lista propõe ainda a reformulação da rede de scouting, de modo a detectar jovens talentos numa fase embrionária das suas carreiras; bem como a contratação de jogadores experientes com capacidade para acrescentar qualidade ao plantel no imediato, bem como servir de referência para os jogadores mais jovens.

Ligada também à vertente desportiva, a lista também propõe a elaboração de protocolos com clubes dos principais campeonatos europeus e também de campeonatos como o belga e o holandês, de modo a podermos enviar jogadores por empréstimo a esses clubes. Esta é uma medida sobre a qual falarei melhor no próximo pilar.

Na componente financeira, Rui Gomes da Silva tem a ambição de tornar o clube financeiramente sustentável, com mais receitas operacionais e menos vendas de jogadores, permitindo apenas que estes sejam vendidos apenas pelo valor da cláusula de rescisão. Na minha opinião, esta é uma visão utópica, visto que entendo que a venda de jogadores é uma realidade que os clubes portugueses não podem evitar.

O que defendo que o Benfica deve fazer não é vender os jogadores à primeira oportunidade, nem evitar ao máximo a venda dos mesmos, mas sim implementar uma estratégia que permita ao clube acautelar-se de cada venda, algo que é possível com um projecto sólido e bem estruturado.

A nível administrativo e institucional, Rui Gomes da Silva pretende que o Benfica tenha uma voz mais activa nos organismos que governam o futebol português, como a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de futebol; defendendo, por exemplo, que a Sede da Liga de Clubes deveria situar-se em Lisboa e não no Porto.

Uma outra medida em relação ao futebol masculino digna de realce e que vai ao agrado dos adeptos, é que a Eusébio Cup seja realizada todos os anos e sempre no Estádio da Luz, sendo o jogo de apresentação do plantel aos sócios.

O futebol feminino também não é esquecido, sendo algumas medidas propostas pela lista a sua integração na SAD e o direito a utilizar as instalações do Benfica Campus no Seixal, de modo a que o futebol feminino possa usufruir dos mesmos recursos financeiros e infra-estruturais que o masculino. Estas são duas medidas que merecem inteiramente a minha aprovação.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage conquista o 4.º título pela equipa principal do Benfica: Eis os troféus que ganhou

O Benfica conquistou esta quinta-feira a Supertaça frente ao Sporting. É o quarto título da carreira de Bruno Lage pelas águias.

Liverpool revela números dos reforços do plantel: Florian Wirtz assume a camisola 7 de Luis Díaz

O Liverpool anunciou os números do plantel para a nova temporada. Florian Wirtz é o novo dono da camisola 7 dos reds.

Benfica volta a ser a equipa isolada com mais títulos em Portugal: Eis a contagem

O Benfica conquistou esta quinta-feira a Supertaça diante do Sporting. Águias voltam a isolar-se como clube português com mais títulos.

Carlos Vicens enaltece passagem do Braga frente ao Levski Sófia e elogia jogadores: «Estou francamente contente pelo esforço»

Carlos Vicens analisou a partida do Braga frente ao Levski Sófia, referente à segunda-mão da segunda pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva reage à conquista do Benfica: «Queremos criar um legado novo e começámos bem»

António Silva analisou a Supertaça, encontro que abriu 2025/26. Sporting e Benfica defrontaram-se no Estádio do Algarve.

Benfica e Sporting: uma Supertaça entre equipas que ainda não são Super

Como já era esperado, nem Benfica nem Sporting são super equipas. Difícil seria que o fossem neste estágio da temporada.

Bruno Lage animado com a chegada de Franjo Ivanovic ao Benfica: «Encaixava no banco ou na bancada como esteve»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.