Os 5 pontos centrais da candidatura de Rui Gomes da Silva

- Advertisement -

2.

Fonte: SL Benfica

Futebol de formação – Antes de mais, devo dizer que o projecto da formação do Benfica foi uma bandeira da Direcção liderada por Luís Filipe Vieira, fazendo com que o Benfica entrasse na vanguarda do futebol de formação.

Isto fez com que, para meu agrado, o futebol de formação merecesse um particular destaque particular no programa de todas as listas candidatas à presidência, promovendo assim mais um ponto de debate entre os candidatos, o que é sempre algo de louvar. Neste pilar estratégico, existem oito propostas apresentadas, de modo a dar continuidade ao trabalho realizado por Luís Filipe Vieira.

Umas das medidas propostas pela lista é as equipas técnicas da cada uma das equipas das camadas jovens possua uma antiga glória do Benfica, de modo a incutir a cultura e o amor pelo Benfica aos jovens da formação, algo que poderá ajudá-los a permanecerem no clube numa fase mais adiantada das suas carreiras.

Outra medida proposta é o investimento no scouting, de modo a aprimorar o recrutamento a nível nacional e internacional. O futebol anda em constante mudança e, como tal, é fundamental que um clube como o Benfica tenha a capacidade de se actualizar e reinventar, sendo que estas são duas medidas com as quais concordo.

Rui Gomes da Silva pretende também passar o futebol de formação para a SAD, visto que o investimento na formação é feito pelo clube, mas o seu produto final torna-se num activo da SAD, sendo mais uma forma de libertar fundos para o clube.

A medida que a meu ver merece mais destaque é a proposta para extinguir a equipa B ou de sub-23, aliando a esta medida uma política de empréstimos a clubes estrangeiros, entrando aqui, o tal protocolo com clubes de vários campeonatos europeus. Esta é uma proposta com a qual estou em total desacordo por várias razões.

A transição para o futebol sénior é uma fase determinante na carreira de um jogador, sendo que um ou dois anos sem competir regularmente pode destruir a carreira do mesmo, fazendo com que este não atinja o seu potencial. Como tal, a existência de dois escalões séniores reduz drasticamente a possibilidade de haver jogadores que não joguem regularmente.

Depois, a existência da equipa de sub-23 é vantajosa em dois aspectos: primeiro, porque cria uma ponte de transição para jogadores que ainda não estejam preparados para competir a um nível profissional; segundo, dá competição a jogadores que, sem a equipa de sub-23, seriam muito pouco utilizados durante a época, tanto nos juniores, como na equipa B.

Já em relação ao protocolo com clubes estrangeiros, creio que é uma proposta interessante no sentido que aufere aos jogadores uma via alternativa para crescerem noutro contexto e noutra realidade. No entanto, a FIFA pretende cortar nas políticas abusivas de empréstimos, fazendo com que esta medida perca efeitos práticos.

Fazendo um balanço, digo que estou de acordo com o protocolo com clubes estrangeiros (principalmente com algum clube do Championship), mas discordo completamente da ideia de extinguir a equipa B ou de sub-23, sendo que, na minha opinião, as três vias são perfeitamente compatíveis.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea pondera contratar internacional brasileiro da Premier League

O Chelsea pondera avançar para a contratação do médio brasileiro Bruno Guimarães no próximo mercado de verão.

À atenção do Benfica: Kylian Mbappé em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad deste sábado

Kylian Mbappé está em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad, marcado para o próximo sábado. O avançado está com desconforto no joelho esquerdo.

Pedro Ferreira antevê Santa Clara x Benfica: «Já provámos que podemos jogar olhos nos olhos com qualquer adversário»

Pedro Ferreira realizou a antevisão do Santa Clara x Benfica, referente à 22.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para esta sexta-feira.

Confirmado: Fernando Gomes foi eleito membro honorário do Comité Executivo da UEFA

Fernando Gomes foi eleito membro honorário do Comité Executivo da UEFA. O presidente do COP e ex-dirigente da FPF foi nomeado nesta quinta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Mario Balotelli denuncia episódio de racismo nos Emirados Árabes Unidos: «Este tipo de comportamento não pode ser normalizado, desculpado ou ignorado»

Mario Balotelli usou as redes sociais para denunciar um episódio de racismo de que foi alvo. O avançado internacional italiano está a jogar nos Emirados Árabes Unidos.

Casa Pia avança para a renovação de Duplexe Tchamba

O Casa Pia já iniciou contactos com os representantes de Duplexe Tchamba para uma renovação de contrato do defesa camaronês.

Ange Postecoglou confirma que teve interesse em internacional português no Tottenham e atira: «Não é um grande clube»

Ange Postecoglou deu uma entrevista polémica sobre a sua estadia no Tottenham. O técnico australiano deixou críticas para a gestão do clube e admitiu que tentou contratar Pedro Neto.