📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 pontos centrais da candidatura de Rui Gomes da Silva

- Advertisement -

2.

Fonte: SL Benfica

Futebol de formação – Antes de mais, devo dizer que o projecto da formação do Benfica foi uma bandeira da Direcção liderada por Luís Filipe Vieira, fazendo com que o Benfica entrasse na vanguarda do futebol de formação.

Isto fez com que, para meu agrado, o futebol de formação merecesse um particular destaque particular no programa de todas as listas candidatas à presidência, promovendo assim mais um ponto de debate entre os candidatos, o que é sempre algo de louvar. Neste pilar estratégico, existem oito propostas apresentadas, de modo a dar continuidade ao trabalho realizado por Luís Filipe Vieira.

Umas das medidas propostas pela lista é as equipas técnicas da cada uma das equipas das camadas jovens possua uma antiga glória do Benfica, de modo a incutir a cultura e o amor pelo Benfica aos jovens da formação, algo que poderá ajudá-los a permanecerem no clube numa fase mais adiantada das suas carreiras.

Outra medida proposta é o investimento no scouting, de modo a aprimorar o recrutamento a nível nacional e internacional. O futebol anda em constante mudança e, como tal, é fundamental que um clube como o Benfica tenha a capacidade de se actualizar e reinventar, sendo que estas são duas medidas com as quais concordo.

Rui Gomes da Silva pretende também passar o futebol de formação para a SAD, visto que o investimento na formação é feito pelo clube, mas o seu produto final torna-se num activo da SAD, sendo mais uma forma de libertar fundos para o clube.

A medida que a meu ver merece mais destaque é a proposta para extinguir a equipa B ou de sub-23, aliando a esta medida uma política de empréstimos a clubes estrangeiros, entrando aqui, o tal protocolo com clubes de vários campeonatos europeus. Esta é uma proposta com a qual estou em total desacordo por várias razões.

A transição para o futebol sénior é uma fase determinante na carreira de um jogador, sendo que um ou dois anos sem competir regularmente pode destruir a carreira do mesmo, fazendo com que este não atinja o seu potencial. Como tal, a existência de dois escalões séniores reduz drasticamente a possibilidade de haver jogadores que não joguem regularmente.

Depois, a existência da equipa de sub-23 é vantajosa em dois aspectos: primeiro, porque cria uma ponte de transição para jogadores que ainda não estejam preparados para competir a um nível profissional; segundo, dá competição a jogadores que, sem a equipa de sub-23, seriam muito pouco utilizados durante a época, tanto nos juniores, como na equipa B.

Já em relação ao protocolo com clubes estrangeiros, creio que é uma proposta interessante no sentido que aufere aos jogadores uma via alternativa para crescerem noutro contexto e noutra realidade. No entanto, a FIFA pretende cortar nas políticas abusivas de empréstimos, fazendo com que esta medida perca efeitos práticos.

Fazendo um balanço, digo que estou de acordo com o protocolo com clubes estrangeiros (principalmente com algum clube do Championship), mas discordo completamente da ideia de extinguir a equipa B ou de sub-23, sendo que, na minha opinião, as três vias são perfeitamente compatíveis.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.